SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

SISU: CEARÁ É SEXTO DO BRASIL EM NÚMERO DE VAGAS

" Ceará é sexto do Brasil com maior número de vagas "


" Começa no dia 7 de janeiro a inscrição de alunos que disputam vaga no ensino superior por meio do Sisu. No Ceará, são 6.158 vagas na UFC, IFCE e Unilab. Vagas já podem ser consultadas"


Este ano, serão realizadas apenas duas chamadas para matrícula
 (FOTO: SARA MAIA)
FOTO: SARA MAIA  -  O POVO
" Este ano, serão realizadas apenas duas chamadas para matrícula "


" O Ministério da Educação (MEC) liberou ontem a consulta de cursos das instituições de ensino superior que ofertam vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No Ceará, Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) oferecem, no total, 6.158 vagas para o primeiro semestre de 2012.
Pode concorrer a uma das vagas quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.

O Ceará é sexto estado brasileiro com maior número de vagas no Sisu e o segundo do Nordeste - atrás apenas do Piauí, que ofertou 7.049 vagas. Com exceção do Distrito Federal, todas as unidades da federação têm vagas no sistema do MEC. Em todo o País, estão disponíveis 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições.

No site do Sisu (sisu.mec.gov.br), é possível pesquisar as vagas por município, instituição e curso. Entre os dias 7 e 12 de janeiro ocorre a inscrição dos candidatos pelo site. Nessa etapa, é preciso ter o número de inscrição e a senha no Enem.

A UFC também lançou um site que tira as principais dúvidas dos candidatos e informa as notas de corte por curso no Sisu do ano passado. De acordo com o coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação (Copic) da UFC, professor Miguel Franklin, o período que antecede a inscrição no Sisu é mais informativo.

“O aluno vai estudando as opções que vai tentar. Procura cursos na UFC e no resto do Brasil e compara a nota de corte do ano passado com a nota dele”, detalha. Conforme lembra Franklin, a oferta das vagas na UFC será dividida em duas etapas: no começo e no meio do ano.

A nota do Enem 2011 poderá ser utilizada na seleção do meio do ano. Porém, ainda é preciso aguardar decisão do MEC, que avalia se vai realizar novo Enem no primeiro semestre de 2012.

Matrícula

A UFC vai ofertar para o primeiro semestre 4.197 vagas nos campi de Fortaleza, Quixadá, Sobral e do Cariri. As vagas para o segundo semestre ainda não estão definidas, mas somando os dois processos seletivos, segundo Franklin, serão mais de 6 mil. Ano passado foram 5.724.

Franklin anuncia também novidades para a matrícula dos candidatos. Serão duas, em vez de três chamadas. Além disso, a matrícula será dividida em duas etapas. Na primeira, os aprovados solicitam a matrícula indo à UFC nos dias previstos, como de costume.

Na primeira semana de aulas, será preciso confirmar a matrícula presencialmente para assegurar a vaga. Nessa segunda etapa, o processo não será aceito se for feito por procuração. “A matrícula não estará confirmada até a etapa presencial. Só depois dessa segunda etapa, ele pode se considerar aluno”, pontua Franklin.


ENTENDA A NOTÍCIA

UFC decidiu dividir a seleção por meio do Sisu em dois momentos do ano. Medida visa facilitar logística da matrícula e diminuir a desistência entre alunos do segundo semestre. Neste ano, serão apenas duas chamadas para os aprovados."

SERVIÇO
Como consultar cursos e instituições de ensino superior com vagas no Sisu
 
Site: sisu. mec.gov.br

Como tirar dúvidas sobre a seleção
 
UFC www.prograd.ufc.br/sisu

(É possível consultar notas de corte de 2011)
 
IFCE Coordenação de Concursos 3307 3658 e 3307 3659
 
Unilab Pelo site www.unilab.edu.br e pelo e-mail prograd@unilab.edu.br
 

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br



FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/12/27/noticiafortalezajornal,2364007/ceara-e-sexto-do-brasil-com-maior-numero-de-vagas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário