SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 25 de julho de 2009

DIA DO ESCRITOR NO CEARÁ



DIA DO ESCRITOR NO CEARÁ
[Photo]

DIA DO ESCRITOR NO CEARÁ
[Photo]

DIA DO ESCRITOR NO CEARÁ


VEJAM A INDIGNAÇÃO DO BLOG " RASTREADORES DE IMPUREZAS "

" os jornais cearenses esquecem a data "


" As celebridades globais do evento Fortal são mais importantes do que os escritores cearenses? Pergunta difícil para as cabeças medíocres da capital da alegria. Nos jornais tentei encontrar a resposta. Página a página a procurar menções da data honrosa. É publicidade de tudo. Notícia do mundo. É nota de solidariedade da Assembléia Legislativa para a família de deputado presidente, mas nenhum sinal sequer de uma letra para homenagear aqueles que escrevem as letras. É Halleluya, show das igrejas, e nenhum sinal da fé de uma única homenagem à Patativa do Assaré. Nenhuma instituição de ensino a estimar o dia. Academias, associações, entidades que sumiram na eternidade da data. No DN homenagem ao motorista no dia do seu padroeiro.

E nada, e nada, nada de escrito e escritores. É gripe aviária, assalto nas ruas, e a história permanecem ausentes de seus criadores. Nem nos suplementos culturais resquícios de uma data comemorativa. Vida e arte, e haja rock. Silêncio vazio e depressivo nas páginas do O Povo. Nos artigos da independência, nada a falar. Quem faz os gols do vovô, na imponência, a deixar o imaginador letrista no vazio das escritas. Nem o colunista que endeusa os seus livros mencionou um 25. E quando pensava que seria um parabéns especial da Prefeitura de Fortaleza, um cascudo me caiu sobre a cabeça, não era para os escritores, era o dia do Motorista que mereceu destaque em metade de uma página de jornal paga com dinheiro público. Pesquisei minuciosamente cada folha dos jornais e encontrei, quem diria, na parte de economia, não para aprofundar o pensamento do processo criativo, mas para exibir um evento do dia lembrado apenas num espaço de 4cm por 9cm em um cantinho esquerdo do jornal. Somos marginais, vagabundos sem fins lucrativos. Em terras de iletrados valemos nada. Até quem guia veículos tem mais valor. Ache bom ou ache ruim, até o jornal não deu valor, é isto!"


DIA DO ESCRITOR 1° ATO


II ENCONTRO DE ESCRITORES E POETAS DO CEARÁ, PROMOVIDO PELO GRUPO CHOCALHO


ENQUANTO ISSO...

O GRUPO CHOCALHO REALIZOU, PELA MANHÃ, DAS 08:00 ÀS 13:00 HORAS, MAIS UM ENCONTRO DE SEUS MEMBROS COM OUTROS ESCRITORES, NO AUDITÓRIO DO LICEU DO CEARÁ. ALÉM DOS MEMBROS DO GRUPO CHOCALHO, PARTICIPARAM ESCRITORES E REPRESENTANTES DE ENTIDADES E GRUPOS. DESTACAMOS AS PRESENÇAS DOS ESCRITORES RAYMUNDO NETTO, TIAGO VIANA, ANTONIO PAIVA RODRIGUES, CARLOS AURINO BARROSO GUEDES. ALÉM DE JOSÉ ALVES NETO, REPRESENTANTE DA SECRETARIA DE CULTURA DE FORTALEZA. PRESENTE TAMBÉM E " RASTREANDO " TUDO O BLOG " RASTREADORES DE IMPUREZAS ".
OS ESCRITORES PRESENTES LEVARAM SEUS LIVROS E NO FINAL DO ENCONTRO ACONTECEU A TROCA DE LIVROS E AUTÓGRAFOS.
POR NÃO NOS SENTIRMOS REPRESENTADOS POR OUTRAS ENTIDADES E TAMBÉM POR NÃO CONCORDARMOS COM A FORMA COMO OUTRAS ENTIDADES ESTÃO SE COMPORTANDO E PRINCIPALMENTE
POR NÃO IDENTIFICAR NESTAS ENTIDADES O COMPROMISSO DE " REALMENTE LUTAR E DEFENDER OS
REAIS INTERESSES DOS ESCRITORES ", DECIDIMOS CRIAR UMA ASSOCIAÇÃO DE ESCRITORES, QUE
REUNIRÁ TODOS QUE PRETENDEM LUTAR E DEFENDER OS REAIS INTERESSES DOS ESCRITORES DO CEARÁ. ESTAREMOS DIVULGANDO A BOA NOVA E REUNINDO O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE ESCRITORES, PARA, DEMOCRATICAMENTE, DISCUTIRMOS A CRIAÇÃO DA NOVA ENTIDADE, SEGUINDO TODOS OS PASSOS LEGAIS PARA ISSO... EM BREVE ESTAREMOS REALIZANDO A PRIMEIRA ASSEMBLÉIA GERAL QUE DELIBERARÁ SOBRE A NOSSA ASSOCIAÇÃO...
OS JORNAIS, REALMENTE NÃO NOS AJUDARAM, PORÉM O GRUPO CHOCALHO,REGISTRA O TOTAL APOIO
QUE RECEBEU DA TV DIÁRIO. O GRUPO CHOCALHO PARTICIPOU DO PROGRAMA " TARDE LIVRE " NA
SEXTA-FEIRA( DIA 24 DE JULHO ), QUANDO NUMA GRANDE ENTREVISTA COM TRÊS MEMBROS DO GRUPO CHOCALHO ( AURIBERTO CAVALCANTE, ALANNA CAVALCANTE E ALAÉRCIO FLÔR ), DIVULGARAM O DIA DO ESCRITOR E AS ATIVIDADES DO GRUPO. JÁ, HOJE ( DIA 25 DE JULHO ), DIA DO ESCRITOR, A TV DIÁRIO, PARTICIPOU DO ENCONTRO DE ESCRITORES, FEZ A COBERTURA DO EVENTO E ENTREVISTOU ALGUNS PARTICIPANTES. VALEU TV DIÁRIO !!!!


DIA DO ESCRITOR 2° ATO


DIA DO ESCRITOR NO CENTRO CULTURAL DRAGÃO DO MAR

JÁ NO CENTRO CULTURAL DRAGÃO DO MAR a programção continua:
18:30 – Abertura: Sobre a Arte de Escrever, por Ângela Gutierrez – escritora, membro da Academia Cearense de Letras e professora da UFC



& 19:00 – Contos de Encantamento – Literatura Infantil

Palestrante: Horácio Dídimo – Poeta, membro da Academia Cearense de Letras e Professor aposentado da UFC, com mestrado e doutorado na área da Literatura Infantil.



& 19:30 h - Homenagem aos 65 anos de Literatura do poeta Artur Eduardo Benevides.

Palestrante: Nilze Costa e Silva - escritora com especialização e Teoria da Literatura. Na oportunidade haverá Leitura e performance poética com os poemas do autor.



& 20:00 h – A Poesia como alimento estético-espiritual.

Palestrante: Prof. Aíla Sampaio – Escritora e professora universitária.



& 20:30 h – Recital poético do grupo POEMAS VIOLADOS

Participam os poetas: Gervana Nobre, Manoel César, Bernadete Beserra, Expedito Maurício, Reginaldo Figueiredo, Olganira Mota, Nilze Costa e Silva, Carlos Amaro, Fernando Neri e Theofilo Gravinis.

Músicos: Airái Ribeiro: flauta; Webster Távora: gaita; Arnaldo de Sá: Voz e violão.

& Poemas do livro Crack – de Cláudio Portela



& 21:20 – Encerramento com Sorteio de Livros e coquetel.



Coordenação: Nilze Costa e Silva

Cerimonial: Theofilo Gravinis e Gervana Nobre



OBS: A entrada será 1 k de alimento não perecível para doar à Casa de Apoio Sol Nascente

Produção: NAVE: Núcleo de Ação e Valorização da Espécie Humana

Nenhum comentário:

Postar um comentário