SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 20 de maio de 2011

1º ALMOÇO LITERÁRIO DE ASSARÉ - ALA E I ENCONTRO DE POETAS DE ASSARÉ

1º ALMOÇO LITERÁRIO DE ASSARÉ - ALA
I ENCONTRO DE POETAS DE ASSARÉ




Amigos, saudações!


Segue Relatório da Nossa Sessão Solene em Assaré.



Atenciosamente,



Hugo de Melo Rodrigues
Pres. do ICVC
Instituto Cultural do Vale Caririense

Membro da Sociedade dos Poetas de Barbalha

Membro do Conselho Estadual da Cultura (Ceará )


" RELATO SOBRE O I ALA -1º ALMOÇO LITERÁRIO DE ASSARÉ E

I EPA - 1º ENCONTRO DE POETAS DE ASSARÉ "


" No dia 1º de maio de 2011 aconteceu na Chácara Recanto do Canoas em Assaré-Ce, o I ALA - 1º Almoço Literário de Assaré e o I EPA - 1º Encontro de Poetas de Assaré, idealizado e coordenado pela Profª e escritora Antonia Rodrigues.

O evento contou com a presença do Instituto Cultural do Vale Caririense (ICVC), da Academia dos Cordelistas do Crato (ACC), da Sociedade dos Poetas de Barbalha (SPB) e da Academia da Poesia Popular do Assaré, além de muitos convidados que prestigiaram o referido evento.

Com a intenção de promover um intercâmbio cultural e uma maior interação entre os poetas, a professora Antonia Rodrigues tem como objetivo principal lançar o dia da poesia para avivar e valorizar os poetas da nossa terra - ASSARÉ – tendo em vista ser a terra da poesia e berço do nosso querido e imortal Patativa do Assaré, embora sem nenhuma ação por parte daqueles que estão a frente das Instituições Culturais de Assaré.

Em clima de festa e de muita descontração, ao som da pé- de- bode de Chico Paes serviu-se um lanche e em seguida, iniciou-se a Solenidade com a abertura feita por um membro da Academia dos Cordelistas do Crato, Maria do Rosário para composição da Mesa, a qual foi formada por Antonia Rodrigues que presidiu a Solenidade, Hugo de Melo Rodrigues presidente do Instituto Cultural do Vale Caririense, Luciano Carneiro representando a Academia dos Cordelistas do Crato, José Fidelis Araújo presidente da Sociedade dos Poetas de Barbalha, Manuel do Cego Membro da Academia da Poesia Popular do Assaré, Srª Isabel Cristina presidente da Fundação Memorial Patativa do Assaré, e o senhor Geraldo Gonçalves, filho do poeta Patativa do Assaré.

Destacamos a presença dos poetas/cordelistas Manuel do Cego, Miceno Pereira da Silva, Elizeu, Francisco Edival, Francy Freire, Aldemá de Morais, Bastinha, Mana, José Sebastião Rodrigues, José Joel, Maria do Rosário, o senhor Liberato e Josenir Lacerda Co-fundadora da Academia dos Cordelistas do Crato -ACC e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel - ABLC. A Profª Socorro Rosado, amigos e familiares.

Após os discursos dos componentes da mesa, foi o momento das apresentações dos artistas: poetas, violeiros, sanfoneiro, que abrilhantaram ainda mais aquele momento.

O almoço foi acompanhado pela beleza da poesia, dos cantos, do som das violas e da pé-de-bode, alimentando o corpo e a alma dos presentes, porque via-se no brilho dos olhos e no sorriso escancarado de cada um a alegria e a felicidade em participar de uma festa tão simples e tão grande.

Houve sorteio de livros, distribuição de cordéis, muitas conversas, conhecimentos e troca de saberes.

Ficou agendado o II ALA e o II EPA /2012 para o dia 14 de março por ser o dia em que se comemora o Dia Nacional da Poesia.

Parabéns a Profª Antonia Rodrigues por ter proporcionado um momento tão grandioso para a História da Cultura do Assaré."



Profª Mª Deusimar de Abreu


Assaré, 11 de maio de 2011.

COLABORAÇÃO DA PROF.  IZAIRA SILVINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário