SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 29 de abril de 2011

NOVIDADES E MUDANÇAS NO JORNAL O POVO

CALDEIRÃO, COMUNIDADE LIDERADA
PELO BEATO JOSÉ LOURENÇO, COM
APOIO DO PADRE CÍCERO.



MORADORES DO CALDEIRÃO


PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA





Especial Santificados no O POVO



" O POVO virá neste sábado, 30, com uma edição bem especial. Além da cobertura factual, colunas e reportagens, o leitor vai conferir o primeiro caderno da trilogia Santificados, que abordará a fé popular do nosso povo, através da veneração espontânea de mártires que viraram “santos”. Não são os santos com o aval da Igreja católica ou qualquer outra igreja. São pessoas santificadas pela imensa capacidade do cearense de acreditar e se devotar.

Em 16 páginas, a equipe de jornalistas traz um diálogo com toda essa fé espontânea. A trilogia é um resgate dos mártires, os santos anônimos, que estão longe dos altares e mais perto das beiras das estradas. O primeiro caderno foca o Cariri e abre a cobertura do O POVO sobre os 100 anos do Juazeiro do Norte.

O projeto Santificados foi desenvolvido ao longo dos seis meses pelo Núcleo de Reportagens Especiais do O POVO. Repórteres e fotógrafos percorreram sertões, serras e litoral catando toda essas manifestações de fé. O projeto gráfico é concepção do editor do Núcleo de Imagem do O POVO, Gil Dicelli, que se inspirou nos santuários das nossas casas, muito mais que peças de decoração, uma estética construída quase na ancestralidade.

Os próximo cadernos serão encartados – gratuitamente – no O POVO, nos dias 15 de maio e 5 de junho, respectivamente. Os textos são de Ana Mary C. Cavalcante, Cláudio Ribeiro, Demitri Túlio, Emerson Maranhão e Felipe Araújo, com artigo do jornalista e pesquisador Gilmar de Carvalho.

Em 2010, O POVO trouxe a trilogia de reportagem Inquisição - No Rastro dos Amaldiçoados, que rendeu vários prêmios locais e nacionais."






Mudanças em Política do O POVO





" Após 15 anos à frente da coluna Política, Fábio Campos despede-se das colunas publicadas de terça a sábado e passa a publicar análises mais extensas, às quintas e aos domingos. Na coluna desta quarta, 27, o jornalista faz um breve resumo das cinco mil colunas já publicadas http://www.opovo.com.br/app/colunas/politica/2011/04/27/noticiapolitica,2158935/em-mais-de-cinco-mil-colunas.shtml

Campos permanecerá no O POVO: “Escreverei artigo nas edições de quinta-feira. Aos domingos, assinarei um generoso espaço de meia página. No portal, fornecerei oxigênio ao blog do Fábio Campos (http://blog.opovo.com.br/blogdofabiocampos). Na TV O POVO (às segundas-feiras) manterei o (programa) Jogo Político. Deixo o colunismo nosso de cada dia também para me dedicar a projetos especiais junto ao comando do Grupo de Comunicação O POVO. Projetos de referência, a exemplo do Anuário do Ceará, que tem (e permanecerá tendo) a minha assinatura como editor-geral”, resume.

Os espaços serão preenchidos por jornalistas já conceituados do O POVO. Érico Firmo permanece como editor adjunto do Núcleo de Conjuntura, deixa a coluna “Menu Político” do People e passa a escrever a coluna “Política”, de terça a sábado.

Já Erivaldo Carvalho, assume a coluna às segundas (e não mais aos sábados), continua como editor executivo do O POVO On line e no comando do ”Debates do POVO”, da rádio O POVO/CBN.

Para finalizar as alterações na Política, a jornalista Kamila Fernandes deixa de escrever a coluna Política aos domingos e responderá pelo espaço “Menu Político”, no caderno People, aos domingos. Na TV O POVO, Kamila é editora-chefe de Jornalismo e âncora do “Studio News”.


Em resumo:


Érico Firmo – terça a sábado (coluna Política)

Erivaldo Carvalho – às segundas (coluna Política)

Fábio Campos – quinta e domingo (coluna Fabio Campos)

Kamila Fernandes – domingo (Menu Político)





O POVO estreia twitter do ombudsman




" A partir do próximo domingo, 1º de maio, além das mudanças nas páginas de políticas (leia abaixo), O POVO irá estrear mais um canal com o leitor/internauta: será o perfil do ombudsman no twitter ( @ombudsmanopovo ).

O jornalista Paulo Rogério, que pela segunda vez consecutiva assume a função de ombudsman, irá manter uma conta oficial no twitter. Agora, os leitores poderão conferir os comentários externos do ombudsman, publicados aos domingos, dar sugestões, críticas ou elogios ao O POVO por email, telefone, pessoalmente ou pelo twitter.

No Brasil, apenas dois jornais mantêm a figura do ombudsman: O POVO e a Folha de São Paulo.

Nesta sexta, 29, Paulo Rogério estará nos programas “Revista O POVO/CBN”, às 16 horas, e no “Studio Viva” – da TV O POVO, às 22h30min.


O ombudsman


Reconduzido ao cargo, o jornalista Paulo Rogério cumpre o mandato 2011-2012 como ombudsman, função existe desde 1994, reforçando a política do jornal de ter uma relação transparente com o leitor.

Todos os dias, o ombudsman lê e avalia o material publicado. Também compara com os outros jornais da Capital. “Minha intenção é fazer o repórter questionar”, ressalta Paulo Rogério.

Paulo Rogério iniciou sua carreira no O POVO em 1987, como estagiário. Foi repórter na editoria de esportes, veículos e no Núcleo de Cotidiano, assumiu também o cargo de editor-adjunto. Foi redator substituto das colunas Confidencial e Vertical e teve passagens pelo rádio e TV."



Joelma Leal



Assessora de Imprensa

do Grupo de Comunicação O POVO
(85) 3255 6055

Nenhum comentário:

Postar um comentário