SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 26 de março de 2010

INSTITUTO DE ARQUITETURA DO BRASIL É CONTRA O ESTALEIRO NO TITANZINHO



" IAB-CE é contra estaleiro na praia do Titanzinho..."

" O Instituto dos Arquitetos do Brasil, departamento do Ceará, reunido, nesta manhã, no auditório da Faculdade de Arquitetura da UFC (Benfica), divulgou seu posicionamento sobre o projeto do estaleiro Promar. A entidade é contra a localização do empreendimento na praia do Titanzinho (Bairro Sreviluz).

“Procuramos ser concisos e propositivos em nosso parecer sobre o assunto. Nossa posição é que a praia do Titanzinho é inadequada para atividade como a de um estaleiro”, disse para o Blog o presidente do IAB-CE, Odilo SAlmeida.

Segundo adiantou, após várias análises, o IAB constatou também que a proposta do estaleiro “está carente de detalhamento”. Ele dissse que não há projeto de estudo de viabilidade. A área desejada pelo Governo do Esado para o empreendimento faz a inteligaçao dos principais polos turísticos da cidade, tem grande valor imobiliário implícito e, como tal, deve, em visão de longo prazo, ser alvo de uma operação urbana consorciada – instrumento jurídico aplicado há mais de 50 anos no mundo inteiro e previsto no Estatuto das Cidades.

Ou seja, o Titanzinho tem que passar por uma uma “requalificação urbana direcionada para o turismo, comércio, serivços e moradia, sem que se retire a população local, que precisará ganhar habitações adequadas”. Conforme o IAB-CE, uma operação urbana consorciada no local abrangendo espaço bem maior.

O Instituto também sugere a retirada da tancagem do Mucuripe, o que há muito é prometido pelo governo estadual. Há espaço para essa tancagem na área do Porto do Pecém (São Goinçalo do Amarante).

“Pensado dessa forma, em longo prazo, não temos dúvidas de que será melhor para a cidade, para a população local e melhor do ponto de vista econômico, pois Fortaleza aumenta a cada ano a sua participação do turismo”, complementou Odilo Almeida.

A divulgação do parecer do IAB-CE foi seguida de debate e contou com a presença ainda da cúpula do Crea-CE e de vários segmentos da comunidade teécnica e cientifica, professores, estudantes e arquitetos.

VAMOS NÓS – Eis um dado a mais nessa polêmica que foi criada em torno do futuro estaleiro Promar. Resta saber o que dirá o governador Cid Gomes, que, inclusive, cancelou sua agenda por estar gripado."

BLOG DO ELIOMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário