SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quinta-feira, 9 de junho de 2011

21º CINE CEARÁ

SÉTIMA ARTE

" Começa o Cine Ceará 2011 "
FOTO: TUNO VIEIRA  -  DIÁRIO DO NORDESTE


" Giulia Gam entrega certificado de conclusão aos alunos do Curso de Extensão de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira em cerimônia de abertura do 21º Cine Ceará "


" O Theatro José de Alencar abre suas portas para receber os mais de 100 filmes das mostras competitivas do Festival"

" Cortinas abertas, palmas para o cinema. Começou ontem a 21ª edição do Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, que exibe até próximo dia 15 de junho mais de 100 produções cinematográficas de países da América Latina, Caribe, além de Portugal e Espanha. A solenidade de abertura aconteceu ontem no Theatro José de Alencar - adaptado para receber os filmes das mostras competitivas deste ano - e contou com a presença de diretores, atores, produtores e fãs da sétima arte.

Um pouco diferente dos anos anteriores, quando a entrada era retirada com antecedência na troca por 1 kg de alimento, este ano, toda a programação da mostra é gratuita e os ingressos recebidos nas bilheterias minutos antes das sessões.

Homenagem

O Cine Ceará presta homenagem aos 100 anos de emancipação política de Juazeiro do Norte, trazendo o tema "Religião e Religiosidade no Cinema". A ficção ´O Coro´, do cineasta Werner Schumann inaugurou a mostra competitiva.

A cerimônia de abertura teve início às 20 horas, com homenagem à atriz Giulia Gam, que foi agraciada com o troféu Eusélio Oliveira. Além dela, estiveram presentes a atriz Denise Dumont, o produtor cinematográfico Luís Carlos Barreto, que participou de filmes como Dona flor e seus dois maridos (1976) e Caminho das Nuvens (2003) e a documentarista norte-americana Estela Bravo, que também será homenageada com o troféu Eusélio Oliveira no último dia da mostra.

"É a primeira homenagem que recebo. Espero que com essa retomada do cinema nacional, eu também retorne ao cinema", disse a atriz, que participou recentemente do filme Chico Xavier.

Durante a abertura, a atriz entregou os certificados de conclusão do Curso de Extensão de Cinema de Animação à jovens participantes do projeto, que exibiram o curta-metragem ´Caminhando para o Iguaçu´.

Dois filmes cearenses estão entre os selecionados para a mostra de longas-metragens. São eles, "Homens com cheiro de flor", de Joe Pimentel e "Mãe e filha", de Petrus Cariry. Além das mostras competitivas, às 19 horas no TJA, o Cine Ceará promove sessões paralelas. Entre as mais aguardadas está a mostra inédita Begidarak: Olhares ao Cinema Basco, com 20 produções do País Basco, que serão exibidas no Espaço Unibanco de Cinema do Dragão do Mar, 19 horas até o dia 14.

O QUE ELES PENSAM

Um festival destacado no País

Eu acho que o tema "Religião e Religiosidade no Cinema" é mais que apropriado, porque é uma das marcas mais profundas da nossa cultura. Se olharmos na história recente, percebemos que os três santos populares do Brasil são cearenses: Padre Cícero, Antônio Conselheiro e Padre Ibiapina. Juazeiro do Norte é um grande ensaio da civilização brasileira. Temos lá concentrados grandes artistas populares da música, escultura, etc. Uma mostra que comemora os 100 anos da cidade é mais que adequada, sobretudo porque vai reunir diversas produções de cinema sobre Juazeiro, dando uma visão ampla do que foi produzido. Em meu filme Juazeiro - A Nova Jerusalém, eu conto a história a partir das beatas, do povo simples, que tem a Cidade como território sagrado. Rosemberg Cariry, Cineasta

Acho que esse é um festival que já se firmou no cenário nacional porque ele inova. Ele tem a dimensão Ibero-americana, o que é uma chance muito boa de se ver filmes de difícil acesso, como os da mostra de filmes do País Basco. O festival reúne ainda jurados de diversos países, o que favorece a troca de conhecimentos, de perspectivas. Isso para nós que estamos no júri é muito importante e enriquecedor. A expectativa é a melhor possível, ainda não assisti os filmes da mostra competitiva, que são inéditos no País, e estou curioso para conhecê-los. O Cine Ceará já está definitivamente inserido no calendário nacional. Você pode ver a importância que ele tem pela quantidade de pessoas da imprensa do Brasil inteiro aqui. Marcelo Lyra, Crítico de cinema e jurado do Cine Ceará."



FÁBIO MARQUES
ESPECIAL PARA CIDADES

FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=994455

Nenhum comentário:

Postar um comentário