SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 14 de agosto de 2010

FESTA DA ASSUNÇÃO DE MARIA


Artigo


" Amanhã, 15 de agosto, celebramos a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Contemplamos neste dia o mistério da passagem de Maria deste mundo para o Paraíso: celebramos, poderíamos dizer, a sua “páscoa”. Como Cristo ressuscitou dos mortos com o seu corpo glorioso e subiu ao Céu, assim a Virgem Maria, a Ele plenamente associada, foi elevada à glória celeste com toda a sua pessoa. A festa da Assunção constitui para todos nós uma ocasião útil para meditar acerca do sentido da existência humana na perspectiva da eternidade. É oportuno para nós cristãos lembrar que é o Céu a nossa habitação definitiva. Nossa cidade de Fortaleza é especialmente associada com a Assunção de Nossa Senhora.


Segundo Raimundo Girão: “Ao tomar posse, (1654) em nome das autoridades portuguesas, do forte Schoonenborch, o primeiro ato que praticou Álvaro de Azevedo Barreto foi mudar esse nome flamengo para o de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção”. A imagem da Santa veio de Portugal em 1857. Essa imagem foi doada ao quartel pela Arquidiocese de Fortaleza. Em 1951 o quartel voltou ao culto de Maria e passou a abrigar a imagem de Nossa Senhora da Assunção. A Fortaleza foi restaurada em fins do século XlX. Batizada com o nome de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção em louvor a padroeira da cidade.



A festa de Nossa Senhora da Assunção é uma das mais antigas da Igreja Católica, Há mais de 1.500 anos, na Igreja Romana, os fiéis festejam este mistério e privilégio concedido à Santíssima Virgem de ter sido elevada ao céu em corpo e alma, logo depois da morte. Sempre foi crença pacífica na Igreja que o corpo da Virgem Maria não podia estar sujeito à corrupção, mas devia ser glorificado junto com a alma na glória celeste.


A Assunção de Maria foi solenemente definida como dogma católico no 1º de novembro de 1950 pelo papa Pio Xll. O Concílio Vaticano ll retomou a doutrina definida quando afirmou que “a Imaculada Virgem foi elevada em corpo e alma à glória celeste”."



BRENDAN COLEMAN MC DONALD
Padre redentorista
JORNAL O POVO
http://opovo.uol.com.br/app/o-povo/opiniao/2010/08/14/int_opiniao,2030569/festa-da-assuncao-de-maria.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário