SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 21 de novembro de 2010

POLÊMICA: PREFEITURAS PERDEM RECURSOS POR CAUSA DA EDUCAÇÃO



 
" Premiados nas notas e nos cofres "

" A ideia de vincular o desempenho escolar dos municípios ao repasse de recursos implantada no Governo Cid tem sido polêmica, mas tem feito prefeitos buscarem alternativas para não perderem verba "
" O Governo Cid conseguiu, durante sua primeira gestão,melhorar índices de alfabetização "
" Mau desempenho dos alunos de escolas públicas é sinônimo de dinheiro a menos no caixa das prefeituras. Por outro lado, boas notas significam bônus em reais para o bolso dos professores e prêmio para os alunos. Foi essa a tática de desenvolvimento educacional do governador Cid Gomes (PSB) para alavancar os índices de educação. "
" No ano passado, pelo menos 70 prefeituras perderam parte de recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) por não atingirem a meta estipulada pelo Governo do Estado para Educação "
" Polêmica, a medida é vista com bons olhos pelo professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Wagner Bandeira Andriola. “É fundamental para que governos municipais possam, de fato, introduzir seriamente políticas locais de melhorias da educação”, disse ele, que é doutor em filosofia e ciências da educação.
Para Andriola, não há motivos para “choradeira” dos municípios, uma vez que os recursos estão lá justamente para “incentivar” e “reconhecer” onde a educação é tratada como algo indutor do desenvolvimento local.
O professor avalia que a educação havia sido deixada de lado e agora se tenta retomar o tema como algo prioritário e até como um “investimento de risco zero”. “Os municípios é que devem ter ações para priorizar a educação”, defendeu.
Já para o ex-secretário de Educação de Fortaleza e também professor da UFC, Idevaldo Bodião, não dá para tratar os municípios de forma igual por não haver uniformidade entre eles, embora ele veja a medida como uma “boa intenção”. “Acho que eles (governo Cid) partem de um princípio de uma forma de organização de empresa. Aí que eu acho que está o erro”.
Do ponto de vista operacional, acrescenta, essa seria a “lógica”, mas do ponto de vista “conceitual, está errado”. “A perversidade é mais visível quando olho para a tarefa do professor. Enquanto na gestão isso é um pouco mais diluído”.
Bodião explica que é como se todos os municípios fossem iguais e homogêneos. “Eu não posso cobrar um prefeito de Parambu ou de Salitre, que são municípios mais pobres, da mesma forma que se cobra o de Maracanaú ou de Eusébio”, considera.

Professores premiados

Para o ex-gestor de Fortaleza, o mesmo princípio, aplicado no pagamento de bônus aos professores em relação ao desempenho de seus alunos também tem um “erro conceitual”. “De transferir a lógica de um processo industrial mecânico, em que o funcionário tem uma relação mecânica e impessoal com o produto do seu trabalho”. De acordo com ele, a relação entre os seres humanos vai para além do controle da produção.
Além disso, existem outros fatores, conforme explicou, para o bom desempenho escolar, como a situação familiar, de moradia, entre outras questões. “Pode parecer o correto, mas não é o justo”.



(Giselle Dutra)


FONTE: JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2010/11/20/noticiapoliticajornal,2067367/premiados-nas-notas-e-nos-cofres.shtml





---------------------------------------------------------------





falAÇÃO


Dinheiro não compra resultados
na Educação...
Investimentos na qualidade
do ensino, nas necessidades básicas
das Escolas,
nos salários dos professores,
resultarão a médio prazo
em melhorias para o ENSINO...

A punição com a redução da arrecadação,
não parece ser justo,
pois historicamente é notório
o fracasso da Educação
e a falta de investimentos
na política educacional pública...

Nenhum comentário:

Postar um comentário