SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 23 de julho de 2011

I ENCONTRO DE ESCRITORES, POETAS E LEITORES DE CAUCAIA

I Encontro de Escritores, Poetas e Leitores movimentou a cidade na manhã deste sábado

MESA DA ESQUERDA PARA A DIREITA:
OS ACADÊMICOS: PROF. PESSOA, AURIBERTO CAVALCANTE,
MOTA PONTES, MAURÍCIO BENEVIDES FILHO,
CEL. AMARÍLIO MELO E
YARA GUERRA


Auriberto Cavalcante

 Nesta manhã de sábado no espaço do salão nobre do Grêmio de Caucaia foi realizado o I Encontro de Escritores, Poetas e Leitores da cidade. O evento teve um destaque especial devido a proximidade do Dia do Escritor que será comemorado na próxima segunda (25/07). O projeto foi desenvolvido pelo Grupo cultural do Chocalho e ALAC (Academia de Letras e Artes de Caucaia).

Estavam presentes os membros da Academia, leitores, poetas e escritores de diversas localidades da cidade. Ouve troca de livros entre escritores e uma oportuna discussão sobre a vida cultural de Caucaia, e seu resgate cultural, na busca de uma identidade própria, e da auto-estima de ter orgulho de ser filho de Caucaia.

A futura sede da ALAC também foi uma das pautas. Outro tema mencionado foi a realização de um grande seminário para discutir propostas para um calendário cultural de eventos definitivo para a cidade (que ultrapasse a barreira do além governos municipais). Outra pauta tocada foi a reinvenção das ações da ALAC no município, também foi citada a entrada de novos membros para a Academia.

Temos que fomentar uma ruptura da inércia cultural na nossa cidade. Inércia esta que já se incrustou nas entrâncias da tradição paralisada que não age em prol da cultura e identidade local. Reunir aqueles que promovem a cultura, seja em qual área for, e impulsionar a criação cultural coletiva e individual.

Festivais culturais devem constar no calendário cultural da cidade para se fazer um cronograma que vença as barreiras e bairrismos de qualquer governo municipal que venha gerir o município.

Futuramente Caucaia será uma metrópole por ela só. É preciso preparar desde já a vocação cultural da cidade, a auto-estima de suas raízes culturais. A serra, o sertão e as praias devem estar sintonizadas para uma confluência cultural forte que impulsione as pessoas da terra, as suas raízes, o nome da cidade além do Estado, o negócio cultural, e o turismo cultural em nossa cidade. O aproveitamento das diversas geografias que Caucaia possui pode gerar uma independência cultural e provocar o sucesso de festivais culturais, visto em cidades com porte bem menor que Caucaia, mas de sucesso internacional, como os festivais de Guaramiranga ou a EXPOCRATO no Cariri. Equipamentos culturais, incentivo as bibliotecas e a leitura, além de centros de convenções e culturais foram mencionados para dar o equilíbrio do pólo de desenvolvimento aguardado da nossa cidade, tanto da receptiva industrial, como também no aumento populacional em toda extensão da Caucaia.

Os muitos pontos tocados no I Encontro de Escritores, Poetas e Leitores será transformado em documento para ser apreciado pelo Prefeito Washington Góis. É a contribuição dos intelectuais da cidade para ajudar a construir a Caucaia que queremos (acima das desavenças políticas, todos unidos em prol do único objetivo: fazer nossa terra estar no seu local de destaque com respeito a todos). Para este sonho chegar depende das ações de cada um de nós. "



FOTOS: TIAGO VIANA



FONTE: BLOG DE CAUCAIA
http://www.blogdecaucaia.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário