SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

" PENSO, LOGO DEBATO ! " - A CENSURA VOLTOU ????






DO BLOG DO BARROS ALVES ( ETC, COISA & TAL )

Quinta-feira, 20 de Agosto de 2009


" Penso, logo debato!
A Associação Cearense de Escritores-ACE mantém um grupo de discussão que, ao que parece não permite discussão. Recentemente fiz algumas provocações na lista de discussão(?) da entidade que, certamente, por falta de hábito de debate franco, aberto, direto e transparente dos seus dirigentes, não foram bem recebidas. Tanto isto é verdade que depois de alguns dias, ao retornar à lista, vi que meus e-mails estavam retornando. Ou seja, meu endereço eletrônico foi excluído da lista de uma associação formada por pessoas que se dizem democratas e pensantes. Trata-se, evidentemente, de uma atitude atrasada e pequena.

Não digo que a direção da lista e/ou da entidade não tenha o direito de excluir quem quer que seja. Todavia, no meu caso específico, o procedimento tem alguns senões que devem ser ressaltados e depõem contra a entidade.

1. Os dirigentes da ACE demonstraram que temem ou arrenegam a polêmica e a discussão. Então para que uma lista de discussão da ACE?

2. Não convence a argumentação de que a discussão descambava sempre para o terreno político. Pensar que Política e Religião não se discute em qualquer lugar do mundo é atraso mental, coisa do senso comum, que não se coaduna num ambiente de cabeças pensantes. E numa lista de escritores o debate sobre estas questões se torna mais emocionante e interessante exatamente porque pressupõe-se que escritores tenham a mente aberta e sejam pessoas de conhecimentos plurais.

3. Se a direção da entidade decidiu que iria excluir meu nome da lista, deveria pelo menos ter tido a educação de me comunicar os motivos para a tomada de tal decisão, já que anteriormente havia aceitado meu nome entre os participantes.

4. A lista da ACE só me faria falta se permitisse livre expressão de idéias. E deixo claro que não mantenho qualquer restrição a nenhum membro da ACE em particular. Expresso publicamente a minha posição de discordância da entidade neste mister, apenas para não deixar passar em branco uma atitude que considero ultramontana, antidemocrática e contraproducente para os destinos da Associação."

(Barros Alves)
Postado por ETC, COISA & TAL às 20:37

Nenhum comentário:

Postar um comentário