SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 28 de abril de 2010

MST ENTRA EM CONFRONTO COM A POLÍCIA


FOTO JORNAL O ESTADO

" MST parte para o confronto na Assembleia Legislativa
Durante a manifestação, deputada Rachel Marques (PT) foi agredida..."


" Tumulto nas galerias da Assembleia Legislativa do Ceará na manhã de ontem. Ao ter a passagem barrada, um grupo de manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) tentou agredir a escolta policial da Casa, inclusive a deputada Rachel Marques (PT), que intercedia por eles. A intervenção deu-se quando os manifestantes tentaram invadir o Plenário 13 de Maio, munidos de instrumentos proibidos pela segurança da Assembleia. Mesmo tendo sido agredida, a parlamentar petista defendeu os manifestantes, e considerou lamentável eles terem sido impedidos de entrar na Assembleia. Segundo ela, o tumulto e o incidente em que foi envolvida poderiam ter sido evitados se os militantes do MST tivessem o acesso liberado.

O deputado Domingos Filho (PMDB), presidente da Assembleia, explicou que todos os grupos que desejem expressar reivindicações são aceitos, desde que não se excedam nos atos. O presidente esclareceu que a intervenção só ocorreu porque a guarda militar percebeu que os sem terra estavam portando instrumentos que poderiam causar lesões em caso de exaltação. Se isto acontecesse, o prejuízo seria ainda maior, concluiu o deputado.

MAIS POLÊMICA
Durante a sessão, Raquel Marques serviu de porta voz do MST. Ela pediu ao governador Cid Gomes (PSB) uma audiência com representantes do movimento. Segundo ela, o Ceará está vivendo uma seca verde e as pessoas que moram no campo passam por necessidades, inclusive relacionadas ao abastecimento de água. “É a agricultura familiar que assegura os alimentos à população. Por isso, o MST deve ser atendido em suas reivindicações”.

Raquel fez ainda uma homenagem ao líder rural José Maria Filho, assassinado na semana passada, em Limoeiro do Norte, com 19 tiros. A deputada apontou que o crime teve características de pistolagem, a exemplo dos que também ceifaram a vida de outros líderes como Chico Mendes e a missionária americana Dorothy Stang.

O deputado Nelson Martins (PT), líder do Governo, disse que não há motivos para confrontos com o MST, uma vez que o governador Cid Gomes (PSB) já recebeu representantes do movimento por várias vezes, e certamente não se oporia a recebê-los novamente. Ele informou que líderes do MST já foram recebidos na semana passada pelo Governo e seus pleitos já haviam sido encaminhados para o atendimento pela Semace, Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Idace. Nelson disse ainda que ligou para o gabinete de Cid e falou com Almircy Pinto, chefe de gabinete, que garantiu marcar uma audiência, ainda sem data definida."

JORNAL O ESTADO
Fabiana Maranhão
da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário