SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

" COMUNICAÇÃO: OAB CONTRA O CONSELHO "

COMUNICAÇÃO


" OAB declara-se contra Conselho."





" Ricardo Bacelar e Valdetário Monteiro, da OAB-CE, colocaram-se contra o Conselho de Comunicação."
FOTO: ALANA ANDRADE - DIÁRIO DO NORDESTE


" Presidente da entidade, no Ceará, disse que ingressará com ação de inconstitucionalidade caso a lei seja aprovada."

"O indicativo de criação do Conselho Estadual de Comunicação não poderia sequer tramitar na Assembleia Legislativa". A afirmação foi feita, ontem, pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), Valdetário Monteiro, em entrevista coletiva, na sede da entidade.

De acordo com Valdetário, a proposta fere o Artigo 22 da Constituição Federal, o qual determina que compete apenas ao Congresso Nacional legislar sobre as telecomunicações no Brasil. "Nos causou estranheza o conteúdo da lei, que prevê o acompanhamento, fiscalização, deliberação e monitoramento do que é produzido por jornais e emissoras de rádio e televisão".

Conforme Valdetário, trata-se apenas de um indicativo para a criação do Conselho, mas, como já foi aprovado pela Assembleia, "é preciso estar atento, pois o projeto interfere diretamente na liberdade de imprensa e na liberdade de expressão".

Caso a instalação do Conselho venha a ser concretizada, o presidente da OAB garantiu que a entidade fará o ajuizamento das ações cabíveis baseados no princípio da inconstitucionalidade. "Não podemos aceitar algo que vá contra ao que determina a Constituição", declarou.

Valdetário citou ainda o Artigo 220 da Constituição, que prevê que nenhuma lei poderá constituir embaraço à liberdade de expressão. "Somos contra o Conselho", ressaltou.

Para o secretário geral adjunto e presidente da Comissão de Cultura da OAB-CE, Ricardo Bacelar, que também participou da coletiva, a lei é "esdrúxula". Ele disse que o texto apresenta falhas na elaboração, como no ponto em que delega ao Estado a escolha dos representantes da sociedade civil no Conselho. "A proposta nada tem a ver com um conselho de categoria".


Associação

O diretor executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ricardo Pedreira, também posicionou-se contrário à iniciativa da Assembleia Legislativa de aprovação do Conselho. "É absurda e inconstitucional. Tão absurda que o governador certamente não levará o assunto adiante. Nossa Constituição é clara no sentido de impedir qualquer controle sobre a liberdade de expressão. Numa democracia, ninguém pode determinar o que deve ou não ser veiculado pelos meios de comunicação. Pretender esse controle é censura, é autoritarismo".

 
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=871889

Nenhum comentário:

Postar um comentário