SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 28 de janeiro de 2012

" CENTRO DA TAPIOQUEIRAS COMEMORA 10 ANOS DE TRADIÇÃO "

 
 FOTO: IGOR DE MELO
" A comerciante Stela Moreira trabalha no Centro das Tapioqueiras
desde a inauguração "


" O local é ponto de parada obrigatória para quem quer apreciar um dos mais típicos pratos da culinária cearense: a tapioca. Porém, comerciantes reclamam de queda no movimento do público por falta de divulgação "
" O Centro das Tapioqueiras comemora dez anos de sabor e aroma. O local é ponto de referência para quem quer conhecer um dos pratos mais característicos da culinária cearense: a tapioca. E tem para todos os gostos. Desde as mais simples, só com queijo, até as recheadas com carne de sol, camarão ou frango. Para sobremesa, tem tapioca recheada com chocolate, morango ou banana e canela.

Inaugurado em 9 de janeiro de 2002, o Centro das Tapioqueiras ganhou uma festa de aniversário pela primeira década completada. Um bolo feito só com tapiocas foi a estrela da noite. A comerciante Stela Moreira, 55, conta que os tapioqueiros mais antigos trabalhavam antes na rua Barão de Aquiraz, em Messejana. Com a construção da avenida Washington Soares, era preciso criar um novo espaço, aproveitando o intenso movimento da CE-040.

“Quando eu tô trabalhando nela (tapioca), eu lanço todo o meu amor e carinho”, revela Stela. “Tapioca a gente faz com amor. Se você fizer com mau-gosto, a tapioca sai crua, queimada, dura”, emenda a presidente da Associação das Tapioqueiras, Valdênia da Silva.

Ela relata que o trabalho com a tapioca já é tradição na família. “Minha mãe criou onze filhos só com o trabalho da tapioca”, lembra. E fica toda orgulhosa ao revelar que o esforço de tantos anos ajudou a conquistar a casa própria e um automóvel.

A tapioqueira Leonícia Rodrigues, 56 - mais conhecida como Nicinha - afirma ter mais de 80 opções de tapioca disponíveis no cardápio. E os clientes também dão palpites na criação de novos sabores. “Aqui tem a tapioca ‘A La Tomé’. Ela leva o nome do cliente que sugeriu colocar o recheio de carne de sol e queijo junto com a massa tradicional”.

A tapioca “made in Ceará” já chegou até aos mais altos escalões da República. “Já fiz tapioca até para o (ex-presidente) Lula, em 2005 e 2007”, afirma a tapioqueira Isa Cardoso, 49.

Os comerciantes reclamam de quedas das vendas nos últimos anos e pedem maior divulgação do espaço pelo poder público. Segundo a advogada da Associação das Tapioqueiras, Fátima Souza, foi com esse objetivo que a festa de aniversário foi organizada. “É preciso revitalizar esse equipamento, que é respeitado aqui e no exterior”, avalia. A festa foi organizada pela Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) e pela Comissão Fortaleza Bela Quero Te Ver.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

Inaugurado em 9 de janeiro de 2002, o Centro das Tapioqueiras já se consolidou como importante espaço de divulgação da gastronomia cearense. O local é parada obrigatória por quem passa pela CE-040.

Serviço

O Centro das Tapioqueiras reúne 26 boxes. O local conta com estacionamento e brinquedos exclusivos para crianças. A tapioca tradicional custa R$ 2, em média.

Funcionamento
Quando: diariamente, das 5 horas ao meio-dia.Onde: Avenida Washington Soares (CE-040), 10.212, Messejana.
Mais informações: 3274 7565


FONTE:  JORNAL O POVO

2 comentários:

  1. é verdade que dona nicinha da tapioca na casa da cultura faleceu???

    ResponderExcluir
  2. é verdade que dona nicinha da tapioca na casa da cultura em pe faleceu???

    ResponderExcluir