SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 24 de março de 2010

INSEGURANÇA: MAIS PRESOS FOGEM


Detentos escaparam do prédio da superintendência cavando um buraco no banheiro da cela (Foto: Mauri Melo)

" Em plena superintendência, detentos cavam buraco e fogem
Nem na Superintendência da Polícia Civil o esquema de segurança funcionou. Dois detentos conseguiram escapar no último fim de semana. Um deles é filho de um Policial e já se apresentou..."


" Dois homens que estavam detidos na sede da Superintendência da Polícia Civil, no Centro, fugiram no último fim de semana. Um deles se arrependeu da fuga e já se apresentou. O outro continua foragido. A dupla conseguiu escapar da prisão cavando um buraco no banheiro da cela, que fica no Departamento de Inteligência Policial (DPI). A parede do banheiro dá acesso à área externa do prédio. Os detentos pularam o muro.

A fuga foi na madrugada de sábado, 20, mas só foi confirmada ontem pelo superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas. O preso que se apresentou é filho de um policial militar e teria envolvimento com drogas. O outro foi preso pelo crime de estelionato. Segundo Dantas, os dois estavam detidos na Delegacia de Capturas e foram transferidos para a sede da Superintendência da Polícia Civil porque corriam risco de morte.

Ainda de acordo com Dantas, o que foi detido por estelionato corria risco por ter “denunciado o comportamento de outros presos”. “E o outro é por ser filho de policial. É comum implicarem”, diz. “Sempre que um preso corre risco de morte a gente toma logo uma providência. Tira de uma unidade e coloca em outra”, acrescenta o superintendente.

Um inquérito policial será instaurado para apurar se houve facilitação por parte dos policiais que estavam de plantão. “Nós achamos que eles foram, no mínimo, negligentes”, diz o superintendente. Questionado sobre a segurança no prédio da Superintendência, Dantas disse que não poderia falar sobre o assunto por se tratar de um tema estratégico.

O filho do policial militar teria se entregado a pedido do pai, após um telefonema dado em Teresina, no Piauí. Dantas não confirma a informação. “A gente ainda está apurando. Tem muita especulação”, comenta. Segundo o superintendente, ele havia sido preso por ter roubado um celular. O roubo seria para comprar drogas. “Ele é dependente químico, já fez até tratamento”, comenta."

(Tiago Braga)


EMAIS

- A sede da Superintendência da Polícia Civil fica na rua do Rosário, no Centro. O Departamento de Inteligência Policial (DPI) fica no primeiro andar do prédio. Ao todo, são cinco andares.

- O superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, não divulgou o nome dos foragidos. “É uma situação em que os nomes têm de ser preservados”, diz, referindo-se ao fato deles correrem risco de morte.

- Também no último fim de semana, sete presos fugiram do 13º Distrito Policial (DP), no bairro Cidade dos Funcionários. As grades da janela foram serradas pelos presos. Segundo os policiais que estavam de plantão, ninguém percebeu a movimentação estranha por causa do barulho de chuva no teto de metal da delegacia.

- As novas instalações do prédio do 13º DP foram inauguradas há cinco meses. Na época, o próprio governador Cid Gomes apontou a unidade como delegacia modelo. Antes da reforma, a delegacia havia registrado duas grandes fugas, em 2007 e em 2009."

JORNAL O POVO
http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/965389.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário