SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 11 de junho de 2011

VIOLÊNCIA SEM FIM NAS ESCOLAS PÚBLICAS

REDE ESTADUAL

" Adolescente é vítima de bullying em escola "
FOTO: ALEX COSTA - DIÁRIO DO NORDESTE


" Escola de Ensino Fundamental e Médio Senador Osires Pontes teria sido o palco da agressão sofrida pela estudante C.S.I., 13 anos, praticada por outra aluna, de 16 anos "



" Para evitar novos casos de violência, o Estado tem investido em ações de incentivo à cultura de paz "


" Mais um caso de bullying aconteceu em uma unidade de ensino de Fortaleza. Dessa vez, a Escola de Ensino Fundamental e Médio Senador Osires Pontes, da rede estadual, foi palco da agressão sofrida pela adolescente de 13 anos, C.S.L., na última quarta-feira. A menina foi espancada por uma aluna do Ensino Médio do mesmo colégio e três anos mais velha do que ela.

A mãe da adolescente, E.S.P, conta que C.S.I. também foi vítima de xingamentos preconceituosos. "Minha filha foi chamada de macaca e de negra".

Segundo a mãe, o episódio começou quando a adolescente simplesmente tocou no braço da colega. "Alguns estudantes seguraram minha filha para que ela não reagisse. Ela chegou em casa cheia de hematomas e traumatizada", revela.

A mãe acrescenta que a adolescente, hoje, sente medo e não quer voltar à escola por vergonha. "Ela está sendo acompanhada por psicólogo, mas não dormiu no dia da agressão e teve febre".

A adolescente fez exame de corpo delito e a mãe prestou queixa na Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Conforme E.S.P. o processo está em andamento e o caso será investigado. "Tenho testemunhas de que minha filha foi vítima de agressão e preconceito. Fiquei indignada porque a diretora do colégio disse que era apenas um caso rotineiro de briga entre alunos e que deixaria como está".

A mãe acredita que o problema esteja na falta de segurança nas escolas. "Não houve quem protegesse minha filha na hora que ela precisou. A responsabilidade é da instituição".


Para ela, deveria existir segurança armada para evitar os episódios em que estudantes enfrentam professores, usam drogas ou entram com armas nas unidades escolares. "Tem que ter fiscalização para isso, o que evitaria que mais casos de violência ocorressem". A mãe afirma que pensa em trocar a menina de escola para não prejudicá-la nos estudos.


Situação pontual

De acordo com informações da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) entrou em contato com a escola que explicou se tratar de uma situação pontual, onde duas estudantes de 13 e 16 anos se desentenderam.

Ainda segundo a Seduc, a estudante mais velha foi transferida para outra escola próxima, ação acordada entre família e o colégio, desde o dia do episódio. Na ocasião, todas as providências foram tomadas para garantir a tranquilidade da unidade, inclusive uma conversa com os pais sobre o ocorrido.

A fim de evitar que novos casos de violência aconteçam nas escolas estaduais da Capital e do Interior, a Secretaria da Educação informa que o Estado tem investido em ações de incentivo à cultura de paz. Uma delas é a implantação das Comissões de Atendimento, Notificação e Prevenção à Violência Domésticas à Crianças e Adolescentes nas Escolas Públicas (Lei Nº 13.230).

Além disso, em setembro do ano passado, a Seduc assinou acordo de cooperação técnica internacional com a Unesco e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) para viabilizar o Programa Geração da Paz que tem como objetivo promover e desenvolver estratégias de aproximação da escola e comunidade, visando à construção de uma cultura de paz no Estado.


Fique por dentro

O que é bullying?

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo, sem motivação evidente. As ações são realizadas com o intuito de causar dor e angústia a pessoas sem capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças. As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima."


LINA MOSCOSO
REPÓRTER



FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=995428

Nenhum comentário:

Postar um comentário