SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 26 de março de 2010

" TRANSPORTE ESCOLAR EM PAU-DE-ARARA"






" O TRANSPORTE ESCOLAR em Acopiara ainda é feito de forma irregular em camionetas pau-de-arara. Os alunos sentem dores nas costas e indisposição para os estudos..."
FOTO: HONÓRIO BARBOSA

" O problema de conduzir estudantes em veículos inapropriados continua sendo uma realidade no Interior..."

" Acopiara. Na região Centro-Sul, o ano letivo chega ao segundo mês de aula e uma realidade que atinge a maioria dos alunos de escolas públicas permanece: a precariedade do transporte escolar. Só nesta cidade e em Icó são conduzidos diariamente 12 mil alunos. Em todo o Centro-Sul, são cerca de 30 mil alunos em caminhões pau-de-arara, por dia. A maioria utiliza camionetas e caminhões tipo pau-de-arara, que causam desconforto e insegurança.

A precariedade do transporte escolar atinge todos os municípios da região. Alunos sentados em tábuas de camionetas e caminhões trafegam nas ruas das cidades e em estradas de chão ou mesmo em rodovias asfaltadas. O risco é constante, apesar dos cuidados em colocar madeiras nas laterais. O desconforto é enorme. A coberta dos veículos evita a incidência direta do sol, mas não diminui o calor.

Quando os alunos chegam à escola depois de cerca de uma hora de viagem ou mais, estão cansados. "É ruim porque doem as costas", disse a aluna Eliana Moreira. Exaustos, o rendimento de aprendizagem cai. "O desconforto prejudica na atenção dos estudantes", observa a professora Francisca Souza.

As irmãs Lúcia e Cristiane Ferreira, que moram na localidade de Três Bodegas, em Icó, todos os dias fazem o percurso de casa para a escola, utilizando uma camioneta. "É muito ruim", disse Cristiane. "O melhor seria um ônibus". Crianças e adolescentes viajam juntas, dividindo o mesmo espaço. Os alunos concordam que o transporte ruim prejudica no aprendizado. "A gente chega cansado, com o corpo doído", disse o estudante Carlos Custódio. "É o jeito viajar no caminhão, mas os nossos pais ficam preocupados".

Os pais também ficam apreensivos quando os filhos saem para a escola. "É o jeito deixar, mas fico rezando para que não aconteça nada", disse a dona-de-casa, Josefa Lima, da localidade de Umari, zona rural de Acopiara. "Eu entrego nas mãos de Deus e peço cuidado".

Os secretários de Educação admitem a precariedade do sistema. "O nosso objetivo é mudar essa realidade", disse o secretário de Educação de Acopiara, Vicente Pereira de Araújo Júnior. "Não é fácil, mas estamos nos esforçando". "O sistema é ruim e traz desconforto para os alunos", admite o secretário de Educação de Icó, Getúlio Oliveira. "A má qualidade na condução dos estudantes pode dificultar a aprendizagem".

Para mudar essa realidade, Oliveira disse que a Secretaria vai elaborar um projeto de nucleação das escolas, isto é, construir unidades de ensino polos para que possam receber alunos de uma determinada região. Dessa forma, o deslocamento dos estudantes seria em percursos reduzidos.

Atualmente, alguns alunos percorrem estradas carroçáveis, ruins, em trechos de até 30km para chegar à escola. "Esses estudantes não podem apresentar bom rendimento", observa Oliveira. "Precisamos mudar essa realidade".

Segundo o secretário de Educação, a Prefeitura de Icó está investindo na aquisição de novos ônibus escolares. "Em breve, vamos receber quatro ônibus. Serão três doados pelo Ministério da Educação e um pelo Governo do Estado". A Prefeitura também vai adquirir um veículo novo, um ônibus apropriado para a condução dos alunos. Os secretários esclarecem que não dá para renovar a frota em curto prazo, pois a maioria dos veículos é alugada e pertence a particulares. "Aos poucos, vamos exigir a contratação de ônibus", anunciou Oliveira.

A rede municipal de Icó tem cerca de 17 mil alunos matriculados no Ensino Fundamental e 50% utilizam o transporte escolar. É responsabilidade também do município o transporte dos estudantes do Ensino Médio, pois há uma parceria com o Estado, por meio da Secretaria de Educação Básica (Seduc).

Em Acopiara, são utilizados 122 veículos no transporte de quatro mil alunos. Há, apenas, quatro topiques e seis ônibus. O restante, ou seja, a maioria utiliza caminhões pau-de-arara. Vicente Júnior disse que a Prefeitura já encaminhou um projeto para liberação de financiamento com recursos do FNDE por meio do Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação, visando à aquisição de seis ônibus. "O Governo do Estado dará uma contrapartida da mesma quantidade de veículos. Estamos aguardando a liberação dos recursos".

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Educação de Icó: (88) 3561. 1508
Secretaria de Educação de Acopiara
(88) 3565. 1956


DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=757307

Honório Barbosa
Repórter

---------------------------------------------------------------------------
O Repórter Honório Barbosa, em matéria para o DIÁRIO DO NORDESTE ( CADERNO REGIONAL, 26 DE MARÇO DE 2010 ), confirma o que o falAÇÃO vem denunciando há muito tempo: FALTA DE RESPEITO PARA COM OS ESTUDANTES DO INTERIOR DO CEARÁ, QUE SÃO TRANSPORTADOS ATÉ DE CARROÇA.
COMO PODEMOS TER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO CEARÁ, COM ESSA REALIDADE ??????????
O TRANSPORTE ESCOLAR DEVER SER UMA RESPONSABILIDADE DOS GOVERNOS MUNICIPAIS,
ESTADUAL E FEDERAL.
COM A PALAVRA " AS AUTORIDADES COMPETENTES."

Um comentário: