SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 5 de junho de 2011

CULTURA POPULAR: " CHÁ DA LASCA DO PAU DA BANDEIRA " É SERVIDO NA " NOITE DAS SOLTEIRONAS "

" No pote de barro, o chá e muitos pedidos para Santo Antônio "


" Todo mundo pede alguma coisa a Santo Antônio, em Barbalha.
E se engana quem pensa que é só casamento "


FOTO: RAFAEL CAVALCANTE - O POVO
" Na festa das solteiras, as mulheres tomavam chá de lascas do pau da bandeira "



" Algumas mais tímidas, outras mais afoitas, elas vão se achegando ao pote de barro. Dentro da vasilha, buscam o “antídoto” milagroso para vencer a solteirice: o chá feito com as lascas do pau da bandeira de Santo Antônio, servido na “Noite das Solteironas”, em Barbalha.


Em dias de festa de padroeiro, devotos fervorosos e de ocasião lotam a cidade, pedindo ao santo, até onde a fé alcança, do casamento ao “fica”.

“O negócio está feio”, se aproxima do pote a paraibana de São João do Rio do Peixe, Tarciana Gomes, 28. Ela bebe o chá e pede a Santo Antônio um namorado cearense. Ela garante que só volta acompanhada, afinal, “na Paraíba esta faltando homem”. Primeira vez em Barbalha, ela conta que aprendeu com a mãe a devoção ao santo.


“Pense numa mercadoria em falta é homem”, emenda outra solteira, que aproveita para provar do chá. Depois de 34 anos de casada, ela está há oito meses à procura – e tem pressa. “Pode ser torto, gordo, tuberculoso, contanto que seja homem”, diverte-se ela, que se identifica apenas como uma filha de Lavras da Mangabeira, no Cariri.

Mais discretas, as irmãs Valéria, 16, e Natiele da Hora, 23, bebem o chá com a experiência de quem garante resultados. Uma amiga foi à festa no ano anterior e hoje está muito bem casada. “Espero que Santo Antônio mande uma pessoa boa”, roga Natiele. E a fé é tanta que tem até prazo: para ela, o casamento em até um ano está de bom tamanho.

A mais nova, Valéria, diz que “a irmã está na idade boa para casar”, mas ela mesma quer distância do altar por enquanto. “Um ‘fica’ ainda vai, mas casamento não”.


Há também quem, em vez de pedir, volte para agradecer. A atriz Edvânia Martins, 24, foi à festa ano passado e não ficou satisfeita em apenas levar lascas de madeira. “No fim de maio, eu sentei. Em setembro, conheci o Erlandeson. Foi um mês de namoro e dois meses de noivado”, contabiliza.


Segredo

A anfitriã da noite é a solteirona mais conhecida de Barbalha, Socorro Luna. Ela se desdobra em entrevistas e vendas do “kit milagre”, com lascas do pau, medalhinha e fita da sorte. O chá é de graça e contraindicado apenas para “os avessos ao matrimônio”.

Mas se a receita é tão certeira, por que então Socorro não sai do caritó? Ela puxa para o canto e revela ao pé do ouvido: “Santo Antônio sabe o que faz. Ele se apaixonou por mim e não quer me ver com ninguém”, diverte-se.


ENTENDA A NOTÍCIA


Até o dia 13, Santo Antônio ainda vai ter muito trabalho em Barbalha. Do casamento ao “fica” os pedidos são vários. Na Igreja e nas ruas, em festas tradicionais e no forró eletrônico, a cidade se enche de fortes e efêmeras devoções.


FESTA PROSSEGUE EM BARBALHA


Até o dia 13, dia de Santo Antônio, são esperadas 500 mil pessoas em Barbalha, no Cariri.

Todos os dias, ao meio-dia, a Filarmônica São José e os Batutas do Rosário se revezam na Alvorada na Igreja Matriz.

Às 18 horas, começa a quermesse no Parque da Cidade, com direito a quadrilhas.

Hoje, o dia é dedicado às crianças. Apresentam-se as duplas de palhaços Tiago e Trenzinho e Patati e Patatá.

Até o fim da festa, vários grupos se apresentam em três palcos. Destaque para Forró do Muído, Ítalo & Renno, Irmãos Aniceto, Quinteto Violado, Os Águias de Barbalha, José Augusto, Maurício Jorge e Rosa de Saron.

Ainda no dia 13, haverá celebração de missa às 9 horas na Igreja Matriz e cortejo pelas ruas da cidade, à tarde, com o carro-andor que carrega a imagem de Santo Antônio."



Thiago Mendes
ENVIADO A BARBALHA
thiagomendes@opovo.com.br



FONTE:  O POVO Online/OPOVO/Ceará

http://www.opovo.com.br/app/opovo/ceara/2011/06/04/noticiacearajornal,2252940/no-pote-de-barro-o-cha-e-muitos-pedidos-para-santo-antonio.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário