SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 17 de abril de 2011

CAUCAIA GANHA PRÊMIO PRAIA LIMPA 2011 / 2012

" O único município a receber 4 estrelas foi Caucaia "

"Quatro municípios recebem o certificado Praia Limpa "

FOTO: CARLOS CAVALCANTE  -  JORNAL O POVO

" Praia do Cumbuco, em Caucaia: município recebeu 4 estrelas "



" Caucaia, Beberibe, Itarema e Paraipaba foram certificados pelo programa Praia Limpa 2011/2012, que tem entre seus critérios questões como a conservação dos ecossistemas locais e a segurança dos banhistas "


" Encontrar uma praia limpa, preservada e que respeite os banhistas e frequentadores pode deixar de ser um sonho distante. Segundo a certificação do programa Praia Limpa 2011/2012, quatro municípios cearenses estão caminhando para que suas praias cheguem a esse cenário: Caucaia, Beberibe, Itarema e Paraipaba.

O programa Praia Limpa, que certifica aquelas cidades que trabalham para manter a faixa costeira dentro das regras ambientais, é coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), que também premia os municípios com o Selo Verde. Para essa edição do programa se inscreveram 14 municípios, dos 20 que possuem orla marítima no Ceará.

E um pré-requisito de participação é a adesão ao Programa Orla, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e coordenado no Ceará pelo Conpam. O programa busca a aplicação do disciplinamento do uso e ocupação da orla marítima e tem alcance nacional.

Para receberem as estrelas de certificação, as prefeituras dos municípios participantes responderam questionários relativos à conservação dos ecossistemas locais, a segurança alimentar no que diz respeito às atividades das barracas e ambulantes, a situação dos esgotos e lixos, a segurança dos banhistas e o controle de rodagem de veículos.

Após a análise dos questionários, existe a visita aos municípios finalistas para a verificação das informações fornecidas. Dos 14 inscritos, 10 foram eliminados na primeira fase. Após a visita “in loco”, Caucaia foi certificado com 4 estrelas e Beberibe, Itarema e Paraipaba com 3 estrelas cada.

Assim como ocorre no Selo Verde, em que a categoria A ficou vazia, no Praia Limpa as 5 estrelas não foram dadas a ninguém. Para o secretário do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, João Pessoa, o maior problema enfrentado em todo o litoral é a questão do saneamento, que é deficitário. Segundo ele, o município fiscaliza e notifica restaurantes e residências e a expectativa é que em 2 anos o problema esteja sanado.

Como o município também teve o melhor Índice de Sustentabilidade Ambiental no programa Selo Verde, as ações continuadas de limpeza periódica, educação ambiental nas escolas e fiscalização da presença de veículos nas praias e também objetiva levar o município aos postos máximos em ambos as certificações. Para a coordenadora de Políticas Ambientais do Conpam, Maria Dias, transformar a faixa de praia em um local atrativo para o turista, mas baseada na sustentabilidade ambiental é o objetivo principal do programa.


Onde


ENTENDA A NOTÍCIA


" O único município a receber 4 estrelas foi Caucaia "


O único município a receber 4 estrelas foi Caucaia, onde estão localizadas praias como a do Cumbuco, o Icaraí, Pacheco, Tabuba e Iparana. Critérios como a circulação de veículos em dunas e faixa de praia contam no programa.


SAIBA MAIS


Municípios participantes do Praia Limpa


Foram 14 cidades inscritas para o programa Praia Limpa 2011/2012, dos quais 4 foram certificados: Caucaia com 4 estrelas, Beberibe, Itarema e Paraipaba com 3 estrelas.


Inscritos


Os outros participantes foram: Acaraú, Aracati, Aquiraz, Barroquinha, Camocim, Cascavel, Icapuí, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, Trairi. Além disso, Os municípios que concorreram no programa Praia Limpa responderam, ainda, a questões a respeito da segurança alimentar das barracas e vendedores ambulantes, condições de esgotos e lixos, conservação de ecossistemas locais, segurança dos banhistas e controle de rodagem de veículos nas praias."



Samaisa dos Anjos
samaisa@opovo.com.br



FONTE:  JORNAL O POVO  -   Online/OPOVO/Ceará
http://www.opovo.com.br/app/opovo/ceara/2011/04/16/noticiacearajornal,2128174/quatro-municipios-recebem-o-certificado-praia-limpa.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário