SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

VAMOS SALVAR O TITANZINHO !!!!



Estaleiro

" Consulta à comunidade é insuficiente
Fonte ligada à prefeita Luizianne Lins (PT) confidenciou ao O POVO que ela não ficou satisfeita com a alternativa apontada pelo governador Cid Gomes (PSB) para resolver o impasse em torno da construção de um estaleiro na praia do Titanzinho."

04 Fev 2010

" Negociação com a comunidade e realização de plebiscito. Nenhuma das duas estratégias, apresentadas na última terça-feira pelo governador Cid Gomes (PSB), teria sido vista pela prefeita Luizianne Lins (PT) como solução para o impasse em que se transformou a construção de um estaleiro na praia do Titanzinho.

Um de seus interlocutores confidenciou ontem ao O POVO que a petista continua irredutível quanto ao projeto, e que ele só sairá do papel com o aval da chefe do Executivo Municipal.

``Você vai pra uma comunidade carente, dizendo que vai criar não sei quantos empregos, quem é que vai ser contra?``, afirmou a fonte que preferiu não se identificar. Para a prefeita, atraídas pela promessa de oferta de empregos, as pessoas acabarão colocando em segundo plano os impactos ambientais que o empreendimento pode trazer.

Para Luizianne, de acordo com o aliado, ainda que fosse realizado um plebiscito, a sondagem teria que abranger toda a Cidade, já que os impactos da obra não se restringiriam apenas à região do Titanzinho. Luizianne estaria disposta a suspender as férias para reunir-se com o governador. A assessoria de Cid diz que a prefeita só será convidada quando retornar.

Mal-estar
A possibilidade de realização de uma consulta à população, admitida por Cid, está sendo vista como um esforço para desfazer o mal-estar político instalado entre o governador, provável candidato à reeleição, e sua principal aliada no Estado.

No último dia 21 de janeiro, um dia após a prefeita ter saído de férias, Cid resolveu iniciar o debate sobre a obra com o presidente da Câmara, Salmito Filho (PT), e com os sete vereadores mais votados na região no Serviluz. No retorno à Fortaleza, de onde saiu em férias, Luizianne disse que ``esta cidade tem prefeita``.

A reunião com os vereadores teria como objetivo pedir apoio aos parlamentares para convencerem os moradores do Serviluz sobre a importância do estaleiro.

Na Assembleia Legislativa, Cid detalhou o polêmico projeto para os parlamentares presentes. Afirmou estar convencido de que o estaleiro só trará benefícios para a cidade e reforçou que não há alternativas para o local de instalação: ou é lá no Titanzinho ou não será em lugar nenhum.

Noutra frente, Cid conversou, anteontem, com diretores do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) no Ceará. Também já agendou uma reunião com os representantes do trade turístico. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Ceará (ABIH), Régis Medeiros, definiu o empreendimento, do ponto de vista, como um ``um bicho feio``.


ENTENDA O CASO

19 DE JANEIRO
O governador Cid Gomes (PSB) confirma que o estaleiro será construído na praia do Titanzinho.

21 DE JANEIRO
Cid se reúne com o presidente da Câmara, Salmito Filho (PT) e com os sete vereadores mais votados no bairro Serviluz. O encontro ocorreu sem o conhecimento da prefeita Luizianne Lins (PT) e um dia depois de ela sair de férias.

25 DE JANEIRO
Salmito Filho se diz convencido sobre a viabilidade de um estaleiro ser construído no Titanzinho e defende mudanças no Plano Diretor para permitir a instalação do equipamento no local.

1º DE FEVEREIRO
A prefeita Luizianne Lins reage à ofensiva de Cid Gomes e afirma que ``a cidade tem prefeita``. Ela se põe totalmente contrária ao projeto de construir o equipamento naval no Titanzinho e classifica de ``esquisito`` o encontro de Cid com os vereadores.

2 DE FEVEREIRO
O governador Cid Gomes coloca nas mãos da população do bairro Serviluz a decisão de construir ou não o estaleiro, orçado em US$ 110 milhões. Ele afirma ainda que não há alternativa de local. "

Ítalo Coriolano
coriolano@opovo.com.br

LEIA NO JORNAL O POVO
http://opovo.uol.com.br/opovo/politica/950832.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário