SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 31 de maio de 2009

VERGONHA






FALTA DE RESPEITO, VERGONHA, INDIGNAÇÃO


FOTO: NATINHO RODRIGUES - DIÁRIO DO NORDESTE 28/MAIO/2009
MATÉRIA JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE

O desrespeito aos mortos e suas famílias é praticado pelo Estado. A cena macabra ocorre no Cemitério do Bom Jardim

Descaso, desrespeito com os mortos, indigentes enterrados como animais, sem qualquer sombra de dignidade. Esta foi a denúncia que o Diário do Nordeste recebeu, investigou e confirmou, ontem pela manhã, no Cemitério do Bom Jardim. Cadáveres de pessoas falecidas em acidentes de trânsito, assassinatos, afogamentos, suicídios ou outras formas de morte violenta são levados do Instituto Médico Legal da Capital para aquele cemitério, na zona sul de Fortaleza, e ali jogados em valas. São cenas parecidas com aquelas vistas em filmes que contam o holocausto.

O flagrante aconteceu exatamente ao meio-dia, quando um rabecão do Instituto Médico Legal (IML), propositadamente sem placa e totalmente descaracterizado, parou em uma rua estreita, junto a um matagal e ao lado do cemitério. Ali já estavam funcionários de uma empresa terceirizada que trabalham como coveiros.

De forma rápida e sorrateira, os funcionários do IML abriram as portas do rabecão e puxaram os gavetões onde havia corpos inteiros e pedaços humanos. A cena macabra continuou quando os gavetões foram passados por debaixo de uma cerca de arame farpado. Do lado ´de dentro´ do cemitério as valas já estavam abertas. Os coveiros não demoraram. Viraram as gavetas, literalmente ´despejando´ os cadáveres e restos mortais no buraco.

Denúncia

A informação de que corpos de indigentes (pessoas que não são identificadas ou foram abandonadas pelas famílias) passavam pouco tempo no IML - por conta da falta de geladeiras - e logo eram enterrados, foi motivo de uma matéria especial publicada pelo Diário do Nordeste na edição do dia 12 de janeiro deste ano e repercutida nas edições seguintes por diversas autoridades da sociedade cearense, entre elas, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Assembléia Legislativa.

Desta vez, a denúncia da forma brutal como os cadáveres vêm sendo enterrados, chegou ao jornal por meio de moradores do bairro Bom Jardim, indignados com a situação e não suportando mais conviver com o mau cheiro que exala das covas rasas ou valas abertas ali diariamente.

Além dos cadáveres - muitos em decomposição - membros de corpos humanos como pernas, braços, até cabeças e vísceras, também costumam ser jogados nos fundos do cemitério, aos olhos da comunidade, segundo o relato dos moradores.

Por volta das 10 horas de ontem, a equipe do Diário do Nordeste saiu em busca de confirmar a informação. Duas horas depois - ao meio-dia - o rabecão apareceu. Exatamente conforme o relato dos moradores do bairro, o veículo parou na Rua Maranguape, ao lado da cerca de arame farpado. O ´trabalho´ foi rápido e os moradores que chegavam próximos dali para testemunhar a cena dantesca eram enxotados pelos coveiros terceirizados.

Desconfiados

Depois de ´despejar´ os cadáveres nas valas, os coveiros se afastaram. Os homens do rabecão jogaram fora suas luvas e máscaras, entraram rapidamente no veículo e saíram em alta velocidade, desconfiados da presença de estranhos nas proximidades e acreditando que a Imprensa estava por perto do cemitério.

Mesmo a distância, os moradores observaram tudo. Revoltados, pais afastavam os filhos. Jovens reclamavam da podridão. “Eles quase não jogaram areia em cima dos cadáveres. Ficamos aqui expostos a esse absurdo”, reclamou a dona-de-casa Celismar Costa Almeida. Segundo a vizinhança, praticamente todos os dias a cena se repete. Os moradores dizem ainda que, com o rigor do inverno, a enxurrada acaba levando a areia das covas e valas e os cadáveres voltam a ficar expostos, aumentando também o mau cheiro diante da decomposição. Os riscos de doenças graves atingirem os moradores, principalmente crianças e idosos, aumentam.

Para a população do Bom Jardim, a falta de respeito com os mortos e a indiferença dos órgãos públicos com a dor das famílias dos falecidos tornaram-se uma triste rotina.

RISCO DE DOENÇAS
Vizinhança sofre com o grave problema

“Hoje foram quatro cadáveres. Pior foi ontem. Oito cadáveres foram jogados como bichos, no cemitério. E junto sempre vem pedaços de gente; pernas, braços, vísceras. A gente não merece ter que conviver com isso”.

Este foi o desabafo do feirante Wellington Teixeira, 50, morador da rua que passa nos fundos do cemitério do Bom Jardim. Ontem, Wellington acompanhava a equipe do Diário do Nordeste e falava sobre o dia anterior, quando o rabecão ´despejou´ outros oito cadáveres no local. “Eles (cadáveres) vêm em decomposição. Ninguém agüenta o fedor”, contou. Foi ele e uma vizinha que confirmaram a ocorrência constante do problema. “Antes demorava mais para acontecer, agora é direto. Trazem dois cadáveres, um em cima do outro, em cada gaveta daquelas do rabecão. E isso não só incomoda a gente, mas comove também. É muito triste ver uma vida humana se acabar daquele jeito”.

Segundo a vizinha, que pediu para não ser identificada, os corpos chegam no carro do Instituto Médico Legal, muitas vezes, cobertos apenas por pedaços de pano. “Temos muitas crianças aqui, elas já se acostumaram”, disse.

A dona-de-casa Celismar Costa Almeida falou sobre o mau cheiro que invade as casas ao redor do cemitério. “Corpos em decomposição são enterrados em cova rasa, sem qualquer proteção. O resultado é esse. Tem dia que ninguém almoça porque não agüenta”, relatou.

Além disso, Celismar citou as chuvas como agravante para o problema. “Moramos na Rua Maranguape, que é um ´baixo´. A água escorre do cemitério para cá quando chove. Vem uma água verde, fedorenta. Isso quando não aparecem restos mortais boiando por aqui.”

Segundo a moradora, crianças da comunidade brincam com luvas e toucas que são utilizadas pelos ocupantes do rabecão e, em seguida, jogadas no meio da rua. “As crianças não entendem o quanto aquilo é sujo e pode trazer doenças.”

Impostos

Antônia Ferreira Chaves, mãe de três filhos e também moradora da Rua Maranguape, lamenta o descaso das autoridades com a situação. “Aqui na comunidade mora gente decente, que paga impostos, que não precisa passar por isso”, avaliou.

Antônia denuncia outro fato gravíssimo. “À noite, costumam queimar ossos, restos mortais no cemitério. A fumaça vai longe, o mau cheiro também. Alguém tem que acabar com isso.” Antônia mora naquele bairro há 10 anos. “Não tenho outro canto pra ir.”

RELIGIOSIDADE
Padre diz que sepultamento digno é um direito sagrado

Independentemente da civilização, enterrar os mortos é um ritual necessário. Antes de ser um ato apenas legal, o sepultamento constitui um ritual sagrado. Na tradição cristã, enterrar o corpo significa garantir a ressurreição. “É um direito sagrado que faz parte da ética humana e religiosa”, afirma o padre Luís Sartorel, diretor do Instituto de Ciências Religiosas (Icre), completando ser um grande desrespeito à dignidade humana a violação deste direito individual. “O ritual fúnebre inclui oração, choro, veneração e luto”, ressalta.

O teólogo considera importante a identificação da pessoa, bem como a localização de parentes pelas autoridades para que tomem conhecimento da morte do parente.

“Muitas vezes, são pessoas que saíram de casa há muito tempo ou que mudaram de endereço”, justifica. A preocupação é encontrar alguém da família para que a pessoa morta tenha direito a ser sepultada com dignidade.

Conforme o religioso, o respeito ao corpo físico não se encerra com a morte com da pessoa. De acordo com a visão cristã, a morte implica na necessidade de reconhecimento da dignidade deste corpo. Ele faz parte da essência humana, sendo elemento fundamental para a ressurreição. “O corpo é uma mensagem, um sinal. O direito ao sepultamento digno e em local decente é uma questão de respeito ao semelhante. Cabe às autoridades encontrar os parentes das pessoas mortas em situação de indigência.”

FERNANDO RIBEIRO/NATHÁLIA LOBO
Editor/repórter


EXTRAIDO DO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE

FIZ QUESTÃO DE MOSTRAR ESTA MATÉRIA DO DIÁRIO DO NORDESTE, PARA QUE TODOS VEJAM COMO O SER HUMANO É TRATADO NO CEARÁ... ALÉM DE DESRESPEITADO EM VIDA, POIS DIREITOS CONSTITUCIONAIS SÃO NEGADOS, AGORA ATÉ DEPOIS DE MORTO É DESRESPEITADO... PARABÉNS
AO DIÁRIO DO NORDESTE E AOS AUTORES PELA MATÉRIA...

POESIA: CAMÕES

CORDEL

POESIA DE HOJE


sábado, 30 de maio de 2009

O ANALFABETO POLÍTICO



O ANALFABETO POLÍTICO.

O pior analfabeto
é o analfabeto político.
Ele não ouve,
não fala,
nem participa
dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão,
do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato
e do remédio
dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro
que se orgulha e estufa o peito
dizendo que odeia a política.

Não sabe o imbecil
que da sua ignorância política
nasce a prostituta,
o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos
que é o político vigarista,
pilantra, o corrupto e lacaio
dos exploradores do povo.


Bertold Brecht (1898-1956).

sexta-feira, 29 de maio de 2009

TCE APROVA CONTAS DO GOVERNO COM 32 RECOMENDAÇÕES




EM CLIMA NERVOSO O TCE APROVA AS CONTAS DE 2008 DO GOVERNO DO ESTADO.

O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO CEARÁ -TCE aprovou as contas do Governo do Estado. Mesmo com o parecer favorável, o TCE fará 32 recomendações ao Executivo.

VEJA MATÉRIA DO JORNAL O POVO DE HOJE:

" Em sessão tensa, com direito a gritaria e pancadas na mesa, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou ontem os gastos executados pelo Governo Cid Gomes (PSB) em 2008. Apesar do parecer favorável, um total de 32 recomendações será encaminhado ao Executivo.

Mas o julgamento das contas acabou sendo ofuscado por uma quase interminável briga entre os conselheiros. O clima pesou por conta das declarações que a conselheira Soraia Victor deu na última quarta-feira ao O POVO, quando ela criticou a falta de critérios técnicos em algumas votações da Corte. Soraia também chegou a questionar a composição política do Tribunal, defendendo que deveria haver maior número de conselheiros com perfil técnico.

O revide veio logo no início da sessão de ontem, antes mesmo que o presidente do TCE, Pedro Timbó, autorizasse o início da leitura do parecer das contas do Governo. Irritado, o conselheiro e ex-deputado estadual pelo PSDB, Teodorico Menezes, disse que Soraia Victor havia traído o Tribunal e alertou os colegas de que há “um inimigo dentro da Corte”. Após a defesa do relatório das contas, foi a vez de o conselheiro e também ex-deputado tucano Alexandre Figueiredo reagir às críticas de Soraia. Ele lamentou o que chamou de “forma desleal, difamatória, passível até mesmo de processo judicial, maliciosa, pérfida e beligerante” com que a conselheira se referiu ao Pleno.

Figueiredo gritou ao microfone e bateu na bancada, dizendo-se “revoltado” com a situação. “É inadmissível que se questione a forma serena e a máxima isenção política com que se trabalha neste Tribunal”, reclamou. Ele ainda citou o dramaturgo alemão Bertolt Brecht para alfinetar: “o pior analfabeto é o analfabeto político, aquele que não aceita a política”.

O mal estar se agravou quando o conselheiro substituto Itacir Todero alegou, arrancando sorrisos de canto de boca dos colegas, que Soraia foi a que mais gastou com combustível no uso do carro oficial a que têm direito os membros do Pleno. “A média dos demais conselheiros fica em torno de R$250,00. A dela é de R$ 450,00”, denunciou. Ele a acusou também de utilizar o carro oficial no mês de abril, quando Soraia estava de férias. “Para ser defensor da moralidade, é preciso dar bom exemplo”, provocou.

Tranquilidade
Soraia Victor permaneceu calada diante dos ataques. O único momento em que se manifestou foi durante a defesa de seu voto para o parecer das contas. Enquanto ela falava, Teodorico Menezes e Alexandre Figueiredo retiraram-se da Plenária. Após o fim da sessão, Soraia disse em entrevista que desconhece os números apresentados por Itacir Todero, mas afirmou que vai pela manhã e à tarde ao Tribunal – o que, segundo ela, justificaria maior consumo de combustível. Ela rebateu a acusação de que teria utilizado o veículo durante suas férias. “Em abril, eu fiquei no máximo duas semanas de férias. Se usei o carro, foi porque vim para o Tribunal”. A conselheira afirmou que não teme nenhum tipo de retaliação dos colegas, acrescentando que ela própria irá pedir um levantamento do que gastou com combustível bancado pelo Tribunal. “Eu não tenho nada a esconder, até defendo que se coloque tudo na Internet”, afirmou.

FALE COM A GENTE
hebely@opovo.com.br


O TCE FEZ 32 RECOMENDAÇÕES AO EXECUTIVO. VEJA ALGUMAS DELAS:

Diminuir a ocorrência de dispensa de processos licitatórios

Adotar medidas para reverter o elevado índice de mão-de-obra terceirizada em substituição a servidores e empregados públicos

Reverter de forma drástica os baixos índices de execução orçamentária em educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, assistência aos desamparados

Destinar recursos para fomentar a atividade das micros, pequenas e médias empresas

Reavaliar as estratégias de atuação do FECOP, visando à correção de distorções na aplicação dos recursos

Implementar ações direcionadas à educação ambiental em todos os níveis de ensino, conforme mandamento constitucional

Adotar medidas necessárias à edição de uma lei fixadora de condições e percentuais mínimos de cargos em comissão a serem preenchidos por servidores de carreira".

FONTE JORNAL O POVO ( 29/05/2009)

DETALHE:

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES, COMO NO CASO DAS DISTORÇÕES NA APLICAÇÃO DAS VERBAS DO FECOP, JÁ FORAM FEITAS NO ANO PASSADO, REFERENTE AS CONTAS DE 2007, OU SEJA, O GOVERNO DO ESTADO NÃO TOMOU CONHECIMENTO DAS " RECOMENDAÇÕES " DO TCE. SERÁ QUE AGORA O GOVERNO VAI CUMPRIR ESTAS DETERMINAÇÕES ????

DETALHE II

OBSERVEM: " Reverter de forma drástica os baixos índices de execução orçamentária em educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, assistência aos desamparados" ... OBSERVARAM ??? BAIXOS ÍDICES DE EXECUÇÃO ORÇAMENTARIA EM EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRABALHO, MORADIA, SEGURANÇA, PREVIDÊNCIA SOCIAL,
OU SEJA, OS INVESTIMENTOS SOCIAIS... PARA ONDE ESTÃO INDO OS RECURSOS CANTADOS EM VERSO E PROSA PELO GOVERNO ( FALAM EM ATÉ 5 BILHÕES EM CAIXA )???? SÓ TEM DINHEIRO
PARA " AQUÁRIO ", "PAVILHÃO DE FEIRAS E EVENTOS"????? ENQUANTO ISSO O POVO ÓÓÓÓÓÓ!!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

VAMOS LER ?????




O brasileiro ler em média menos de dois livros por ano, por habitante. Na verdade a média é 1,8. Acreditamos que no Ceará esta média é bem menor.
Além do aspecto cultural, não podemos esquecer o alto preço dos livros. Todos reclamam, do leitor ao escritor, principalmente o escritor cearense que além de autor tem que ser editor, divulgador, vendedor e quando coloca seu livro em livrarias de Fortaleza é cobrado uma comissão de até 40% sobre o seu valor.
Existem poucas bibliotecas e muitas estão em péssimo estado de conservação, com acervos antigos e sem os cuidados necessários.

COMO E ONDE O FECOP FOI APLICADO ???




O TRIBUNAL DE CONTAS DO CEARÁ- TCE QUER SABER O QUE FIZERAM COM O FECOP ???

As contas do Governo Cid Gomes (PSB ), do ano de 2008, foram analisadas pelo TCE e o Relatório Final já está pronto e poderá ser remetido para a Assembleia Legislativa até amanhã para a aprovação final ou reprovação. Pelo menos dois itens estão sendo questionados por conselheiros. Para a Conselheira SORAIA VICTOR, " assim como no primeiro ano do Governo, Cid Gomes, houve novamente equívocos na aplicação de recursos do FECOP " e acrescenta " o exagerado aumento nos gastos com mão-de-obra terceirizada no Governo, que de 2005 para 2008, cresceram 87%" e conclui " E isso foi uma coisa que, no começo do mandato, Cid Gomes disse que iria cortar ".

O QUE É O FECOP ?

ASSEMBLEIA MODIFICA A LEI DO FECOP



O FUNDO ESTADUAL DE COMBATE A POBREZA-FECOP, ERA, DIGO, ERA, POIS ACABA DE SER MODIFICADO PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA. O FECOP ERA UM FUNDO CRIADO PELO EX-GOVERNADOR LÚCIO ALCÂNTARA, PARA COMBATER A POBREZA NO ESTADO DO CEARÁ.
LEMBRO-ME MUITO BEM QUE A OPOSIÇÃO NAQUELA ÉPOCA ( PT, PSB, ALGUNS DE OUTROS PARTIDOS ),FORAM CONTRA, DISCURSOS INFLAMADOS ( PRINCIPALMENTE ALGUNS DEPUTADOS QUE
HOJE DEFENDEM COM UNHAS E DENTES O MESMO FECOP ( " A POLÍTICA É DINÂMICA ".).
PELA NOVA LEI DO FECOP OS RECURSOS DESTE FUNDO PODEM SER APLICADOS PELAS SECRETARIAS
ESTADUAIS EM QUALQUER PROGRAMA, DESCARACTERIZANDO O FECOP. ASSIM UMA SECRETARIA
PODE INVESTIR, POR EXEMPLO, NA COMPRA DE HILUX, PARA TRANSPORTAR SEUS SERVIDORES.
O FECOP FOI CRIADO SOB OS PROTESTOS DA OPOSIÇÃO, QUE NÃO ACEITAVA " MAIS UM IMPOSTO ". POR QUE ELES AGORA NÃO ACABAM COM ESTE " IMPOSTO " ?????
O FECOP FOI CRIADO PARA PROMOVER, DESENVOLVER PROGRAMAS PARA MELHORAR A VIDA DOS QUE
VIVIAM ABAIXO DA LINHA DA POBREZA, PRINCIPALMENTE NOS MUNICÍPIOS ONDE IDH ( ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO ) ERA COMPROVADAMENTE MUITO AQUÉM DO ESPERADO PARA QUE O SER HUMANO PUDESSE VIVER COM DIGNIDADE.
OS DEPUTADOS HEITOR FÉRRER ( PDT ) E TÂNIA GURGEL ( PSDB ) VOTARAM CONTRA A MUDANÇA
NA LEI DO FECOP.
OS QUE ERAM CONTRA HOJE APLAUDEM O FECOP, OU MELHOR O " IMPOSTO " QUE ELES CONDENARAM.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

QUINTA CULTURAL NO MERCADO DOS PINHÕES


FOTO: SÉRGIO SEVERO



CONVITE


Lançamento de livro, dança e música no palco do Quinta Cultural

O encontro de todas as artes acontece amanhã, 28, no Mercado dos Pinhões

As aventuras de Simbad, espetáculo de dança e show musical. O projeto Quinta Cultural, que tem como característica a aproximação das diversas linguagens artísticas em uma mesma noite no Mercado dos Pinhões, recebe amanhã o lançamento do livro “As sete viagens fabulosas do marinheiro Simbad”; o espetáculo de dança “Fragmentos”, do Ballet Goretti Quintela; e o show musical do trio III Dan.

A cada quinta-feira, o Quinta Cultural, projeto da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), fortalece sua posição como palco de todas as artes e coloca o Mercado dos Pinhões no centro da política de recuperação e requalificação dos espaços públicos abraçada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

O livro “As sete viagens fabulosas do marinheiro Simbad”, do potiguar naturalizado cearense Sérgio Severo, é uma adaptação da famosa história de “Simbad, o marujo”, um dos fabulosos contos do livro “Mil e uma noites”. Na obra, o poeta Severo consegue, numa narrativa vibrante, recriar as façanhas de Simbad em estrofes de rica musicalidade. As ilustrações de Valerianol completam o livro, que já foi lançado em São Paulo e em Belo Horizonte.

Em seguida, a escola de Ballet Goretti Quintela apresenta o espetáculo “Fragmentos”, uma coletânea de alguns dos melhores trabalhos já apresentados nos tradicionais espetáculos da escola e em grandes festivais nacionais de dança. Coreografados por grandes nomes do cenário da dança no Brasil especialmente para o Ballet Goretti Quintela, montagens como “Coppélia”, de Arthur Saint-Léon; “Floresta Amazônica” (com música de Heitor Villa-Lobos); e “Variações clássicas”, solos coreografados por Ronaldo Martins, foram fragmentadas e reunidas num espetáculo de 40 minutos. A coletânea foi realizada pelos próprios alunos da escola, através de pesquisas e laboratórios de corpo.

A noite será encerrada pelo show do trio III Dan, formado pelo Danilo Guilherme (voz e violão), Gustavo Portela (baixo) e Marcelo 2Hum (bateria), músicos de diferentes gerações que se encontraram e se uniram pelas afinidades musicais. Danilo é músico e compositor nascido na Fortaleza de 1967. Conheceu Gustavo há pouco tempo por intermédio de Marcelo. Os três formaram a III Dan, que traz uma atmosfera musical embalada por bossa nova, reggae e a tridimensão. As influências dos três passam por nomes como Bob Marley, Radiohead, The Meters e bossas de Tom Jobim, entre outras.

Programação
DIA 28
18h - Lançamento do livro “As Sete Viagens Fabulosas do Marinheiro Simbad” – Uma adaptação em sextilhas de cordel de Sérgio Severo, com ilustrações de Valerianol
19h – Espetáculo de dança clássica “Fragmentos”
20h – Show musical com o grupo III DAN


Serviço:
QUINTA CULTURAL\\ Dia 28, no Mercado dos Pinhões (entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli - Centro), a partir das 18h.

SECULTFOR

VISITE O MUSEU DA CORRUPÇÃO




PARA QUEM TEM MEMÓRIA CURTA OU ESQUECEU AS RECENTES HISTÓRIAS DE CORRUPÇÃO NO BRASIL.

VISITE O MUSEU DO CORRUPÇÃO

http://www.dcomercio.com.br/especiais/2009/museu/escandalos.htm

GREVE DOS PROFESSORES: GOVERNADOR RECEBE COMISSÃO NO PALÁCIO IRACEMA



GOVERNADOR CID GOMES ( PSB ) SINALIZA QUE QUER NEGOCIAR


Durante manifestação dos PROFESSORES EM GREVE em frente ao Palácio Iracema, o Governador Cid Gomes ( PSB ), recebeu uma Comissão de Professores, liderados pela
Presidente da APEOC, Professora Penha. No encontro, muito amistoso, o Governador
demonstrou que pode atender algumas reivindicações dos Professores e disse que poderá participar da próxima ASSEMBLEIA GERAL DA CATEGORIA, que se realizará na
próxima sexta-feira ( 29 de maio ) às 09:00 horas no Ginásio Aécio de Borba.

DETALHE:

O GOVERNADOR TINHA A PRÁTICA DE NÃO RECEBER,NEGOCIAR COM NENHUMA CATEGORIA EM GREVE, POR ISSO O SEU GESTO DEVE SER VISTO COMO UM ATO DE BOA VONTADE,IMPORTANTE, ATÉ MESMO UMA VITÓRIA POLÍTICA E DEPENDENDO DE SUA DECISÃO EM ATENDER AS REIVINDICAÇÕES DOS MESTRES,A ATITUDE DO GOVERNADOR DEVE SER LEVADA EM CONSIDERAÇÃO E MOTIVAR UMA PROFUNDA REFLEXÃO, CAPAZ DE PROMOVER UM ENTENDIMENTO QUE POSSA LEVAR A UMA TRÉGUA NO MOVIMENTO GREVISTA.

DETALHE II:


ESTA É A SEGUNDA VEZ QUE O GOVERNADOR CID GOMES (PSB ) RECEBE OS PROFESSORES GREVISTAS.

SESC: PROJETO BAZAR DAS LETRAS

NA JUSTIÇA COELCE TENTA IMPEDIR C P I



CPI DA COELCE

OBJETIVO: Vai apurar possíveis práticas abusivas da COELCE em relação ao reajuste da energia elétrica no Ceará.

DEPUTADOS DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO - CPI

JOÃO JAIME ( PSDB ), IDEMAR CITÓ ( PSDB ), SÉRGIO AGUIAR ( PSB ), ARTUR BRUNO (PT), MANOEL CASTRO ( PMDB ), LULA MORAIS ( PC do B ), ROBERTO CLÁUDIO (PHS ), DEDÉ TEIXEIRA (PT ) e EDÍSIO PACHECO (PV ).
A CPI será instalada hoje ( 27 de maio ), às 15:00 horas e serão definidos o Presidente e o Relator.

COELCE TENTA NA JUSTIÇA IMPEDIR A CPI


A COELCE entrou ontem ( 26 de maio ), com um Mandato de Segurança contra a criação
da CPI. A COELCE alega " que as discussões sobre tarifa são prerrogativas exclusivas
da União e que o REAJUSTE DO TARIFÁRIO é definido pela Agência Nacional de Energia
Elétrica - ANEEL".
Já o procurador da Assembleia Legislativa, José Leite, disse " que a Assembleia entende que o reajuste de tarifa é ligado à defesa do consumidor e, portanto, é de
competência da casa de investigar ".
Por que será que a COELCE tem tanto medo de ser INVESTIGADA ????? O QUE SE ESCONDE POR TRÁS DAS CONTAS DE ENERGIA FORNECIDA PELA COELCE ?????????

terça-feira, 26 de maio de 2009

DIA DA LIBERDADE DE IMPOSTOS




BRASILEIRO TRABALHA QUASE CINCO MESES SÓ PARA PAGAR IMPOSTOS !!!

Os brasileiros trabalham em média 147 dias ( aproximadamente 40% de sua renda anual ), somente para pagar tributos.
Segundo João Eloi Olenike, do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário -IBPT,
" a CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL É EXCESSIVA, O QUE PENALIZA OS TRABALHADORES E O SETOR PRODUTIVO E COMPROMETE O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL ".

DIA DE PROTESTO - " DIA DA LIBERDADE DE IMPOSTO "

Ontem, 25 de maio, em vários estados do Brasil, a população teve a oportunidade de comprar alguns produtos sem pagar os impostos, que foram pagos pelos promotores do DIA DA LIBERDADE DE IMPOSTOS. Só assim os contribuintes sentiram nos bolsos os efeitos dos impostos ... Sem eles aconteceu uma redução de até 45% nos preços.
A Campanha ( PROTESTO ) foi organizada pelo INSTITUTO LUDWIG VON MISES e por ONGs.
A data foi escolhida para lembrar o dia exato em que se encerra o período do ano em que se trabalha só para pagar tributos.


VOCÊ SABIA ?????

NO BRASIL EXISTEM 61 CONTIBUIÇÕES, IMPOSTOS, QUE SÓ PODERÃO SER REDUZIDOS COM A SONHADA REFORMA TRIBUTÁRIA QUE TRAMITA HÁ VÁRIOS ANOS NO CONGRESSO NACIONAL.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE







PROJETO: " OBSERVATÓRIO SOCIAL DA EDUCAÇÃO "

Durante evento promovido pelo Centro Industrial do Ceará- CIC, que comemorava 90 anos, o Economista, Educador e Articulista da revista VEJA, Cláudio de Moura Castro, ministrou palestra sobre o tema: " EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA O DESENVOLVIMENTO ".
No evento foi lançado o Projeto " OBSERVATÓRIO SOCIAL DA EDUCAÇÃO ", que será a participação e a contribuição dos empresários para tentar melhorar a QUALIDADE DA EDUCAÇÃO no Brasil.
Para Cláudio Moura "os empresários são parte diretamente interessada na Educação ",
e reconheceu " que o Brasil na década de 1990 avançou no ponto de vista QUANTITATIVO,
ampliando o acesso ao Ensino Básico, mas precisa melhorar a QUALIDADE ".
Os empresários acordaram e finalmente descobriram que " DESENVOLVIMENTO SÓ COM EDUCAÇÃO ", E DIGO MAIS EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

ESTOU LENDO:




Estou lendo o livro " CORDEIRO DE ANDRADE JORNALISTA PERDIDO NA FICÇÃO " de autoria do Cônego SADOC DE ARAÚJO, das Academias Cearense e Sobralense de Letras.

Cônego Sadoc resgata neste livro a SAGA do grande sobralense CORDEIRO DE ANDRADE. " SEMEADOR DE JORNAIS E ESCRITOR DE RAÇA " COMO BEM escreveu J.C.ALENCAR ARARIPE.

RECEBEMOS E AGRADECEMOS




RECEBEMOS E AGRADECEMOS OS SEGUINTES LIVROS DE AUTORES CEARENSES:


" O VENDEDOR DE OVO DE ÉGUA "

AUTOR: JAURO JOSÉ STUDART GURGEL


********************************************************************************

" FORMAS DE AMOR LUXÚRIA "

AUTORAS: REGINE LIMAVERDE E ZÉLIA RAMOS MADEIRA

domingo, 24 de maio de 2009

POESIA CEARENSE: BATISTA DE LIMA




PRÓDIGO


Sempre retorno para casa
não para a casa
para onde sempre retorno


Retorno para uma outra casa
que carrego aos ombros
para outra casa
que me carrega aos ombros


Sempre carrego essa casa do retorno
que cabe em qualquer casa
e não cabe em casa alguma


Não adiante a casa onde nasci
nem a casa onde todo dia nasço


A casa que carrego
não tem portas nem paredes
nem ocupa terreno algum


A casa que carrego
é apenas uma casa
uma profunda e vasta casa.

BATISTA DE LIMA

BATISTA DE LIMA, nascido em Lavras da Mangabeira (1949), embora pertença ao “grupo” da revista O Saco, pois seu primeiro livro, de poemas, é de 1977, passou a divulgar seus contos mais recentemente: O Pescador da Tabocal saiu em 1997 e Janeiro é Um Mês Que Não Sossega, em 2002. Seminarista no Crato, formou-se em Letras e Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especializou-se em Teoria da Linguagem na Universidade de Fortaleza, onde exerceu a chefia do Departamento de Letras e a diretoria do Centro de Ciências Humanas. Cursou o mestrado em Literatura na Universidade Federal do Ceará. Iniciou-se como professor de Português em colégios de Fortaleza. Na vida literária deu os primeiros passos no Clube dos Poetas Cearenses. Mais tarde participou ativamente dos grupos Siriará, Arsenal, Catolé e Plural. De poesia publicou os livros Miranças (1977), Os Viventes da Serra Negra (1981), Engenho (1984) e Janeiro da Encarnação (1995). Na área do ensaio literário deu a lume, em 1993, Os Vazios Repletos e Moreira Campos: A Escritura da Ordem e da Desordem, e, em 2000, O Fio e a Meada – Ensaios de Literatura Cearense. Membro da Academia Cearense de Letras.

POR QUE O CORDEL NÃO É GÊNERO LITERÁRIO ????



Durante o Seminário Internacional Franco-Brasileiro - Atores do Desenvolvimento
Econômico, Jurídico, Político, Social e Cultural do Século XXI, realizado pela UNIFOR, a Professora Doutora da UFC MARTINE KUNZ, defendeu que " a Literatura de Cordel seja um Gênero Literário" e destacou ainda que " a apropriação do Cordel para contar as andanças do Bando de Lampião é uma forma primitiva de Jornalismo ". Já BATISTA DE LIMA Professor de Literatura Brasileira da UNIFOR e UECE, esclarece que
" a estrutura básica do Cordel é a sextilha, na qual os versos 2º, 4º e 6º são rimados e se destina a um público iletrado, que consegue decorar ".
Para a PROFESSORA MARTINE KUNZ ( DOUTORA EM LITERATURA DE CORDEL PELA SORBONE )" Há, nos versos do Cordel, a introdução da malícia, a prosódia veloz, o rítmo apressado,
a entrelação de contradições " e conclui " O CORDEL É O GRANDE TEXTO ORAL IMPRESSO."

TV CEARÁ



Por que a TV CEARÁ, uma televisão ligada à REDE CULTURA DE TELEVISÃO DO BRASIL, não
é subordinada à SECRETARIA DA CULTURA do CEARÁ ?????
Não entendo o porquê desta televisão ser subordinada à SECRETARIA DA CASA CIVIL !!??

sábado, 23 de maio de 2009

DEPUTADOS OU VEREADORES ?????



TEM CERTOS DEPUTADOS QUE ESQUECEM QUE SÃO DEPUTADOS E QUEREM SER VEREADORES...
ESQUECEM QUE ESTÁ ACONTECENDO UMA GRANDE GREVE DE PROFESSORES DO ESTADO DO CEARÁ; ESQUECEM QUE AS ESTRADAS ESTADUAIS ESTÃO EM PÉSSIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO ( ASSIM COMO AS RUAS DE FORTALEZA ); OS HOSPITAIS ESTADUAIS ESTÃO REPLETOS DE PROBLEMAS E DE GENTE SOFRENDO COM A PÉSSIMA QUALIDADE DO ATENDIMENTO E A FALTA DE REMÉDIOS; ESQUECEM QUE A SEGURANÇA PÚBLICA ( RESPONSABILIDADE DO ESTADO ) NÃO CONSEGUE BARRA A VIOLÊNCIA EM FORTALEZA E NO ESTADO DO CEARÁ. DIANTE DE TANTOS PROBLEMAS ALGUNS DEPUTADOS FICAM CRITICANDO A PREFEITURA E ESQUECEM DE OLHAR PARA O GOVERNO DO ESTADO OU SERÁ QUE ELES TEM MEDO ???? ALGUNS APENAS APLAUDEM O SR. GOVERNADOR E DIZEM "AMÉM ",APROVANDO TODAS AS SUAS VONTADES, ESQUECENDO AS PRIORIDADES SOCIAIS ( O CASO DO AQUÁRIO É O MAIOR EXEMPLO: ENQUANTO O ESTADO SOFRE A FALTA DE
MUITOS INVESTIMENTOS O GOVERNADOR CID GOMES (PSB ), VAI INVESTIR 250 MILHÕES NA
CONSTRUÇÃO DO REFERIDO AQUÁRIO )... SÓ O DEPUTADO HEITOR FÉRRER ( COMO SEMPRE ) QUESTIONOU O "INVESTIMENTO ". ESTES DEPUTADOS QUE QUEREM SER VEREADORES DEVERIAM CUMPRIR COM SUAS ATRIBUIÇÕES, OU SEJA, FISCALIZEM O GOVERNO ESTADUAL. DEIXEM A "MULHER" TRABALHAR... CABE AO POVO JULGAR OS TRABALHOS DELA E DOS SENHORES...
2010 ESTÁ CHEGANDO..." BOTEM AS BARBAS DE MOLHO "...

ESTÁTUAS EM FORTALEZA


A CADA DIA SE CONSTROI MAIS ESTÁTUAS EM FORTALEZA

O PROBLEMA DAS ESTÁTUAS É QUE DEPOIS FICAM ESQUECIDAS E SEM MANUTENÇÃO,
SERVEM DE GOZAÇÃO PARA ALGUNS VÂNDALOS ,BAGUNCEIROS, QUE NÃO RESPEITAM O PATRIMÔNIO PÚBLICO. JÁ ROUBARAM OS ÓCULOS DA ESCRITORA RAQUEL DE QUEIRÓS, QUE PERMANECE SENTADA, ESQUECIDA NUM BANCO DA PRAÇA DOS LEÕES, SEM NENHUM CUIDADO NEM PROTEÇÃO, AO LADO DA ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS ( QUE DEVERIA ADOTAR ESTA ESTÁTUA E TRAZÊ-LA PARA DENTRO DE SUA SEDE ). A ESTÁTUA DE IRACEMA, NA AV. BEIRA MAR (PONTO DE VISITAÇÃO DE TURISTAS ), ESTÁ DESTRUÍDA. OUTRAS ESTÁTUAS SÃO MUTILADAS POR LADRÕES QUE DERRETEM E VENDEM O MATERIAL ( FERRO, BRONZE, ETC...).
NÃO SOU CONTRA AS ESTÁTUAS, MAS ALÉM DE CONTRUÍ-LAS, SERIA MUITO IMPORTANTE, ATÉ POR RESPEITO PELA MEMÓRIA DOS HOMENAGEADOS, MANTÊ-LAS LIMPAS, ÍNTEGRAS E PROTEGIDAS DE VÂNDALOS...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

PROFESSORES: A GREVE CONTINUA



Em Assembléia Geral realizada no Ginásio Aécio de Borba ( TOTALMENTE LOTADO ), os PROFESSORES DECIDIRAM CONTINUAR EM GREVE. As negociações não avançaram e a única alternativa dos PROFESSORES foi continuar a GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.

AGENDA DA SEMANA

SEGUNDA E TERÇA -SERÃO REALIZADOS OS ZONAIS EM TODAS AS REGIÕES DE FORTALEZA;
QUARTA-FEIRA ( 27 DE MAIO )- ATO PÚBLICO NO PALÁCIO IRACEMA - 08:00 HORAS;
QUITA-FEIRA (28 DE MAIO )- ATO PÚBLICO SEC. DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO E
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, ÀS 08:00 HORAS;
- AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, ÀS
14:00 HORAS;
SEXTA-FEIRA( 29 DE MAIO ) -ASSEMBLÉIA GERAL NO AÉCIO DE BORBA, ÀS 09:00 HORAS.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

POESIA CEARENSE: JÁDER DE CARVALHO





TERRA BÁRBARA



Na minha terra, as estradas são tortuosas e tristes
como o destino do seu povo errante.
Viajor, se ardes em sede,
se acaso a noite te alcançou,
bate sem susto no primeiro pouso:
- terás água fresca para a tua sede, -
rede cheirosa e branca para o teu sono.

Na minha terra, o cangaceiro é leal e valente:
jura que vai matar e mata.
Jura que morre por alguém e morre.

(Brasil, onde mais energia: na água, que tem um só destino,
do teu Salto das Sete Quedas ou na vida, que tem mil destinos,
do teu jagunço aventureiro e nômade?)

Ah, eu sou da terra do seringueiro, -
o intruso que foi surpreender a puberdade da Amazônia.
Eu sou da terra onde o homem, seminu, planta de sol a sol
o algodão para vestir o Brasil.
Eu nasci nos tabuleiros mansos de Quixadá
e fui crescer nos canaviais do Cariri,
entre caboclos belicosos e ágeis.
Filho da gleba, fruto em sazão ao sol dos trópicos,
eu sou o índice do meu povo:
Se o homem é bom - eu o respeito.

Se gosta de mim - morro por ele.
Se, porque é forte, entendesse de humilhar-me,
- ai, sertão! eu viveria o teu drama selvagem,
ou te acordaria ao tropel do meu cavalo errante,
como antes te acordava ao choro da viola...


JÁDER DE CARVALHO



*JÁDER DE CARVALHO Nasceu em Quixadá, 29/12/1901 e faleceu em Fortaleza (07/08/85). De formação socialista, o poeta fundou jornais - O Combate, A Esquerda e Diário do Povo - em que, ao estilo de João Brígido e aliado à sua valentia pessoal, aponta erros de governantes e políticos, seja através de artigos na imprensa, ou pelo arrojo de sua oratória. O talento de jornalista, aliado à cultura de sociólogo, se fazem fundamentais quando na sua viagem pelo romance e a poesia. Em 1928, em parceria com outros pioneiros do movimento modernista no Ceará, lança O Canto Novo da Raça; em 1931, Terra de Ninguém, e, a estes, seguem-se vários livros de versos nos quais o poeta cantará sempre a sua terra e o seu povo.

AUMENTO NO PREÇO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS




ACORDO ETTUFOR ( PREFEITURA ) COM OS EMPRESÁRIOS DE ÔNIBUS( SINDIÔNIBUS ):


O PREÇO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS DE FORTALEZA VAI AUMENTAR, PASSANDO PARA R$ 1,80 E A
MEIA PARA 0,90 CENTAVOS. A TARIFA SOCIAL ( AOS DOMINGOS ) CONTINUA E SERÁ REAJUSTADA
PARA 1,20 E MEIA 0,60 CENTAVOS... FALTA SÓ A PREFEITA LUIZIANNE LINS( PT ) ASSINAR.

CHARGE CLAYTON - JORNAL O POVO

SOBRE O falAÇÃO: FALA INTERNAUTA




20 de Maio de 2009 17:21
Alaércio Flor disse...

O poeta e blogueiro do FALAÇÃO está de parabéns,dando show de bola com seu blog....




20 de Maio de 2009 17:23
Alaércio Flor disse...

O blog do Alaércio Flor acompanha o falAÇÃO do grande amigo e irmão, jornalista Auriberto Vidal Cavalcante....

20 de Maio de 2009 17:24

quarta-feira, 20 de maio de 2009

POESIA CEARENSE: REGINE LIMAVERDE



SE EU FOSSE UM HOMEM

RESPOSTA A DIMAS MACÊDO PELO SEU POEMA " SÂNDALO "


Se eu fosse um homem
beijaria minha mulher
cada vez que a minha lança
nela se escondesse,
para lhe contar da explosão
quando tudo acontecesse.


Se eu fosse um homem
o ventre da minha fêmea
seria um regaço,
e os seus seios
fonte que me saciaria a fome,
leite que me sufocaria anseios.


Se eu fosse um homem,
pela mulher me tornaria rei
e, a cada luta que por ela
entrasse, teria uma faca e espada
para cravar no peito dos inimigos
que não amassem a mulher amada.

REGINE LIMAVERDE

( DO LIVRO " RITOS DO ENTARDECER " - PÁG. 21 ).

REGINE LIMAVERDE, POETA, PROFESSORA ( UFC ), NASCEU NO DIA DA POESIA ( 14 DE MARÇO ),
TITULAR DA ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS( DESDE 1996, CADEIRA Nº 21, CUJO PATRONO É JOSÉ DE ALENCAR ). AUTORA DE 14 LIVROS E TEM ATUAÇÃO MARCANTE NA LITERATURA CEARENSE.

CAMPANHA DOS BLOGUEIROS EM PROL DAS VÍTIMAS DAS ENCHENTES NO CEARÁ




O número de desalojados e desabrigados vítimas das chuvas no Ceará ultrapassou a barreira dos sessenta mil. Dos 184 municípios do Estado, 78 já foram afetados. Os números representam vidas, moradias e lavouras, muitas já destruídas. Se os brasileiros não se sensibilizarem e mostrarem mais uma vez seu lado solidário, a situação só tende a piorar.
As enchentes já causaram desastres maiores que as de Santa Catarina. A mídia, no entanto, pouco as tem evidenciado. Talvez pelo fato de se tratar de Nordeste. Então cabe a nós, blogueiros, fazer o mínimo por todos que vêm sofrendo por causa do descaso “natural”, mas essencialmente urbano.

Um grupo de blogueiros, por iniciativa do @EmilioMoreno, do Liberdade Digital, está massificando na web a campanha “Porque quando você doa, a gente multiplica”, da Coelce (Companhia Energética do Ceará). A distribuidora de energia vai dobrar cada quantidade de alimento arrecadado. Desta forma o número de famílias beneficiadas será bem maior.

As doações podem ser feitas nas 200 lojas de atendimento em todo o estado cearense de 18 de maio até 1º de junho. Doe arroz, feijão, macarrão, leite em pó, farinha e demais alimentos não-perecíveis. A Defesa Civil do Ceará está encarregada de fazer a contagem dos alimentos e de levá-los a cada família necessitada vítima do grande volume de chuvas que tem atingido o nordeste brasileiro.



Blogs que já se engajaram na campanha:

Liberdade Digital – Emílio Moreno, blogueiro: http://liberdade.blogueisso.com/2009/05/17/enchente-ce/

Blog do Eliomar – Eliomar de Lima, jornalista: http://www.blogdoeliomar.com.br/coelce-lanca-campanha-em-favor-dos-atingidos-pelas-chuvas/

NumClique – Joares Miranda, blogueiro: http://www.numclique.net/ajude-as-vitimas-da-enchente-no-ceara

Silenzio – Gabriel Ramalho, Publicitário: http://silenzio.blogueisso.com/2009/05/17/sobre-enchentes-e-comocao-midiatica-ou-ainda-como-ajudar-as-vitimas-das-enchentes-no-norte-e-nordeste/

Predicados – Germano Vale, advogado: http://predicados.blogueisso.com/2009/05/ajude-as-vitimas-de-enchentes-no-ceara/

Travessias – Augusto César Costa, jornalista: http://accosta.wordpress.com/2009/05/16/acao-social-pelas-vitimas-das-enchentes-no-ceara/

Thahy – Psicóloga: http://thahy.com/acoes-praticas/enchente-ce-multiplique-a-rede-de-solidariedade/

Enchente Nordeste: http://enchentes.blogueisso.com

Ceará É Notícia: http://cearaenoticia.blogspot.com/2009/05/ajude-as-vitimas-das-chuvas-no-ceara.html

Outros pontos de doação:

O POVO
Avenida Aguanambi, 282 - José Bonifácio
Fone: (85) 3255 6101

TV Jangadeiro
Endereço: Av Antônio Sales, 2811, Dionísio Torres

Secretarias Executivas Regionais (SERs) de Fortaleza
www.fortaleza.ce.gov.br

Corpo de Bombeiros do Ceará
Fones: (85) 3101 2227, 3101 1078, 3101 2018, 3101 2018, 3101 5662 ou 3392 1195.

Sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)
Endereço: Rua 25 de Março, 882, Centro

Sede da Federação das Indústrias (FIEC)
Endereço: Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota

Rede Bancária
Agências do Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal

Outros estabelecimento
Casas lotéricas, Agências dos Correios, Supermercados Extra e Supermercados Pão de Açúcar

Núcleos do Serviço Social da Indústria (SESI)
www.fiec.org.br/sesi

Cruz Vermelha
Endereço: rua Dr. José Lourenço, 3280, Joaquim Távora
Aberto das 9 às 17 horas
Telefone: (85) 3472 3535

Doações em dinheiro na conta da Cruz Vermelha
Caixa Econômica Federal
Ag.: 3281; Operação: 003; C/C: 300-1
Banco do Brasil
Ag.: 3515-7; C/C: 11024-8
Banco do Nordeste
Ag.: 016; C/C: 29393-8

Se você tem um blog, ajude a divulgar a campanha e multiplique o gesto de solidariedade com o povo cearense.

( EXTRAIDO DO BLOG deScência do indeScente )

falAÇÃO: A QUEM INTERESSAR POSSA




Deliberadamente o autor deste falAÇÃO, optou por textos curtos, sintéticos, sempre apoiados por imagens, que por si só, de forma didática, já resumem notícias, facilitando a compreensão dos textos, além de tornar mais agradável a leitura.
No exercício do magistério, mais de 25 anos de sala de aula, na observação e na prática, dentro do movimento literário, aprendi que A MAIORIA dos leitores fogem de textos longos e complicados.
Conscientemente no falAÇÃO o autor se comunica através de uma linguagem coloquial e sem pretensões de muita qualidade da " grande mídia ", procurando mostrar criticamente e poeticamente as contradições de nossa sociedade, sempre defendendo nossa cultura e nossa poesia.
ACEITAMOS CRÍTICAS !!!!

C P I DA COELCE: ESTAMOS DE OLHO




O Reajuste na tarifa de energia elétrica de 11,25 %, autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica- ANEEL, revoltou a população, empresários e resultou na proposta do Deputado Lula Moais ( PC do B ) de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito- CPI na Assembleia Legislativa do Ceará.
Depois de vários dias de espera a Procuradoria Jurídica da Assembleia vai divulgar hoje ( 20 de maio ) o relatório onde diz se a CPI é ou não CONSTITUCIONAL.
Esperamos que a CPI seja instalada e que não acabe e pizza e procure descobrir o
que fizeram com o dinheiro da venda ( PRIVATIZAÇÃO ) da Coelce, empresa que era e é lucrativa e que DEFENDEMOS sua volta para o patrimônio do Estado ( ESTATIZAÇÃO ).

terça-feira, 19 de maio de 2009

SOBRE O falAÇÃO: FALA INTERNAUTA



Rita Rodrigues disse...

BOA NOITE!!
ADOREI SEU BLOG!
PARABENS!
ABRAÇOS!

18 de Maio de 2009 17:07

( RITA RODRIGUES )

LITERATURA CEARENSE: PROJETO LETRAS DE BAR


PROGRAMAÇÃO

21 maio-Henrique Beltrão
28 maio-Ruy Câmara
04 jun.-Klicia Fontenelle e Cleudes Pessoa
11 jun.-Eugênio Leandro


ATENÇÃO... PARA PARTICIPAR PROCURE A PRODUÇÃO...

PRODUÇÃO

Ricardo Kelmer: 85-9121.3041, 11-8966.9911 - rkelmer@gmail.com

Ricardo Black: 85-9174.8501 - ricardoblackce@gmail.com

Cristina Cabral: 85-9141.0614 – kriscabral@yahoo.com.br

Bar do Papai: 85-3264.3495

TERCEIRO MANDATO É GOLPE !!!!


Está virando moda. Depois que o Presidente da Venezuela Hugo Chávez alterou a Constituição de seu país, com o objetivo de se perpetuar no poder, agora querem
oferecer mais um mandato para o Presidente Lula.
A manobra está sendo preparada pelo deputado JACKSON BARRETO ( PMDB É CLARO !),que
vai propor emenda que altera o artigo sobre reeleição. Por esta proposta " o Presidente, governadores e Prefeitos poderão ser eleitos até dois períodos imediatamente subsequetes"... A mudança na Constituição fica condicionada a um Referendo Popular que seria realizado em setembro de 2009... A proposta já conta
com 171 assinaturas de deputados e deve ser apresentada ainda em maio.

EDILMAR NORÕES TEM RAZÃO





Na sua coluna de hoje ( POLÍTICA - DIÁRIO DO NORDESTE ), Edilmar critica o DESCASO e a OMISSÃO do GOVERNADOR, PREFEITA, DEPUTADOS, VEREADORES e SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO, que se CALAM diante da situação dos ESTUDANTES que estão sem AULAS por conta da GREVE DOS PROFESSORES.
NORÕES DISSE: " Não se ouve, na Assembléia e na Câmara Municipal, um grito sequer em favor dos estudantes prejudicados com a greve dos professores. Os deputados da situação só falam em providências do Governo. Os da oposição em reivindicações dos professores. E os que precisam estar na sala de aula ficam esquecidos, sem representação, embora os vereadores e deputados devam representar a todos, sem o apoio que deveriam lhes emprestar, não apenas pelo fato de terem a garantia e o direito a uma escola pública regular e de qualidade, mas também por que é da juventude de hoje, inclusive desses dependentes da educação pública, que o País precisa para ser pujante amanhã".

segunda-feira, 18 de maio de 2009

PARA REFLETIR


GREVE DOS PROFESSORES - AGENDA -


Mobilize sua escola, garanta sua representação. PARTICIPE!
SEGUNDA-FEIRA- (18/05)

09 HORAS - Reunião do Comando de Greve no Sindicato-APEOC

15 HORAS - Zonais nas escolas: Mariano Martins (Regional III); CEJA Paulo Freire (Regional I )



TERÇA-FEIRA- (19/05)

09 HORAS - ATO PÚBLICO UNIFICADO - Assembléia Legislativa/SME -

15 horas - Zonais nas Escolas: Paulo Benevides (Regional VI) e Liceu Conjunto Ceará (Regional V)


QUARTA-FEIRA- (20/05)

09 HORAS - Zonais nas escolas: Rogério Fróes (Regional II) e Liceu Vila Velha (Regional I)

15 HORAS - Zonais nas escolas: Liceu Centro (Regional II) e Castelo Branco (Regional IV)


SEXTA-FEIRA- ( 22 DE MAIO )_

09:00 HORAS - ASSEMBLÉIA GERAL UNIFICADA - AÉCIO DE BORBA

HOJE É O DIA NACIONAL DE COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE