SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 10 de abril de 2010

BIENAL DO LIVRO




Cidade

BIENAL DO LIVRO

" Críticas e valores da leitura..."



" Entre atrasos e discursos, a IX Bienal Internacional do Livro do Ceará foi aberta, ontem, no Centro de Convenções.

José Fonteles, médico. Laurinda Teles, psicóloga. Ele presente a sua segunda Bienal. Ela, à primeira. "Gostamos muito de ler", garantem, mesmo assim. Munido de um exemplar do Caderno 3 da última segunda-feira, ele vinha à procura do livro "A Vida Literária no Brasil durante o Romantismo", do historiador Ubiratan Machado. "A gente tem de segurar a carteira". Com todas as características de praxe, começava, assim, mais uma Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Mas a noite de ontem não estaria completa sem os tradicionais discursos e, claro, atrasos na programação. Já com quase uma hora de atraso, eis que se ouve no sistema de som que o acesso ao show do cantor e compositor Erasmo Carlos estaria liberado. Antes previsto para ser feito apenas por convidados, o show "Rock n´Roll", no entanto, ainda demoraria um pouco.

O suficiente, a princípio, para que o apresentador contratado da noite, o jornalista da Rede Globo Tadeu Schmidt, tentasse descontrair o ambiente. Como quando, após constatar o sumiço do CD com os hinos do Ceará e do Brasil, por eles anunciados, dizer que o secretário Auto Filho ofereceria uma cesta de livros de Rachel de Queiroz, a homenageada da Bienal, a quem desse seu paradeiro.

Enquanto lá fora parte do pequeno público que compareceu ao Centro de Convenções permanecia mais animada pelo cortejo de cordelistas, como os irmãos Klévisson e Arievaldo Viana, ou pelo movimento Crítica Radical (divulgando o lançamento da revista "Emancipação Humana", às 17h de hoje, no estande da editora Premius), no auditório principal, Auto Filho tratou de receber os "leitores" com seu habitual discurso..."



MAIS INFORMAÇÕES

IX Bienal Internacional do Livro do Ceará. Até 18 de abril, no Centro de Convenções (Av. Washington Soares, 1141). Grátis. (85) 3261-2022


LEIA MAIS NO DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=766130

Nenhum comentário:

Postar um comentário