SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 20 de maio de 2009

POESIA CEARENSE: REGINE LIMAVERDE



SE EU FOSSE UM HOMEM

RESPOSTA A DIMAS MACÊDO PELO SEU POEMA " SÂNDALO "


Se eu fosse um homem
beijaria minha mulher
cada vez que a minha lança
nela se escondesse,
para lhe contar da explosão
quando tudo acontecesse.


Se eu fosse um homem
o ventre da minha fêmea
seria um regaço,
e os seus seios
fonte que me saciaria a fome,
leite que me sufocaria anseios.


Se eu fosse um homem,
pela mulher me tornaria rei
e, a cada luta que por ela
entrasse, teria uma faca e espada
para cravar no peito dos inimigos
que não amassem a mulher amada.

REGINE LIMAVERDE

( DO LIVRO " RITOS DO ENTARDECER " - PÁG. 21 ).

REGINE LIMAVERDE, POETA, PROFESSORA ( UFC ), NASCEU NO DIA DA POESIA ( 14 DE MARÇO ),
TITULAR DA ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS( DESDE 1996, CADEIRA Nº 21, CUJO PATRONO É JOSÉ DE ALENCAR ). AUTORA DE 14 LIVROS E TEM ATUAÇÃO MARCANTE NA LITERATURA CEARENSE.

Um comentário:

  1. Quando vim para o Ceará, era para fugir do crepusculo de PVH, que me embriagava de lirismo, era para fugir daquele luar que fazia poetar, tudo o que queria era um gole de abssinto, um cachimbo e passar o dia lendo poemas, escrevendo poesias, declamando-os, minha vida estava perdida, minha foice e minha enxada estavam encostadas. Segui os conselhos de um grande amigo, largue tudo vá trabalhar, vá para uma terra distante, salve sua vida. Vim para o Ceará, em 1980. Estudava Filosofia na FAFIFOR, quando ouvi falar de Patativa, aquela poesia de cordel lacinate, até tudo bem, mas aí conheci uns poemas de Francisco Carvalho, aquela mosca azul começou sobrevoar minha cabeça, aqules poemas metafísicos metafóricos que mexe com a nossa essência do ser, a alma da conçeição de espanca, cranio de byron retornou aos meus sonhos e para minha maldição descobri que tinha caido num ninho de poeta monstruosos. E entre estes monstros marinhos esta a poeta Regine Limaverde. Fui mordido pela mosca azul, embriagado pelos seus poemas, pelo blog não sabia que tinha 21 livros, tenho uns sete, quanto a este poema, como amante de poesias fiquei perdido,inovação no jogo de rimas, poema institivo que toca nossas entranhas e cios, ensina-nos a ser animal de verdade, nos mostra o pensamento viceral de uma fêmea. Regine vocação, decano tudo que uma poeta precisa. Meu coração´pode parar de tanto colesterol, tantas poesias. Nunca mais voltei para minha terra, aqui vou morrer de poemas. Luiz Alfredo - Amante de poesia

    ResponderExcluir