SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 12 de março de 2010

" TITANZINHO NÃO É A ÚNICA OPÇÃO "...


" Vereadores, durante visita ao estaleiro Inace. Apesar de não ter participado da concorrência da Transpetro, empresa diz que poderia fazer navios."
(Foto: Edimar Soares)

" Vereadores vislumbram alternativa para estaleiro
Em visita à Inace, estaleiro instalado em Fortaleza que já produziu embarcações para a Marinha, vereadores concluem que o Titanzinho não é a única opção..."

Thiago Paiva
Especial para O POVO
thiagopaiva@opovo.com.br
12 Mar 2010 - 01h25min

" Após visita às instalações da Indústria Naval do Ceará (Inace), estaleiro já instalado em Fortaleza, vereadores da Câmara Municipal chegaram à conclusão de que seria possível pensar em alternativas ao Titanzinho, local que hoje é motivo de divergências sobre a instalação de um empreendimento similar, mas bem maior, para a construção de navios gaseiros.

A conclusão dos vereadores, porém, se dá mesmo sem uma ideia certa de como viabilizar uma mudança de planos para possibilitar que a Inace, que não participou da concorrência da Transpetro, construísse os navios. O estaleiro que deve fazer as embarcações é um empreendimento ainda virtual denominado Promar Ceará, dos mesmos donos do estaleiro Atlântico Sul, já instalado em Pernambuco.

O grupo de vereadores tinha como objetivo avaliar o funcionamento do local e a dimensão dos impactos que um aparelho naval causa em seu entorno. O presidente da Câmara, Salmito Filho (PT) - que subscreveu o requerimento da visita e que defende o estaleiro no Titanzinho - não compareceu.

O presidente da Inace, Antônio Gil Bezerra, afirmou categoricamente que a empresa tem a ``capacidade e autonomia`` para a construção dos navios. Segundo Bezerra, seria necessário um investimento de R$ 50 milhões para a construção dos diques onde atracariam as embarcações para o processo de acabamento. Os custos do estaleiro no Titanzinho podem chegar a R$ 250 milhões.

No local, durante a visita foi possível observar sucatas, entulhos de ferragens, cheiro de ferrugem. Apesar do aparente cenário de degradação, porém, Bezerra garante que os únicos impactos que a indústria causa é ``o barulho e a extinção da praia``.

O vereador Acrísio Sena (PT) definiu o ambiente como ``absolutamente incompatível com o mundo urbano habitável``, mas se disse ``feliz`` com a visita, que possibilitou a ``sinalização de alternativas técnicas dentro de Fortaleza``. ``Ficamos o tempo todo presos a uma discussão dos interesses econômicos de uma empresa, que dizia não haver outra possibilidade``, disse.

O vereador João Alfredo (PSOL) afirmou que a possibilidade ``desmente o discurso oficial``. Alfredo disse que essa informação de que ``alternativas existem`` deve ser levada ao conhecimento da população.



EMAIS

- O vereador João Alfredo (PSol) criticou ontem o posicionamento ``preliminar`` da seccional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) sobre a possível construção de um estaleiro em Fortaleza. O vereador disse, durante sessão na Câmara Municipal, que a OAB-CE, através de sua atual direção, pode vir a ``indicar os meios jurídicos para viabilizar a construção do estaleiro na praia do Titanzinho``.

- "Eu já vi a OAB em momentos melhores que esse", disparou o vereador.

- Alfredo se referia ao fato de, apesar de o parecer técnico da OAB ainda não ter sido divulgado, o presidente da Ordem, Valdetário Monteiro, ter revelado que a opinião "preliminar" da entidade é favorável à construção do estaleiro no Titanzinho - considerando ``a geração de empregos para uma população necessitada".

- A OAB-CE promete divulgar na próxima terça-feira um parecer sobre o caso estaleiro. Segundo Laércio Noronha, da comissão de urbanismo da entidade, será um parecer "apenas técnico", sem "ideologizar" a discussão.

- O secretário de Meio Ambiente do Município, Deodato Ramalho, enviou ofício à OAB solicitando ter acesso aos estudos que estão sendo feitos para o parecer. Deodato, também advogado, faz oposição ao grupo de Valdetário na entidade e é contrário ao estaleiro no Titanzinho."

LEIA NO JORNAL O POVO
http://opovo.uol.com.br/opovo/politica/961636.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário