SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 19 de dezembro de 2010

DIÁRIO DO NORDESTE COMPLETA 29 ANOS DE FUNDAÇÃO

IMPRENSA
" De olho no futuro "



" A evolução do Diário do Nordeste sempre foi pautada pela ética, ousadia e foco nas novidades tecnológicas. Assim, foi o pioneiro na impressão em cores, na informatização da redação e na criação de versões específicas para iPhone e iPad "




" O Diário do Nordeste completa, hoje, 29 anos de fundação, consolidando sua vocação para o futuro. O jornal vem estabelecendo metas ousadas de superação e atualização constantes

O editorial da primeira edição do Diário do Nordeste, em 19 de dezembro de 1981, já deixava claro: credibilidade e investimento em novas tecnologias seriam as principais marcas da publicação. Hoje, data em comemora 29 anos de fundação, o jornal se mantém fiel ao projeto de inovar sempre, olhando para o futuro, na busca permanente pelo pioneirismo e a renovação. Inicia-se o ano XXX com a certeza de que novas conquistas virão, sempre pautadas pela ética e pelo compromisso com a informação de qualidade.

Historicamente, a imprensa é um campo em constante - e frenética - transformação. Para falar do tempo presente, todo grande jornal entende que é necessário aprender sua linguagem. Isto implica em transformações na forma de fazer o jornalismo (ainda que seus princípios permaneçam inalterados), com a introdução de novas técnicas de apuração, registro e escrita.

Tais mudanças exigem agilidade na atualização dos recursos tecnológicos empregados, sobretudo quando a comunicação é cada vez mais mediada por aparelhos informatizados. Antenado com as tendências mundiais do jornalismo, o Diário do Nordeste consolidou, em 2010, sua vocação para a modernidade. Em junho, tornou-se o primeiro jornal do Ceará a disponibilizar aos leitores tecnologia compatível com smartphones, iPad e iPhone, da Apple. Por meio da ferramenta, o conteúdo pode ser melhor visualizado nestes aparelhos.

As rede sociais também já fazem parte do cotidiano da redação. O Diário conta com perfis no Orkut, Twitter e Facebook, por meio dos quais é possível ampliar a interação com os leitores, medir a repercussão de determinados assuntos e, ainda, colher sugestões de pautas.

Nos planos para um futuro próximo, está a versão do veículo para Kindle, o leitor digital da Amazon, transcendendo, mais uma vez, os limites do impresso. Os usuários do iPhone também contam com os aplicativos de serviços "Conhecendo o Ceará" e "Guia do Sabor", que também tem um perfil exclusivo no Twitter. O primeiro é voltado para consultas relativas aos destinos turísticos dentro do Estado; e o segundo, destinado aos amantes da boa mesa com as melhores opções de restaurantes da cidade.

De acordo com o diretor-editor do periódico, Ildefonso Rodrigues, cada vez mais, o Diário se firma como um jornal do presente, mas voltado para o futuro. "Do presente, por apresentar a maior cobertura jornalística, sobre os mais variados temas, atendendo à demanda dos leitores, na Capital e no Interior: é um jornal que fala sobre o Ceará. E também do futuro, por se adequar e se preparar para as novas tecnologias".

Para 2011, Ildefonso avisa que mais novidades serão apresentadas pelo jornal. "Evidentemente, ligadas às inovações tecnológicas, sem deixar de lado o jornalismo com grandes reportagens, realizado de forma independente", destaca o diretor-editor.

A vocação do Diário do Nordeste para o futuro vem desde a fundação pelo Chanceler Edson Queiroz. Ele foi o primeiro jornal do Ceará a imprimir em cores. O ano era 1982 e a preocupação com os princípios morais e éticos, a qualidade da informação e a imparcialidade já caminhava lado a lado com o primor de sua parte gráfica.

Foi também do Diário a primeira redação cearense informatizada. Há mais de 15 anos, o jornal vem priorizando o tratamento dado às imagens que publica. A implantação do Controle Informatizado de Arquivo foi outro marco, em 2004. Todas as imagens e matérias do jornal foram catalogadas e organizadas por assunto. A busca é feita através de palavras-chave, no Departamento de Pesquisa, ou em cada terminal da redação, facilitando o trabalho de repórteres e editores.

Inclua-se neste esforço a aquisição, em 2006, de um moderno parque gráfico fabricado na Índia com tecnologia alemã. Em março de 2008, o Diário On-Line, que integra o Portal Verdes Mares, começou a agregar vídeos e outros recursos multimídia produzidos pelas equipes de reportagem aos textos e fotos da versão impressa. Os avanços da tecnologia permitiram o Diário ser testemunha dos mais importantes fatos ocorridos desde a sua criação."

 
 
FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=904206
 
 
falAÇÃO
 
PARABÉNS PARA TODOS
DO DIÁRIO DO NORDESTE !!!
 
ABRAÇO ESPECIAL PARA OS
AMIGOS:
TOM BARROS, CARLOS CÉLIO,
ILDEFONSO, KIKO, ANTONIO CARLOS,
NENO CAVALCANTE, LÊDA MARIA,
CARLOS AUGUSTO VIANA,
MIGUEL PORTELA, CID BARBOSA,
EDUARDO QUEIROS E EDISON SILVA.
 
REGISTRO ESPECIAL PARA O MEU
IRMÃO, GRANDE REPÓRTER
FOTOGRÁFICO, VIDAL CAVALCANTE,
HOJE NA AGÊNCIA ESTADO
 ( ESTADÃO - SÃO PAULO ),
QUE TRABALHOU NO DIÁRIO
DO NORDESTE, NA SUA FUNDAÇÃO
E POR MUITOS ANOS.
 
 
AURIBERTO, VIDAL, JARBAS E FÁBIO
 
VIDAL, JARBAS E FÁBIO: POETAS DA IMAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário