SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 26 de julho de 2011

HISTÓRIA DE FORTALEZA

ANIVERSÁRIO: Barra do Ceará comemora 407 anos

FOTO: MIGUEL PORTELA  -  DIÁRIO DO NORDESTE
" Para comemorar a data, moradores e integrantes do Movimento Marco Zero realizaram uma procissão marítima com a imagem de Santiago, padroeiro do bairro, pelo Rio Ceará "





" Moradores reclamam da situação em que se encontra a Praça de Santiago,
principal espaço de lazer do bairro "



" Os 407 anos da Barra do Ceará foram comemorados, ontem, com uma série de eventos realizados pelo Movimento Marco Zero. No fim da tarde, os moradores levaram a imagem de Santiago, padroeiro do bairro, para uma procissão marítima no Rio Ceará.

Segundo o coordenador do Movimento Marco Zero de Fortaleza, Adalto Leitão de Araújo Júnior, as comemorações além de movimentar bastante a população é uma maneira de resgatar a memória do berço da Capital cearense. "O nosso objetivo é valorizar o bairro onde a nossa cidade nasceu, em 25 de julho de 1604", afirma.

Adalto Leitão comenta que toda a sociedade cearense percebe a necessidade de resgatar a memória de Fortaleza a partir do marco zero da Barra do Ceará. Conforme o coordenado, o Movimento Marco Zero está lutando para modificar a data de aniversário de Fortaleza, para o dia 25 de julho. Outra modificação seria a idade da Capital, para 407 anos. "Não faz sentido existir um bairro mais velho do que a própria Cidade", diz.

Contudo, a data comemorativa também foi marcada por reclamações. O barraqueiro, Roberto Carlos Magalhães, destaca o péssimo estado de conservação da praça de Santiago. Segundo ele, o espaço é importante para o lazer da população e por isso merece melhores cuidados. "O descaso com o Marco Zero é grande. Hoje ele se encontra abandonado e sujo. Por isso o nosso objetivo é ajudar o máximo possível", conclui.

Além da procissão marítima também aconteceu, pela manhã, queima de fogos e recepção para os copistas e visitantes em geral e um ato ecumênico. Durante a tarde, as aeronaves do 1º e 5º Esquadrão Rumba da Base Aérea de Fortaleza fizeram apresentação no céu da Barra do Ceará."
 
 
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1016752

Nenhum comentário:

Postar um comentário