SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 27 de março de 2011

INVESTIR EM EDUCAÇÃO É PRIORIDADE


" Ceará é o 21º do Brasil em anos de estudo "


" Pelas vagas que já se foram, não se derramam lágrimas. Para o pesquisador em Estudos da Pobreza, Carlos Manso, as vagas que hoje surgem no Estado são da concorrência. São de quem teve estudo melhor. E, num estado em que estudar é parcela pequena de parte da vida, os novos postos acabam sobrando para quem vem de fora.

Segundo a pesquisa “O Ceará na corrida pela Educação”, do Laboratório de Estudos da Pobreza (Caen-UFC), entre os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, o Ceará ocupa o 21º lugar em tempo de estudo, com dados de 2007. Cearenses acima de quinze anos estudam em média 6,32 anos; enquanto os brasilienses estudam 9,42 anos.

Em 1995, a situação era ainda pior. No Ceará, se estudava em média quatro anos. “A situação melhorou, mas seis anos de estudo é muito básico. Precisamos melhorar, e muito”, diz o pesquisador.

Mesmo levando em consideração a classe de não-pobres do Estado, ainda sim o tempo de estudo médio fica abaixo do da Capital do País, fica em torno de 7,13 anos; enquanto no Distrito Federal é de 9,76. Já a parcela de pobres do Estado (famílias com renda per capita abaixo de meio salário mínimo), segundo a pesquisa, estuda 5,27 anos. Lá em Brasília a média é de 6,80 anos.

“Os números revelam que quanto mais educação, menos pobreza. Constatamos ainda que 70% da dispersão (distribuição) de renda entre os estados, inclusive, pode ser explicada pela escolaridade das pessoas”, afirma Manso. Outra pesquisa – a 33ª edição da Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho Online – constatou ainda que o nível de grau de instrução é diretamente proporcional a médias salariais.

Profissionais com nível superior que tenham mestrado ou doutorado ganham 119,86% mais do que os que não são graduados, enquanto diretores com MBA recebem 39,16% mais do que os que não têm diploma universitário. No nível de gerência, essa diferença é de 53,49% e no de coordenação/supervisão, 84,55%. "

(AD/LMB)


FONTE:  JORNAL O POVO - Online/OPOVO/Economia
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2011/03/26/noticiaeconomiajornal,2118105/ceara-e-o-21-do-brasil-em-anos-de-estudo.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário