SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 16 de agosto de 2011

FORTALEZA TEM MÃE !

" Fiéis se reúnem para celebrar a padroeira de Fortaleza " 

 FOTO: GABRIEL GONÇALVES
" Após a caminhada, Nossa Senhora foi coroada na Catedral da Sé "



" A nona edição teve como tema "Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus, a palavra de Deus". Avenida Leste-Oeste virou um mar de gente em branco "


" A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção lotou a avenida Leste-Oeste para lembrar a padroeira. Um mar de gente em branco caminhou por 12 quilômetros desde a ponte sobre o rio Ceará até a Catedral da Sé. Segundo a organização, 1,8 milhão de fiéis compareceram à homenagem e ratificaram a previsão da Igreja.

Fora aqueles que se empoleiravam nos sobrados da avenida, com andores enfeitados e imagens à mostra. Era o dia de Fortaleza saudar Maria.

Eram mais de 19 horas quando o andor com a imagem de Nossa Senhora da Assunção chegou à Igreja da Sé, em carros da Polícia Rodoviária Federal. No altar montado na calçada, padre Ivan de Sousa e padre Antônio Furtado já animavam o público, com orações e cânticos. Nos arredores da Catedral, muita gente que chegara antes da caminhada aguardava o momento da coroação. “No fim da caminhada da vida terrena, Nossa Senhora é levada para o céu de corpo e alma. Não podia apodrecer na terra aquela que nunca conheceu o pecado”, relembrou dom José Antônio Aparecido Tosi, arcebispo de Fortaleza.

Para o arcebispo, é a mensagem de Deus para todos nós – uma forma de preparar a todos nós para a assunção a partir do caminho da fé. Padre Clairton Alexandrino, pároco da Catedral, classificou a Caminhada como uma “apoteose de fé e de amor que nos leva para Jesus”. O pároco agradeceu à Prefeitura pela iluminação nova que o templo ganhou.

Após a mensagem de dom José, os sanfoneiros Ítalo e Renno entoaram a Ave-Maria. E a multidão se emocionou de novo e demorou a se dispersar do Centro da Cidade. Afinal, Fortaleza dedicou o dia para se lembrar da mãe.

As famílias, unidas, estavam lá. “É a terceira vez que viemos, para agradecer e pedir. Não basta só pedir”, ensina Haliso Ferreira, com a mulher, Cristiane Correia Lima, e a filha, Geisiane Mirela. Com 6 anos, a menina caminhou tudo. “E não é a primeira vez que ela vem”. É a evangelização desde cedo.


ENTENDA A NOTÍCIA


A Igreja acredita que Nossa Senhora, após a morte, foi elevada ao céu de corpo e alma, por não ter pecado na Terra. Por isso, no dia 15 de agosto é celebrada a assunção de Nossa Senhora - quando ela ascendeu da vida terrena. "

Daniela Nogueira
danielanogueira@opovo.com.br


FONTE: O POVO Online/OPOVO/Fortaleza
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/08/16/noticiafortalezajornal,2280132/fieis-se-reunem-para-celebrar-a-padroeira-de-fortaleza.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário