SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 14 de maio de 2010

110 MIL PESSOAS NA FESTA DE N.S. DE FÁTIMA


Multidão de fé: agarradas a terços, orações e muita esperança, milhares de pessoas clamaram, durante todo o dia de ontem, por bênçãos e fizeram agradecimentos à santa
FOTO: TUNO VIEIRA - DIÁRIO DO NORDESTE

" Missas, procissão e visitas ao santuário foram alguns dos momentos vividos pelos devotos da santa"...

"Um dia todo de fortes emoções e de muita fé". Assim ficou definido o 13 de maio de 2010, comemorado ontem pela aposentada Maria Nobre de Sousa, 66, na data consagrada a Nossa Senhora de Fátima. Na procissão e na missa de coroação, estiveram presentes, ao todo, cerca de 110 mil pessoas, segundo a organização do evento.

Assim como Maria Nobre, milhares de devotos fizeram uma quinta-feira de orações, visitas ao Santuário de Fátima, na Av. 13 de Maio, assistiram a missas de hora em hora e outros atos religiosos que culminaram com a coroação da santa na igreja no Bairro de Fátima.

Outra ação marcante nos festejos alusivos à santa foi a procissão acompanhada por cerca de 80 mil pessoas. Elas seguiram o andor, com a imagem de Nossa Senhora, da igreja - às 18h40, na Praça do Carmo - até o santuário. No trajeto, iniciado na Rua Major Facundo, as pessoas ocuparam todo o espaço da rua e também as calçadas. O andor carregado por soldados do Exército e sacerdotes seguiu pelas ruas Meton de Alencar e Barão de Aratanha até alcançar a Avenida 13 de Maio.

Portando velas, terços e pequenas imagens, os participantes caminharam rezando e entoando cânticos. À medida que a procissão seguia, os moradores das residências situadas no percurso também se integraram ao cortejo.

Idosos, jovens ou crianças, não se distinguia faixa etária nem tampouco cor. Gente de todos os tipos se misturava numa multidão tocada pela fé e o prazer de venerar a santa de sua devoção.

No santuário

Enquanto aguardavam a chegada imagem de Nossa Senhora para o ato litúrgico e a consequente coroação, os devotos ocupantes da Praça Pio IX e do entorno do santuário, aproximadamente 30 mil pessoas, assistiram ao show do sanfoneiro Waldonys, que, cantando forró e músicas de cunho religioso, agitou a multidão.

"Estamos gratificados por esta imensa massa aqui presente. Em 2009, tivemos cerca de 80 mil pessoas. Neste ano, batemos o recorde e tudo graças ao poder de Nossa Senhora de Fátima, que é venerada por multidões", disse Maria Teresa Araújo, integrante do cerimonial.

A fim de aproveitar o evento, camelôs não faltaram no entorno da Praça Pio IX e nas calçadas de acesso à Avenida 13 de Maio, vendendo variados tipos de produtos, que iam de pequenas imagens, velas, terços, santinhos até tipos gastronômicos, caldos, pratos típicos e sanduíches, para faturar um extra.

Chegada

Um dos pontos altos da cerimônia religiosa foi a chegada da imagem ao santuário, quando a multidão presente aplaudiu e acenou com lenços brancos saudando a santa."


ENQUETE
Motivados pela fé...

Aline de Mesquita Facundo
27 ANOS
Estudante

Esta é a primeira procissão de que participo. O número de pessoas presentes me surpreendeu, fico feliz

Alexandre Bezerra Autran
39 ANOS
Engenheiro

Sempre acompanho a imagem de Fátima, minha santa de devoção, a quem agradeço pelas graças alcançadas

Ana Rosa Alves
42 ANOS
Comerciante

Eu já participo dos festejos do 13 de maio há cinco anos. Aproveito para renovar minha fé e sentir paz no coração

Ligia de Oliveira
59 ANOS
Advogada

ESTE ATO é muito importante para o católico. Serve também para uma reflexão sobre os poderes de Fátima."

DIÁRIO DO NORDESTE
ADALMIR PONTE
REPÓRTER
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=785038

Nenhum comentário:

Postar um comentário