SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 5 de junho de 2010

" GESTOS QUE NOS FAZEM HUMANOS "





" GESTOS QUE NOS FAZEM HUMANOS..."

Por Antonio Mourão Cavalcante


" Cristo fez um extraordinário milagre. Curou dez homens leprosos. Um deles, samaritano, voltou para agradecer a saúde retomada. E, Jesus perguntou: “Não foram dez os limpos? E onde estão os outros nove?”
Apenas um voltou… Aquele mostrou gratidão. Reconheceu o bem que tinha recebido. Declarava o quanto estava feliz. O que terá acontecido com os outros logo que se sentiram curados? Voltaram imediatamente para suas famílias, comemorando a vitória? Quiseram, simplesmente, esquecer o que tinham passado?

Por que é tão difícil voltar e agradecer? Por que resistimos a volver e expressar o contentamento a quem nos ajudou?

Com certeza a gratidão nos torna mais humanos. Quebra o egoísmo que teima em nos fazer vencedores, quando outras pessoas, preservando o anonimato, nos possibilitaram o êxito. Saber partilhar. Dizer o quanto ficamos felizes com o braço estendido ou o colo disponível para o pranto que sofremos.

Precisamos de mais gestos de gratuidade. Não pode ser sempre na base do “toma lá, dá cá.” A vida não é um grande negócio, mas uma grande viagem. As relações humanas não podem ser baseadas unicamente numa troca de interesses. Pobres os que tem como riqueza apenas o dinheiro.

Começar em casa. Gratidão aos da família que nos criaram e passaram valores que marcaram nossa vida. Gratidão à professora que nos alfabetizou. Gratidão à longa lista de professores que pontuaram nossa estrada. Aos cuidados de saúde que recebemos naqueles momentos em que o corpo quis falhar. Aos médicos, ao pessoal técnico. Aos religiosos que rezaram por nós. Aos cozinheiros que preparam tanta coisa gostosa, em milhares de refeições ao longo da caminhada.

Em verdade, temos muito a quem agradecer. Os essenciais e os simples. Os anônimos e aqueles que nos deram nome. O caminho precisa ser de mão dupla. Assim como desejamos que nos ajudem, precisamos expressar o muito obrigado. “É impossível ser feliz sozinho…”

Jesus, aquele que tanto entendia os seres humanos, também estranhou: aonde estão os outros?…"


FONTE BLOG DO MOURÃO
Antonio Mourão Cavalcante -Médico e antropólogo e professor universitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário