SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

IJF ATENDE PACIENTES DE TODO O CEARÁ


IJF


" 67% dos pacientes na emergência são do Interior."

" O aumento do número de pacientes graves vindos do Interior causou a superlotação no IJF. Na emergência, 67% dos internos veio de fora da Capital. A triagem permanece rigorosa. De acordo com a superintendência do IJF, 98% dos pacientes são de alta complexidade."

Mariana Toniatti - O POVO

A média de pacientes do Interior na emergência do Instituto Dr. José Frota (IJF) gira em torno de 48%. Hoje está em 67%. Os dados são da superintendência do hospital. O percentual começou a aumentar em julho, quando a campanha eleitoral teve início. Messias Barbosa, superintendente do IJF, acredita que as festas e comícios tenham aumentado o consumo de bebida alcoólica, o que estaria provocando mais acidentes de trânsito.
Dos 115 pacientes na emergência, 81 estão em macas espalhadas pelos corredores e 77 vêm do Interior. Do total, 45% é vítima de acidente de trânsito. Dentro desses 45%, 70% se machucaram pilotando motos. O POVO publicou com exclusividade a nova crise de superlotação do IJF na edição de ontem e o pedido de exoneração do diretor médico da unidade, Fred Arnauld, e do chefe da emergência, Rommel Araújo. Os dois alegam cansaço e desânimo diante da inoperância do sistema de saúde: a sobrecarga dos hospitais terciários, a baixa resolutividade dos secundários e a negligência dos municípios do Interior.

Ontem o superintendente do IJF, Messias Barbosa, convocou uma coletiva de imprensa sobre o assunto e novamente confirmou o estrangulamento do hospital. “A triagem continua forte na entrada, 98% dos pacientes são realmente de alta complexidade. Nosso problema é a quantidade de paciente grave vindo do Interior. O IJF não aguenta mais um número tão alto”, disse Messias. Na tarde de quarta-feira, entre 15 e 16 horas, O POVO contou sete ambulâncias de municípios do Estado deixando pacientes na porta da emergência: Quixelô, Quixadá, Aracoiaba, Senador Pompeu, Saboeiro, Maracanaú e General Sampaio.

O chefe da emergência, Rommel Araújo, vê uso político do IJF nesse período de campanha. Ele afirmou ao O POVO que estão “usando o IJF de maneira equivocada, comprando voto com a promessa de atendimento”, o que teria piorado muito a situação. Messias confirma a chegada de carros extra oficiais de políticos em campanha, mas diz que os pacientes não passam pela triagem.
Na coletiva, Messias anunciou o nome do substituto de Fred Arnauld. Quem assume a direção médica do IJF é Casimiro Dutra, hoje chefe do centro cirúrgico. Para o lugar de Rommel, não há nomes. Messias chegou a dizer que o atual chefe da emergência “é tão abnegado que se precisasse dele por mais dois anos, ele ficaria”.


E-Mais

A unidade de pediatria do IJF está no térreo, onde, pelo projeto de reforma, deveria ficar a diretoria. As crianças ocuparam o espaço ontem, às 14 horas. No segundo andar, onde estavam até então, foram abertos mais 30 leitos de recuperação para adultos.
Na coletiva de imprensa, Messias Barbosa, superintendente do IJF, voltou a dizer que a única saída para a superlotação do hospital é a abertura de uma unidade de apoio mantida pelo Ministério da Saúde, Governo do Estado e prefeituras do Interior.
A triagem mais rigorosa teve início em abril depois de um princípio de incêndio na caixa de máquinas do IJF. Desde o episódio, um profissional fica na porta de entrada e só permite a entrada de pacientes que se encaixam no perfil terciário. "



FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2010/09/17/interna_fortaleza,2042965/67-dos-pacientes-na-emergencia-sao-do-interior.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário