SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 16 de junho de 2011

" 21º CINE CEARÁ: FILME CEARENSE É O GRANDE VENCEDOR "

21º CINE CEARÁ


" Filme cearense é o grande vencedor "

FOTO: TUNO VIEIRA  -  DIÁRIO DO NORDESTE
" O festival, que durou oito dias e exibiu mais de 100 filmes, distribuiu 12 prêmios. Destes,
sete foram para produções nacionais, incluindo os cinco do cearense Petrus Cariry "






"Mãe e Filha" foi o grande vencedor da mostra, com cinco prêmios, entre eles o de Melhor Longa-metragem "

" Em noite de muita expectativa e comemorações, chegou ontem ao final a 21ª edição do Cine Ceará. A cerimônia de encerramento aconteceu no Theatro José de Alencar com premiação dos vencedores das mostras competitivas de longas e curtas-metragens e homenagem à documentarista norte-americana Estrela Bravo. Foram oito dias de festival e mais de 100 filmes exibidos, com mostras temáticas e competitivas em Fortaleza e Juazeiro do Norte.

As três produções nacionais levaram 7 dos 12 prêmios da Mostra Competitiva de Longa-metragem. Destaque para o jovem cineasta cearense, Petrus Cariry. Seu filme "Mãe e Filha" saiu consagrado da mostra com cinco Troféus Mucuripe, superando a marca de seu trabalho anterior, o Grão, que na edição de 2008 recebeu dois prêmios.

Antes da premiação, Petrus se mostrava apreensivo quanto ao resultado da mostra que, para ele, reuniu filmes de ótima qualidade.

"O meu maior prêmio foi ter feito uma sessão hipnotizante de exibição do meu filme no domingo, Dia dos Namorados. Mas se vier alguma premiação técnica, ótimo" disse Petrus, lembrando a comoção da plateia que prestigiou a primeira exibição de seu longa.

"Mãe e Filha" ficou com os prêmios de Melhor Longa-metragem, Melhor Roteiro (assinado por Petrus, Firmino Holanda e Rosemberg Cariry), Melhor Som (Petrus e Érico Paiva), Prêmio da Crítica e Prêmio BNB de Melhor Produção de Temática Nordestina. O também brasileiro "O Coro" rendeu o prêmio de Melhor Diretor para Werner Schumann e Melhor Fotografia para Felipe Meneghel.

Wolney Oliveira, diretor do Cine Ceará, comemorou o bom nível dos filmes participantes das mostras competitivas, que tiveram 109 inscrições de longas-metragens e mais de 400 curtas. "O cinema cearense sai bem fortalecido", avalia.

Ele destacou a estrutura do Theatro José de Alencar, que na sua opinião mostrou ter acústica e qualidade de imagem melhor que a do Cine São Luís, que até o ano passado sediava o festival. O diretor adianta ainda que a intenção de organização é permanecer no Theatro.

Curta-metragem

Na outra premiação da noite, a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, destaque para o filmes de animação, como o do realizador mineiro Leonardo Cata Preta, que levou os prêmios de Melhor Curta-metragem e Prêmio da Crítica com o filme "O Céu no Andar de Baixo". Além dele, Murilo Hauser recebeu o prêmio de Melhor Direção, com a animação "Meu medo" e Melhor Roteiro, para Rodolfo Barreto, com o filme "Com a Mosca Azul". A Melhor Produção Cearense foi o curta de ficção "Doce de Coco", de Allan Deberton.

Durante o encerramento, a documentarista Estela Bravo, de nacionalidade norte-americana, foi homenageada pelo conjunto de sua obra com o Troféu Eusélio Oliveira. O festival de cinema promoveu ainda durante a edição desse ano uma mostra com seus filmes. Nos últimos quarenta anos, Estela produziu mais de 30 filmes que põem em foco eventos da América Latina, da África, do Caribe e dos Estados Unidos. Além dela, a atriz brasileira Giulia Gam havia sido homenageada também com o Troféu na abertura do Cine Ceará.



Filmes premiados


Melhor Longa

"Mãe e Filha" - Brasil (CE)


Melhor Direção

"O Coro" - Brasil (MG)


Melhor Fotografia

"O Coro" - Brasil (MG)



Melhor Montagem

"Bicicleta, Colher, Maçã" - Espanha


Melhor Roteiro

"Mãe e Filha" - Brasil (CE)



Melhor Ator

"Bilhete para o Paraíso" - Cuba


Melhor Atriz

"Língua Materna" - Argentina


Prêmio da Crítica

"Mãe e Filha" - Brasil (CE)


Melhor Som

"Mãe e Filha" - Brasil (CE)

FÁBIO MARQUES
ESPECIAL PARA O CADERNO 3

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=998035

Nenhum comentário:

Postar um comentário