SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

DEBATE: CRÍTICAS E DENÚNCIAS SEM RESPOSTAS


" Lúcio adotou estilo cáustico."


" A cadeira vazia de Cid Gomes.

" VIATURAS E CRIATURAS "

" Sem a presença do governador Cid Gomes (PSB), o candidato que lidera as pesquisas, ocorre o debate da TV Jangadeiro, sob mediação do jornalista Nonato Albuquerque. Quatro candidatos participam: Marcos Cals (PSDB/DEM), Lúcio Alcântara (PR/PPS), Marcelo Silva (PV) e Soraya Tupinambá. Após a apresentação de vídeos sobre os candidatos, Nonato informou que Cid não comparceu nem mandou nota justificando a ausência. Conforme post deste Blog, o governador está jantando com convidados da II Conferência Internacional sobre Clima, Susterntabilidade e Desenvolvimento de Regiões Semiáridas, que se encerra nesta sexta-feira, no Centro de Convenções.

Bem que Marcos Cals tentou indagações sobre temas polêmicos como segurança, mas reclamava que não adiantava pois quem deveria responder era o governador. Fez um pinguepongue então com Lúcio Alcântara, que batia na gestão atual. Lúcio disse que Cid se elegeu “pendurado” na segurança e acabou cometendo um “estelionato eleitoral”. Referiu-se a gastos exagerados com o Ronda do Quarteirão. Seria, no caso, uma “síndrome do novo rico”.

“O governador investiu muitas na viaturas e se esqueceu das criaturas”, ironizou”. Disse Lúcio que não há confiança no sistema de segurança e o secretário (Roberto Monteiro) não confia no seu superintendente de Polícia Civil (Luis Carlso Dantas)."

---------------------------------------------------------------------------


" Lúcio adotou estilo cáustico."

" Pelo que vimos do debate, Marcos Cals e Lúcio Alcântara aproveitaram a ausência do governador para tentar reforçar o discurso de oposição. Lúcio nos pareceu bem diferente daquele “Paz e amor” do passado e age bem mais incisivo contra a gestão atual, dentro de um bloco em que candidato pergunta para candidato.

Soraya Tupinambá voltou a atuar mais academicamente, falando e usando expressões como “governança”. Já Lúcio bateu duro na Controladoria Geral do Estado, que, conforme avaliou, está “suceateada”. Disse que o governador “nadou de braçadas porque não teve oposição.” E citou que Cid teria muito que explicar em casos como as licitações par a reforma do Castelão e compra de Hilux, o que foi veiculado pela imprensa sulista.

Esse quadro exposto por Lúcio levou Soraya a lamentar a extinção de um conselho da sociedade que existia. Ela, no entanto, não poupou Lúcio de lembrar que ele tenha sido parte desse “gverno mudancista” (Referência à Era Tasso Jereisssati).

Marcelo Silva, falando sobre desmatamento no Estado, criticou o Governo: para ele, há muita timidez nessa área. Disse não concordar, por exemplo, com siderúrgica tendo carvão mineral como combustível no momento em que se busca preservar a natureza contra o avanço do CO2."

-----------------------------------------------------------------------------

Marcelo Silva, em suas considerações finais, lamentou a ausência de Cid Gomes e também de candidatos como Natividade (PCB) e Gonzaga (PSTU). “A nossa candidatura visualiza acima de tudo uma participação maior da sociedade”, além de vislumbrar uma gestão sem assistencialismo. Criticou a democracia brasileira, que continua “capenga” . Referiu-se ao pouco espaço dado na propaganda eleitoral gratuita para os pequenos partidos. Prometeu um Governo descentralizado e transparente, priorizando mais o Interior, onde tem índices maiores de pobreza, buscando nova forma de gestão para o Estado.

Lúcio Alcântara agradeceu a direção da TV Jangadeiro, lamentou a ausência de Maria Natividade (PCB) e GHonzaga (PSTU) e bateu na ausência de Cid: mostra a forma com que ele atua politicamente, de forma prepotente. Disse que nunca faltou a um debate e que, como governador, sempre soube conviver com a crítica. Reiterou que teve uma vitória que foi o pleito contando com vários candidatos e não só um postulante. Lúcio falou sobre Dilma Rousseff e disse que quer dar continuidade ao projeto Lula, fazendo um Brasil operoso e justo."


FONTE:
BLOG DO ELIOMAR DE LIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário