SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

OPOSIÇÃO DENUNCIA QUE " SÓ 38,8 % DA VERBA DESTINADA AO HGF FOI APLICADA "

FOTO: ARQUIVO - JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE



" SAÚDE PÚBLICA "


" Oposição reclama ajuda para o HGF "

" Os governistas não gostaram da visita que deputados fizeram, nesta semana, ao Hospital Geral de Fortaleza "

" A segunda visita feita por um grupo de deputados da oposição ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), na última quarta-feira, gerou debate ontem, na Assembleia Legislativa. Enquanto os que participaram da visita alegam faltar verba para o bom funcionamento do Hospital, os governistas apontam que o problema na saúde é nacional, e no Ceará, o Governo estadual está tomando providências. A primeira visita ao HGF dos deputados da oposição foi realizada no dia 27 de outubro.

Mas foi a gravação interna feita da situação do hospital que chamou a atenção do vice-líder do Governo, deputado Carlomano Marques (PMDB), presidente da Comissão de Saúde. A imprensa não teve acesso para fazer imagens internas no HGF.

Corredores

O Peemedebista disse ter achado muita coincidência no dia em que os deputados da oposição visitam o Hospital, um familiar de paciente resolve filmar os corredores. Para ele, as cenas filmadas foram "exploradas de maneira mesquinha pela oposição". "O que interessa (à oposição) é a audiência, nem que para isso tenha que passar por cima de um segmento, do respeito e da integridade do cidadão".

O peemedebista disse não ver nenhum tipo de contribuição ao problema o fato de os deputados terem ido ao HGF. Ele deixa claro que a base do Governo Cid Gomes não está "maqueando" a verdade, admitindo haver pessoas nos corredores dos hospitais esperando por atendimento. Ele diz que o Governo está executando um plano para a saúde que exige tempo para colher os resultados.

Verba

Para o deputado Heitor Férrer (PDT), que participou das duas visitas ao HGF, Carlomano não conseguiu construir uma defesa convincente, se atropelando e sendo descortês para com os colegas da oposição. O pedetista garante faltar verba para manter as despesas do Hospital. A certeza da informação, segundo ele, parte do relatório de execução orçamentária do Estado, disponibilizado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). A dotação orçamentária previa R$ 975 milhões ao HGF, mas de janeiro a agosto, segundo informou, o Estado aplicou apenas R$ 378 milhões, ou seja, 38,8%.

A direção do Hospital, segundo Férrer, diante do Orçamento apertado, teve de escolher a quem iria pagar, no caso, preferiu pagar a folha de pessoal e sacrificou os fornecedores, com isso faltaram medicamentos e suportes básicos que impedem as internações e as cirurgias.

"O deputado Carlomano Marques disse que foi um desrespeito ao cidadão sofrido filmar aquela tragédia instalada no HGF. Desrespeito é a filmagem? Não é o maltrato? Na próxima visita nós é quem vamos filmar e entregar à imprensa. A nossa vontade é ver se o Estado resolve o problema", desabafou."


FONTE:  JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1071786

Nenhum comentário:

Postar um comentário