SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CAMINHADA COM MARIA: FORTALEZA TEM MÃE


"Padroeira da cidade: o andor com a imagem chegou à Catedral Metropolitana de Fortaleza por volta das 20h de ontem, aclamada por uma multidão de romeiros."

FOTO: MARÍLIA CAMELO

ORAÇÕES

" Caminhada com Maria reúne 1,5 mi de pessoas."



" Um "mar" de fiéis invadiu as ruas do Centro da Capital para ver a chegada de Nossa Senhora da Assunção.

A demonstração da fé popular em Fortaleza superou o público de 1,5 milhão de pessoas. Em coro uníssono, famílias inteiras, idosos, crianças e cadeirantes de braços dados percorreram os 12 km da VIII Caminhada com Maria, realizada ontem. Segundo estimativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF), somente nos primeiros três quilômetros de romaria, os fiéis já somavam-se 500 mil.

A procissão em homenagem à padroeira da Capital teve início no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, às 15 horas, no bairro Nova Assunção. De lá, os cristãos seguiram em direção à Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro. Ao longo do caminho, as expressões de fé eram as mais variadas.

"Eu moro em Cruz, distante 246 km da Capital, mas isso não importa porque, há cinco anos, eu venho aqui agradecer a minha vitória contra o câncer de mama. Eu não tive de retirar meu seio esquerdo", declarou Aurineide Sales.

A Arquidiocese de Fortaleza, organizadora da caminhada, disponibilizou vários diáconos, que ficaram espalhados em pontos estratégicos. Filas que atravessaram a Avenida Leste-Oeste em sua largura eram vistas por conta das bênçãos oferecidas aos cristãos pelos diáconos.

"É bom sentir e escutar a palavra do senhor, acalma a alma", disse o romeiro Otacílio Freire.

O coordenador geral do evento, Afonso Ibiapina, viu com muita satisfação a união dos cristãos, materializada na quantidade de seguidores que se multiplicam ano a ano. Porém, atentou para a dificuldade de apoio das esferas governamentais no sentido de conseguir infraestrutura para o evento.

"É uma temeridade contarmos apenas com uma ambulância do Corpo de Bombeiros para essa caminhada. As outras seis unidades de emergência médica são particulares". Ele atentou para a importância de os gestores se apressarem a fim de dar solução a essa necessidade, tendo em vista que o Ceará é um dos estados que mais atraem romeiros. "Fortaleza também é uma das capitais da fé no País".

Expressão fraterna

A chegada do andor à catedral foi por volta das 20h, recebido pelas palmas dos milhares de fiéis que se aglomeraram nas vias de acesso ao templo. "Isso aqui é a expressão fraterna de um povo que tem Maria como exemplo de discípula de Cristo", declarou o arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.

TESTEMUNHO DE FÉ
Motorromaria pela crença

Há exatos sete anos, é realizada uma motorromaria em homenagem à Nossa Senhora de Assunção. Nesse sábado, pôde-se ver que a expressão de fé dos motociclistas, a cada ano, é maior. Um total de mil motos fizeram o percurso que saiu da Catedral Metropolitana de Fortaleza até o Santuário de Nossa Senhora de Assunção.

Todos os anos, o evento impressiona e emociona pela organização e perseverança da fé. O comerciante José Lídio da Cruz, 43 anos, é um exemplo, pois mora no Quintino Cunha e, pela primeira vez, participou da romaria. "Minha fé me motivou a participar e a acreditar na paz e na harmonia da família".

Antes da saída, em frente à catedral, uma pausa para a bênção. O pároco Clairton Alexandrino deixou uma mensagem de fé para todos os presentes e reafirmou o sentido daquela caminhada. "Queremos provocar uma reflexão nos fiéis para que se tornem discípulos e missionários de Jesus Cristo. Isso, tendo como exemplo Maria, modelo da mais perfeita discípula de Jesus", enfatizou.

A chegada dos motorromeiros ao santuário foi com muita animação. O padre Francisco Sales, também pároco do lugar, abençoou os capacetes dos participantes e, em seguida, foi celebrar a missa. A santa foi coroada no fim dos festejos.

ENQUETE
Busca de respostas

Maria Osana Cruz Souza
57 ANOS
Doméstica

"Isso aqui para mim é uma demonstração de vida, amor e crença na família. Deus está em cada um de nós"

Auricélia Silva
21 ANOS
Autônoma

"Esta é a minha primeira vez aqui. Eu vim pedir luz à Virgem Mãe para me orientar quanto à minha vocação"."


THAYS LAVOR
REPÓRTER
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=833059

Nenhum comentário:

Postar um comentário