SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 20 de fevereiro de 2011

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA COMPLETA 150 ANOS SALVANDO VIDAS NO CEARÁ

SANTA CASA E PASSEIO PÚBLICOEM 1932






SANTA CASA DE MISERICÓRDIA



" A construção foi iniciada em 1847 e concluída em 1857. Inicialmente, tinha um só andar e se chamava Hospital de Caridade. Em 1961 volta a ser inaugurada, agora com o nome de Santa Casa de Misericórdia. Já neste século ( 1915), passa do controle do Estado para o do Arcebispo de Fortaleza. O edifício é reformado em 1920 ( Projeto do arquiteto italiano P. Fiorillo ), sendo-lhe agregado mais um andar, e fachadas com características neo-clássicas, as quais são mantidas até hoje.



HISTÓRIA DA SANTA CASA


 No ano de 1839, quando grassava no Ceará uma das epidemias de malária, foi aventada a necessidade de construir uma Santa Casa em Fortaleza, mas o plano não foi adiante. Mais tarde a idéia renasce e a Santa Casa é iniciada, mas esteve sempre ameaçada de ceder lugar ao Liceu a ser fundado, ora a Biblioteca Pública, que não tinha ainda na sede.

A construção foi iniciada em 1847 e somente foi concluído em 1857. Inicialmente tinha uma só andar e se chamava Hospital de Caridade.

No ano de 1851 ocorreu uma grande epidemia de febre amarela. Sendo precário o estado sanitário de Fortaleza, embora ainda não estivesse concluída a construção, foram abertas duas enfermarias da Santa Casa aos doentes mais carentes, que logo ficaram lotadas. Ainda em janeiro de 1857, o Presidente Província, Paes Barreto, cede as salas e enfermarias para o Liceu, que permanece ali até 1861, quando só então ocorre a inauguração formal da Santa Casa.

A Santa Casa foi construída inicialmente com recursos públicos fornecidos à Província para resolver os problemas advindos da última epidemia de febre amarela. O funcionamento da Santa Casa não era prioritário, sendo o funcionamento da Biblioteca e do Liceu priorizados no momento, devido a uma pressão da intelectualidade e das famílias abastadas, que desejavam ver seus filhos estudando em Fortaleza e não mais se deslocando para outras regiões, principalmente Pernambuco e Bahia, como ocorria até então. A Santa Casa foi inaugurada a princípio com 80 leitos e tinha como mantenedora a Irmandade Beneficente da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza.

Ao iniciar-se o o século XX a Santa Casa de Fortaleza, apesar das dificuldades financeiras, prosseguiu empenhada na árdua luta, visando o melhoramento da trágica situação de saúde do povo cearense. Devido a grande calamidade pública que foi a seca de 1915 a Santa Casa passa do controle do Estado para o do Arcebispo de Fortaleza. passando a atender uma grande massa de retirantes sofrendo das mazelas da Grande Seca. O edifício é reformado em 1920 ( Projeto do arquiteto italiano P. Fiorillo ), sendo-lhe agregado mais um andar, e fachadas com características neo-clássicas, as quais que são mantidas até hoje.

Dez anos depois da grande seca, a Santa Casa passou a se firmar como um hospital alta tecnologia ao ser o pioneiro no estado na introdução do serviço de radiologia ao inaugurar no dia 29 de junho de 1925 o primeiro aparelho de Raios X.

Em 1961, a Santa Casa de Fortaleza completou 100 anos e contava então com 300 leitos e tornando-se um hospital de grande porte. "

 
FONTE: http://www.ofipro.com.br/trabalhos/htmls/santacasa.htm
              Contratante:

 
 
-------------------------------------------------------------------
 
falAÇÃO
 
NO PRÉDIO DA SANTA CASA
FUNCIONOU,
POR ALGUM TEMPO,
O MEU LICEU DO CEARÁ,
QUE DESDE A SUA FUNDAÇÃO
NÃO TINHA SEDE PRÓPRIA,
TRANSFERINDO-SE DEPOIS PARA OUTROS LOCAIS,
ATÉ SE FIXAR EM PRÉDIO
PRÓPRIO, NO SEU ENDEREÇO
ATUAL, NO JACARECANGA.

Um comentário: