SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 16 de agosto de 2011

" O POVO E FUNDAÇÃO DEMÓCRITO ROCHA LANÇAM " ALMANAQUE JUAZEIRO - 100 ANOS "

" O POVO e Fundação Demócrito Rocha lançam
Almanaque Juazeiro – 100 anos "

" Como parte do projeto realizado pelo O POVO, em homenagem ao centenário de Juazeiro do Norte, foi lançado  segunda-feira, 15, o “Almanaque Juazeiro 100 anos”.

Em quase 200 páginas, o leitor tem acesso a um conteúdo diversificado e completo sobre religião, cultura, política, economia, patrimônio, esporte, economia e gastronomia da cidade. “É um catálogo de recordações e curiosidades para quem já conhece Juazeiro, mas é também um guia de viagens com um roteiro instigante para quem, ainda, nunca por ali passou”, resume um dos editores da publicação, Magela Lima.

No alto das páginas, há a seção “Você sabia?”, que traz curiosidades sobre Juazeiro. O livro é acompanhado do documentário “A cidade de Cícero”, produzido pela TV O POVO. A solenidade de lançamento será no auditório do Sebrae, de Juazeiro, a partir das 19 horas.

Editado pelos jornalistas Felipe Araújo e Magela Lima, o material traz textos de Henrique Araújo, Janaína Brás e Naara Vale. Há entrevistas com Gilmar de Carvalho (pesquisador e jornalista), Ralph Della Cava (primeiro pesquisador estrangeiro a estudar o catolicismo popular nordestino), Seu Lunga e Geraldo Menezes, além de colaborações de Ronaldo Salgado (professor e jornalista), Francisco Régis Lopes (professor) e dos jornalistas Demitri Túlio, Rita Célia Faheina, Érico Firmo, Gabriela Meneses e Rafael Luís.

O POVO acompanhou o crescimento das romarias e das peregrinações à cidade. O livro traz uma “linha do tempo” com os principais fatos. Em breve, será lançado O “Museu Virtual da Imagem e Som de Juazeiro”, que completa a homenagem do Grupo de Comunicação O POVO ao centenário.

Projeto gráfico – Concebido pelo editor-executivo do núcleo de imagem do O POVO, Gil Dicelli, o projeto gráfico do almanaque é um verdadeiro tapete de símbolos representativos da cidade.

“Como trata-se de um almanaque, a ideia é que fosse transmitida esta imensa quantidade de conteúdo, uma vastidão de temas e curiosidades. É difícil sintetizar na capa a riqueza dos 100 anos de história de Juazeiro do Norte, mas resolvemos trabalhar com ícones que remetessem não só à religião e à história, mas também ao moderno. O colorido é outra característica muito presente na cidade e no projeto: as cores das bandeira estão presentes em todo o livro”, explica Dicelli.

A tipografia vernacular faz remissão aos santuários, placas populares e logo ao abrir o almanaque, o leitor tem a sensação de entra na sala de um morador local. "


Serviço:

Lançamento do Almanaque Juazeiro 100 Anos

Dia 15, às 19h, no auditório do Sebrae, em Juazeiro do Norte

Disponível para venda a partir do dia 16 de agosto

Valor: R$80



FONTE:  Joelma Leal joelmaleal@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário