SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 9 de agosto de 2011

" A ESCOLA PÚBLICA E SEUS TRABALHADORES MERECEM RESPEITO E DIGNIDADE "




FOTO: APEOC
MANIFESTAÇÃO NO AEROPORTO
" Professores da rede estadual de ensino, convocados pelo Sindicato APEOC, estiveram na madrugada desta terça-feira no Aeroporto Internacional Pinto Martins conversando com parlamentares cearenses que atuam no Congresso Nacional e que estavam embarcando para Brasília. Os educadores em greve desde o último dia 05/08 solicitaram dos parlamentares apoio na luta pela readequação do Plano de Carreira com base na Lei do Piso Nacional do Magistério, e por um canal de negociação com o governador Cid Gomes. ''Estamos aqui para denunciar que o governador que destruir o Magistério no Estado”, declarou o professor Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC. Pelo anteprojeto do governo, 80% dos professores seriam excluídos do reajuste. O texto extingue até o recebimento de gratificações, por meio de regência de classe, especialização, mestrado e doutorado.

O Sindicato APEOC distribuiu com os políticos e com turistas que deixavam a cidade, uma ''Carta Aberta ao Povo Cearense'' contra o governador Cid Gomes, denunciando a postura do governo que apresentou à categoria anteprojeto que achata o salário e destrói a carreira do magistério. Diz um trecho da “Carta”: “Não podemos deixar que a profissão de professor perca de vez atratividade não só para os que já entraram para a categoria, mas, também e principalmente para nossos jovens estudantes. É hora de toda sociedade CEARENSE cobrar valorização e respeito com a educação e seus trabalhadores. O Governador CID GOMES, com sua imposição de não aplicação do piso e destruição da carreira do magistério, torna-se responsável direto pela interrupção das aulas em nosso estado, pois, a categoria através de seu sindicato utilizou todos os canais possíveis de diálogo e negociação para que as reivindicações dos trabalhadores em educação pudessem ser atendidas.”

Mesmo com o 5° pior salário do país e o 4° da Região Nordeste, apesar do baixo salário, o professor cearense coloca o ensino público do nosso Estado como o melhor do Nordeste, segundo o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado em 2007 para medir a qualidade da educação no Brasil.

Após a panfletagem no Aeroporto Pinto Martins, professores e diretores do Sindicato APEOC foram novamente solicitar o apoio dos deputados estaduais e da presidência daquela casa legislativa. À tarde, o Sindicato APEOC realiza plenária com representantes de escolas e de zonais."

--------------------------------------------------------------------

Agenda Geral - Capital e Interior



CAPITAL / Confira as mobilizações no mapa



•Dia 09/08 (terça-feira) às 05h. Panfletagem no Aeroporto Pinto Martins por ocasião do embarque dos deputados federais à Brasília, para denunciar a proposta do Governo e solicitar apoio à luta dos educadores;


•Dia 11/08 (quinta-feira) às 09h. Vigília na Assembleia Legislativa.

Realizar campanha de arrecadação de alimentos para instituições como Lar Torres de Melo, Existir e Iprede;

Promover Assembléias Regionais e Municipais;

Realizar campanha de defesa da educação e valorização dos profissionais, garantindo Plano de Carreira digno, com confecção de adesivos para carro, panfletos, cartazes, outdoors etc;

Marcar reunião com a coordenação da CNBB no Ceará pela luta da educação e dos educadores;


•Dia 12/08 (sexta-feira) às 8h. Próxima Assembleia Geral dos Professores no Ginásio Paulo Sarasate;


•Dia 16/08 (terça-feira). Dia Nacional de Paralisação. Jornada Nacional pelo Piso, Carreira e PNE.

08h: Campanha de doação de sangue com o lema: “Doação: meu sangue pela educação”;

Avenida José Bastos, 3390 - Rodolfo Teófilo

(0xx)85 3101-2296





INTERIOR

•Dia 06/08 (Sábado)

08h: Assembléia em Cariús, Escola Adahil Barreto

Assembleia dos professores da região Norte de Sobral

•Dia 04/08 (Quinta-feira) - 8h - Câmara Municipal



FONTE :  SINDICATO APEOC
http://www.apeoc.org.br/capital-e-interior/3565-a-escola-publica-e-seus-trabalhadores-merecem-respeito-e-dignidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário