SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 6 de março de 2010

" I SEMANA DA POESIA " EM DESTAQUE NO DIÁRIO DO NORDESTE


" Auriberto Cavalcante, coordenador do Chocalho: "a Semana da Poesia é uma iniciativa inédita"
FOTO: GUSTAVO PELLIZZON



LITERATURA

Uma semana dedicada à poesia


" Para os fãs de poesia, o grupo cultural Chocalho realiza, de 8 a 14 de março, a I Semana da Poesia. Entre as atividades estão recitais, encontro de autores e homenagem às mulheres.

A partir da próxima segunda-feira o grupo cultural Chocalho realiza a I Semana da Poesia, em comemoração ao Dia da Poesia, celebrado em 14 de março. Na programação estão incluídos recitais e palestras em escolas e espaços públicos, caminhada e uma homenagem a poetisas do Ceará.

"O Chocalho é um grupo aberto, do qual fazem parte escritores e poetas, mas também artistas plásticos, fotógrafos, músicos, entre outros. Nosso foco, porém, é a literatura, em especial a poesia. Temos como objetivo movimentar a cultura cearense", explica o coordenador do coletivo, Auriberto Cavalcante.

Pelo fato de a I Semana da Poesia iniciar justamente no Dia Internacional da Mulher, os integrantes do Chocalho decidiram inaugurar a programação com uma homenagem a algumas das mulheres importantes para a literatura poética no Ceará. Ao todo, são 12 selecionadas, que irão receber o diploma "Mulher Poesia": Ana Cristina Souto, Beatriz Alcântara, Cândida Galeno (in memoriam), Cristina Santos, Fernanda Quinderé, Henriqueta Galeno (in memoriam), Lêda Maria, Matusaihla de Sousa Santiago, Nilze Costa e Silva, Regine Limaverde e Zinah Alexandrino.

Na ocasião também serão lembrados os 100 anos de rachel de Queiroz e os 250 anos de Bárbara de Alencar. Entre os dias 9 e 12 estão previstas atividades como recitas em escolas das seis Secretarias Regionais de Fortaleza, em terminais de ônibus, praças do centro da cidade e outros locais públicos de interesse cultural.

"Essas passagens pelas escolas são muito importantes. Há uns dois anos fizemos um concurso no Liceu do Ceará. Foram mais de mil poesias em apenas dois dias, várias delas muito boas. É incrível como os jovens se engajam quando se descobrem capazes de produzir versos e entendem que poesia não é algo complicado", recorda Cavalcante.

Ações

O evento mencionado pelo coordenador também aconteceu por ocasião do Dia da Poesia. Segundo Cavalcante, o grupo nunca deixa a data passar em branco. "Nós fazemos ações para comemorar, mas também para transformar esse momento em uma oportunidade de luta. Acreditamos que a literatura e a poesia têm de estar à serviço da liberdade, da igualdade de direitos", enfatiza.

Os dois últimos dias da I Semana da Poesia serão os mais agitados. Para o sábado (13/03) está previsto um recital poético em defesa da comunidade do Titanzinho, recentemente eleita para receber um estaleiro, obra do Governo do Estado. "Já visitamos a área e constatamos que as pessoas ali não querem essa obra", reforça Cavalcante. O recital terá a participação de artistas e moradores do próprio Titanzinho.

À tarde, acontece uma caminhada até a Ponte dos Ingleses, onde acontece outro recital, dessa vez ao pôr-do-sol. A concentração é no Aterro de Iracema.

Por fim, no domingo (14/04) acontece um retiro poético na Casa José de Alencar. Além de reunir escritores e poetas, o evento terá recital, exposição, vendas, lançamentos e trocas de livros. O restaurante de comida regional que funciona no local é uma boa opção de almoço para os participantes.

Na ocasião também acontece a final do concurso Musa dos Poetas do Ceará. "O grupo até recebe críticas em relação a esse concurso, mas nosso interesse é movimentar a cena da poesia no Estado. E a eleição da Musa cria um fato, gera uma movimentação. Isso é o que importa", garante o Cavalcante.

No dia 14 também será lançado o I Festival Intercolegial de Poesia, aberto a todas as escolas públicas e privadas do Ceará. Ao final, será editado um livro com os textos selecionados. "Será a primeira antologia poesia estudantil do Estado. Queremos lançá-lo no dia 25/07, Dia do Escritor. Tentaremos conseguir apoio de entidades ligadas à educação. Para divulgar e arrecadar recursos visitaremos algumas cidades, como Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Quixadá, Limoeiro do Norte, além de Fortaleza. A Secretaria de Cultura de Maracanaú, por exemplo, já nos garantiu apoio", comemora Cavalcante.

O coordenador do Chocalho ressalta que a I Semana da Poesia é uma iniciativa inédita. "Nenhuma entidade, nem mesmo a Secretaria de Cultura do Estado, dedicam uma semana inteira à poesia. Defendemos que ela não é algo exclusivo da intelectualidade. A poesia está presente no nosso cotidiano".

Fique por dentro
Conheça o Chocalho

Em agosto de 2009, o Chocalho comemorou 25 anos de existência. Para marcar a data, foi lançada a revista Badalo, que resgata um pouco da história do grupo. O início das atividades do Chocalho, em 1984, deu-se com o lançamento do "Manifesto Água de Chocalho", um documento político literário com as premissas do coletivo, que contemplam questões tão diversas como arte, política e meio ambiente (o texto exalta fortemente, por exemplo, as eleições diretas, frente à então ainda vigente ditadura militar no Brasil). Desde então o objetivo do Chocalho tem sido de defender e divulgar a cultura e a produção cultural, especialmente a cearense. Para tanto, o grupo edita e lança livros e jornais; promove exposições, realiza recitais, festivais e outros eventos em locais públicos, voltados à área da cultura, em especial da literatura e da poesia. Entre as conquistas recentes está o I Congresso de escritores e Poetas do Ceará (2008), cuja segunda edição deve acontecer este ano, de 23 a 25 de julho. Destaque-se também o Prêmio Jáder de Carvalho (também em 2008), voltado para estudantes universitários. No total, foram distribuídos R$ 3.500 em prêmios."

Programação

08/03

A partir das 9h - Abertura da I
Semana de Poesia, com entrega do diploma "Mulher Poesia". Semifinal
do concurso "Musa dos Poetas do Ceará 2010"
Na Casa de Juvenal Galeno
(R. General Sampaio, 1128, Centro). 3252-3561

13/03

10h - Recital poético em defesa do
Titanzinho (na comunidade)
15h - Caminhada poética (concentração no Aterro de Iracema)

14/03

A partir das 10h - Recital durante o
Retiro Poético. Lançamento do
I Festival Intercolegial de Poesias
11h - Final do concurso "Musa dos
Poetas do Ceará 2010"
Na casa José de Alencar
(Av. Washington Soares, 6055,
Messejana). 3276-2379

Informações:
grupochocalho.blogspot.com


LEIA NO DIÁRIO DO NORDESTE
CADERNO 3
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=746425

Nenhum comentário:

Postar um comentário