SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SAÚDE OU AQUÁRIO ?????

CHARGE: SINFRÔNIO

--------------------------------------------------------------------



CHARGE: CLAYTON

--------------------------------------------------------------------------


falAÇÃO

As charges, assim como o título dessa matéria:
" AQUARIO OU SAÚDE " foram incluidos
pelo falAÇÃO.

-----------------------------------------------------

LEIA NO DIÁRIO DO NORDESTE


" RECÉM-INAUGURADOS " 



" Equipamentos de saúde fechados "


FOTO: KID JÚNIOR  -  JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
" Heitor prometeu que vai requerer audiência pública
para discutir as perspectivas da assistência hospitalar do CE "



" Em visita surpresa, deputados encontraram a UPA de Maranguape e a Policlínica de Pacajus sem funcionamento "


" Os deputados da oposição fizeram mais uma visita a equipamentos de saúde do Estado. Dessa vez, os parlamentares verificaram a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) em Maranguape e a Policlínica Regional de Pacajus. Nenhuma está funcionando. O deputado Heitor Férrer (PDT) prometeu requerer da Comissão de Saúde da Assembleia uma audiência pública para discutir as perspectivas da assistência médica hospitalar do Estado, bem como o financiamento da saúde.

Assim como as duas visitas realizadas ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Heitor Férrer, Augustinho Moreira (PV) e Eliane Novais (PSB) se uniram e, sem aviso prévio, foram até Maranguape e Pacajus. De acordo com Férrer, a decisão de não comunicar a ida aos dois locais foi por receio de que a realidade fosse "maquiada".

De acordo com o parlamentar, nos dois equipamentos, eles se depararam com portas fechadas, apesar de ambos já terem sido inaugurados. No caso da UPA, esta foi inaugurada mais recentemente, dia 8 deste mês, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Festivamente

"Festivamente inaugurada está com suas portas cerradas. Não atendeu e nem atende a ninguém", frisou Heitor Férrer. Conforme o deputado, falta os equipamentos prometidos pelo Governo para que a UPA de Maranguape comece a funcionar. A Unidade, informa, foi construída para atender uma média de 300 pacientes por dia e possui raio x, laboratório de exames, atendimento pediátrico, dentre outros serviços.

A Policlínica de Pacajus foi inaugurada no dia 11 de agosto, com a presença da presidente Dilma, mas continua fechada. Conforme Férrer, o que está faltando é um consórcio entre os prefeitos da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) que administrarão o equipamento.

Para ele, é obrigação do Estado administrar a policlínica, alegando que estão previstos, no orçamento do Estado, para o segundo quadrimestre do ano, R$ 975 milhões em assistência hospitalar e ambulatorial.

Férrer disse que após presenciar a situação do HGF e dois equipamentos de saúde fechados, está crendo que o deputado Welington Landim (PSB) tem razão ao afirmar que o Governo não tem como arcar com a despesa dos novos equipamentos, que, segundo Landim, terão custo anual de R$ 900 milhões.

Decepcionante

A deputada Eliane Novais questionou o porquê das inaugurações se as estruturas estão sem funcionamento. Segundo ela, além da falta de equipamentos, não há médicos para atender a população. "São 32 UPAs, mas a primeira foi inaugurada e o funcionamento foi decepcionante. Isso compromete o Governo que promete e não faz, inaugura sem a menor condição de atendimento", reclamou.

O vice-líder do governo, Sérgio Aguiar (PSB), assegurou que a partir de dezembro a UPA de Maranguape estará em pleno funcionamento. Ele disse que os equipamentos já foram adquiridos e estão em teste, e que a prefeitura de Maranguape ainda estaria capacitando os profissionais que trabalharão na unidade. Sobre a Policlínica, ele explicou que ficou definido que seriam administradas por consórcios entre as prefeituras, mas afirma que ainda não há o número de profissionais médicos necessários ao funcionamento."
 
 
 
FONTE:  JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1073799
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário