SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 21 de novembro de 2010

" ARCEBISPO BRASILEIRO É NOMEADO CARDEAL POR BENTO 16 "

DOM RAYMUNDO E O PAPA BENTO 16

" Arcebispo brasileiro é nomeado cardeal por Bento 16 " 




Fábio Góis


Um brasileiro está entre os 24 religiosos da Igreja Católica a serem nomeados cardeais neste sábado (20) pelo Papa Bento 16. Em cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano, dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida (SP), receberá o título cardinalício simbolizado por um barrete vermelho (espécie de bastão ornamentado). Entre os novos cardeais, 15 são europeus, 2 latinos, 4 africanos, 2 norte-americanos e 1 asiático.


Depois de oficializado o rito, Raymundo, que também é presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano, estará apto a exercer a função que é similar à de ministro de Estado no catolicismo. Amanhã (domingo, 21), a segunda e última etapa da promoção será simbolizada com a entrega de um anel.

Esse é o terceiro “consistório” realizado por Bento 16 na condição de sumo pontífice – o termo é dado às celebrações de promoção de artífices da Cúria Romana. Dos novos cardeais (quatro têm mais de 80 anos), 20 terão direito a voto em caso de conclave – reunião de autoridades da Igreja que escolhem o futuro pontífice em uma eventual sucessão (apenas em caso de morte). Agora, são 121 os cardeais com a prerrogativa, que exige idade inferior a 80 anos.

Participam da solenidade mais de cem cardeais, trajados de vermelho segundo a liturgia, que é celebrada com acompanhamento musical do coral da Capela Sistina. Para o Papa Bento 16, os chamados “príncipes da Igreja” terão papel essencial na condição integrantes do coetus peculiaris – designação para o restrito rol de religiosos com funções especiais junto ao pontífice.

Ontem (sexta, 19), a Cúria Romana enviou para todos os bispos católicos do mundo carta com um programa de ações contra a pedofilia, prática criminosa que abalou a credibilidade da Igreja Católica nos últimos anos, em diversas países. "
 
FONTE: CONGRESSO EM FOCO
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=1&cod_publicacao=35303
 
 
----------------------------------------------------------------------------
 
 
 
BRASIL TEM NOVO CARDEAL
 
 
                                            CONHEÇA UM POUCO DA VIDA DE
 
                                                 DOM  RAYMUNDO DAMASCENO
IMAGEM: http://www.asj.org.br/novidades_detalhes.asp?cod_novidades=5338


CIDADE DO VATICANO -

O arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, é um dos 24 escolhidos por Bento XVI para integrar o Colégio dos Cardeais a partir do Consistório que o Papa realizará no próximo dia 20 de novembro. O anúncio foi feito pelo próprio Papa, após a audiência geral com os peregrinos.

Dom Raymundo Damasceno Assis nasceu em 15 de fevereiro de 1937, na cidade de Capela Nova, MG. Em 1955 entrou para o Seminário Menor, em Mariana, onde cursou o segundo grau e o curso de Filosofia.

Em 1961 foi para Roma, onde cursou filosofia e, em 1965 foi para a Alemanha, onde realizou Curso Superior de Catequese. Dom Damasceno foi ordenado padre em Conselheiro Lafaiete, MG, em 19 de março de 1968. Tem pós-graduação em Filosofia da Ciência pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Depois de ordenado, ocupou as funções de coordenador de catequese da Arquidiocese de Brasília, pároco e chanceler. Foi ordenado bispo no dia 15 de setembro de 1986, em Brasília, atuando como bispo auxiliar e vigário geral.

Dom Damasceno foi secretário-geral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) 1991-1995; secretário-geral da IV Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (Santo Domingo - 1992). Foi Padre Sinodal na Assembleia do Sínodo dos Bispos para a África (1994), na assembleia para a América (1997) e na assembleia para o Oriente Médio (2010).

O arcebispo foi secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 1995 e 2003. É Presidente do Conselho Fiscal da CNBB (2007-2011), presidente da Comissão da Campanha da Evangelização (2003-2007/2007-2011) e membro da Pontifícia Comissão para América Latina.

Nomeado o quarto Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, em 28 de janeiro de 2004, Dom Damasceno tomou posse no dia 25 de março de 2004. É o atual presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

A CNBB divulgou uma nota em que se congratula pela nomeação cardinalícia de Dom Raymundo Damasceno. Esta nova missão "é o reconhecimento do profundo zelo, amor e fidelidade com que o arcebispo serve à Igreja", afirma o texto.

"Dom Damasceno é exemplo de dedicação e de entrega total e irrestrita à missão evangelizadora que a Igreja desempenha em vista à construção do Reino de Deus."

A Conferência episcopal agradece o Papa "por brindar a CNBB com a nomeação de um novo cardeal para o Brasil. Saudamos a Arquidiocese de Aparecida pela insigne honraria concedida ao seu pastor".

"Elevamos a Deus nossa prece fervorosa e agradecida pela vida e ministério de Dom Damasceno, confiando o exercício de sua nova missão à proteção de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil", encerra a nota."


Fonte: http://www.zenit.org/

FONTE:  http://www.asj.org.br/novidades_detalhes.asp?cod_novidades=5338

Nenhum comentário:

Postar um comentário