SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 21 de julho de 2010

NOTÍCIAS DO II CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ


Encontro

" Literatura e agitação
Para promover a literatura do Estado será realizado o II Congresso de Escritores, Poetas e Leitores do Ceará. Serão três dias de discussões sobre os caminhos do mercado livreiro."


Isabel Costa - especial para O POVO


Para discutir a história da literatura, o mercado editorial e as políticas públicas de fomento à leitura será realizado, a partir de sexta-feira (23), o II Congresso de Escritores, Poetas e Leitores do Ceará. Com 26 anos de história, o Grupo Chocalho vai promover o evento seguindo a linha de agitação e reflexão. “A questão editorial é muito complexa, por que passa pelas políticas públicas. A gente tenta ampliar e democratizar a discussão”, explica o organizador Auriberto Cavalcante.


Durante os três dias de congresso não devem ser discutidas apenas as questões relativas a produção e circulação de livros impressos. A utilização de novas mídias é um dos pontos altos com debate que ocorrerá na manhã de domingo (25). Uma das participantes será a jornalista, escritora e blogueira Luiza Helena Amorim. “O blog é uma ferramenta interessante. Muitos pesquisadores estão me encontrando através do meu blog. Facilita o acesso das pessoas”, pontua Luiza Helena, que teve sua estreia literária em 2005 com Adísia Sá, Uma Biografia seguida de Itinerário de Lustosa da Costa. Auriberto Cavalcante reforça: “os blogs são uma forma do autor manter o diálogo com o leitor, representam um avanço grande para o escritor e para o jornalista”.


O congresso será estendido até domingo (25). Uma data escolhida especialmente, pois é comemorado o Dia do Escritor. Na ocasião, serão homenageadas pessoas e entidades que são destaques no meio artístico e contribuem com o crescimento da literatura cearense. O cronista Airton Monte, a Academia de Artes e Letras do Nordeste (Alane), o ministro Ubiratan Aguiar e o poeta Carlos Augusto Viana são alguns dos nomes que receberão o título de Destaque Cultural.


A origem
Surgido em julho de 2008, o encontro era chamado apenas de Congresso de Escritores e Poetas do Ceará. De acordo com Auriberto Cavalcante, a inclusão do leitor na discussão se deve pela necessidade de estimular o público consumidor. “Sem leitor, não existe escritor”, reforça. Para incentivar a formação dos leitores o Grupo Chocalho vem desenvolvendo diversas ações, desde um concurso de poesias para alunos de escolas públicas até a distribuição de publicações. Apenas em 2009 foram mais de 2.000 títulos entregues para crianças e jovens.

SERVIÇO
II Congresso de escritores, poetas e leitores do Ceará. Abertura nesta sexta-feira (23) com credenciamento a partir das 17 horas e cerimonial às 19 horas. O evento continua nos dias 24 e 25, sempre a partir das 8 horas. As atividades serão realizadas no Auditório do Liceu do Ceará (Praça Gustavo Barroso s/n, Jacarecanga). Aberto ao público. Informações no blog .

E-MAIS


Entre as presenças aguardadas para o debate que ocorrerá no domingo (25), está o professor, jornalista e blogueiro Eliomar de Lima, do O POVO."


JORNAL O POVO
Isabel Costa - especial para O POVO
http://opovo.uol.com.br/app/o-povo/vida-e-arte/2010/07/21/internaimpressavidaearte,2022138/literatura-e-agitacao.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário