SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

TVC SOB O CONTROLE DA CASA CIVIL


AUTO FILHO - SECRETÁRIO DE CULTURA DO CEARÁ

AURIBERTO E AUTO FILHO NA ABERTURA DO II CONGRESSO DE ESCRITORES POETAS E LEITORES
GUTO BENEVIDES PRESIDENTE DA TVC


Política cultural

TVC SOBRE O CONTROLE DA CASA CIVIL... VOCÊ CONCORDA ???

ENTRE NESSE DEBATE...


Sobre a televisão


" Descontente com as declarações do Secretário da Cultura, Auto Filho, ao O POVO, sobre a TV Ceará, o presidente da emissora, Guto Benevides, rebate as críticas e diz que a transferência da TVC da Secult para a Casa Civil é motivo de comemoração."


Naara Vale - Redação O POVO



" Logo após a publicação da entrevista com o atual secretário da Cultura do Ceará, Auto Filho, no último domingo, O POVO foi procurado pelo presidente da TV Ceará, Guto Benevides. Ele contestou as justificativas do titular da Secult sobre a transferência da emissora, antes sob gerência da Cultura, para a Casa Civil. Segundo Guto, as respostas do gestor não são verdadeiras e surpreenderam toda a equipe. “Eu acho que ele (Auto Filho) nunca engoliu ter perdido a TVC”, disse.


Para ele, o secretário da Cultura erra quando afirma que a TVC não é uma tevê pública. “A TVC não é uma tevê estatal, como disse o secretário. Ela é pública, sim. A tevê estatal ficaria a serviço do Governo. Eu posso lhe garantir que aqui não há interferência nenhuma do Governo na nossa programação”, rebateu Benevides.


O ponto principal do desgaste foram as dificuldades na aprovação de projetos e encaminhamentos das demandas da emissora, conforme explicou o presidente. “A nossa mudança para a Casa Civil foi fundamental para o êxito do nosso projeto. Quando a gente estava na Secult, era tamanha a burocracia, que as coisas não andavam”, avaliou Guto.


Segundo ele, a decisão de tirar a TVC da gerência da Secult – em setembro de 2008 - foi a forma que o governador Cid Gomes encontrou para manter tanto o secretário da Cultura quanto o presidente da TVC nos seus respectivos cargos, uma vez que, como justificou o próprio governador na Assembleia Legislativa, “o discurso dos dois não estava afinado”. “Ele (Auto Filho) disse que a decisão teve o apoio dele, mas, na verdade, ele não participou de nada. Ele soube pelos jornais. Foi uma decisão do governador”, lembra Guto.


Por telefone, a gerente de programação da TVC, Iolanda Markan, reforçou as críticas às respostas do secretário e disse ser motivo de comemoração a emissora ter saído da gestão da Secult, afinal, as lembranças daqueles tempos nem de longe eram boas. “Aqui estava tudo sucateado. Para se ter ideia, a gente tinha apenas dois terminais de computador para toda a redação”, lembrou. Para ela, o descaso com a TVC era uma questão de falta de interesse do próprio secretário, embora houvesse boa vontade do governador, algo que, conforme Iolanda, foi demonstrado com o investimento de quase R$ 14 milhões na compra de equipamentos para a TVC. “A mudança foi muito favorável. A gente saiu do caos absoluto, do medo que aterrorizava todos os funcionários de que isso aqui fosse desmontado a qualquer momento”, pontuou.


Projetos
Outro ponto rebatido pelos gestores da TVC foi sobre a afirmação do secretário Auto Filho de que a TVC não apresentaria projetos para serem avaliados pela Secult. “O secretário dizer que a gente não manda projeto é uma lástima”, destacou. Segundo ela, o Megafone, programa realizado pela ONG Encine e veiculado pela TVC, era o único do Norte/ Nordeste com selo de “programa especialmente recomendado para crianças e adolescentes” e está fora do ar há um ano por falta de verbas para produção. Markan explicou que, mesmo com todo o caráter educativo do programa, o tal selo foi negado pela Secult e as dificuldades de conseguir patrocínio de empresas privadas através das Leis de Incentivo à Cultura aumentaram. “Ninguém entendeu porque o selo foi negado”, disse. “Eu imagino que ele tenha tido uma decepção por ter perdido a TVC, mas ele contribuiu pra isso”, concluiu.

E-MAIS

No último domingo, o Vida & Arte Cultura foi dedicado à apresentação das propostas dos candidatos ao Governo do Estado para a área da cultura e fez um balanço da atual gestão, há quatro anos sob o comando do secretário Auto Filho. Uma das páginas dedicou-se a uma entrevista com o gestor da cultura do Ceará, matéria que motivou esta repercussão."
---------------------------------------------------------------------------

falAÇÃO

Durante o II CONGRESSO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DO CEARÁ, na Mesa Redonda
que foi discutido a " Mídia e Literatura Cearense ", foi levantada essa questão:
POR QUE UMA TELEVISÃO EDUCATIVA, CULTURAL " foi transferida para a Casa Civil ???
Antes era subordinada à Secretaria de Cultura...
Se os equipamentos estavam sucateados, o problema é de gestão... falta de recursos...
Para se matar o " carrapato ", não precisa matar o animal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário