SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ESCOLA DE CAUCAIA REALIZA AULA DE CAMPO EM COMUNIDADE QUILOMBOLA

"Alunos visitam comunidade quilombola "




" Tendo em vista a comemoração da Abolição da Escravatura no Brasil, no dia 13 de maio, os alunos da EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha foram visitar em uma aula de campo a Comunidade Quilombola do Cercadão dos Discetas, em Caucaia. A visita foi realizada no dia 12 de maio, como uma extensão das aulas de Artes, que está trabalhando a cultura afro-cearense na sala de aula.

A Lei Nº 10.639, de 9 de Janeiro de 2003, torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, incluindo o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.

O conteúdo deve ser ministrado em todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística, Literatura e História. Além do simples cumprimento da lei, é interessante ressaltar a importância dos conhecimentos adquiridos pelos alunos fora da sala de aula sobre um pouco da História dos negros no Ceará, que muitas vezes é desconhecida."

 
 
FONTE:  PORTAL DO GOVERNO MUNICIPAL DE CAUCAIA
http://www.caucaia.ce.gov.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário