SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

AURIBERTO CAVALCANTE: 30 ANOS DE POESIA


  

        " Saindo  da CEIA LITERÁRIA por divergir política e ideologicamente, o poeta e jornalista cultural, Auriberto Cavalcante, fundou com mais três amigos, em 1982 o hoje famoso e badalado Grupo CHOCALHO. Hoje, este grupo de letras e artes reúne-se periodicamente com novos membros tendo a frente como coordenador o poeta chocalheiro Auriberto  e como Secretário Geral , o poeta Lyma Netto, que me sucedeu nessa ação poética, há dois anos.
          Destarte esse não é o único fato relevante que se pode ligar a personalidade inquietante e impulsiva, e por que não dizer sociologicamente socialista do vate de Sobral, que vindo da Princesinha do Norte à Fortaleza, conquistar e alçar novos voos mais elevados, cantando a Liberdade, o amor, o fim da ditadura militar, a Musa que foram muitas e hoje é uma somente, o eterno e jovial poeta Auriberto fará 30 anos de ação poética em 2012...
          Segundo o crítico e escritor cerense  Valdemir Mourão, no livro BERROS, o poeta profeta Auriberto Cavalcante transporta-se em sua poesia para a liberdade dos temas de alienação, denuncia, comodismo e neologismo...das figuras dos textos, fuzil, consciência, fome, luta, burguesia, fábrica, operário, além das dicotomias compones-urbano, burguesia-proletariado, terra-latifúndio.
           Hodiernamente, no limiar de fazer três décadas de Ação em poesia, que  transcorrerá em 2012, o poeta jornalista do eu lírico libertário e de vanguarda, é o autor de um novo conceito em Poesia quando introduz o CHOCALHO, um objeto do nordeste do Brasil posto no pescoço dos animais, como símbolo da revolta e da indignação contra o silencio e a omissão assídua, vácuos e limbos da Cultura no Ceará e no mundo, ocupando todos os espaços reais e virtuais para dizer que a Poesia é a arte mais revolucionária em todos os tempos. Faz o poeta  do seu blogger falAÇÃO uma tribuna em produz notícias e poesias, cultura e informação como extensão de sua arte de ser Poeta do século XXI ,o mais ativo  de todos os poetas, no tuiter e no facebook, e no I Congresso de Blogueiros, divulgando o I Festival Intercolegial de Poesia, é um homem de letras pós-
moderno, antenado e comunicando-se com o mundo todo e até com as estrelas e habitantes  de outras esferas....
    Fazer trinta anos de Poesia, bem  diferente dos 20 anos de Poesia quando houve uma grande festa, no Liceu onde ali trabalhava como coordenador e professor de Português e Literatura, é mais que uma data histórica. O poeta prepara uma obra que marcará a data e com este pequeno anúncio em Alaércio Flor, um Diário Confidencial já anunciamos para todos que será realmente uma grande festa da qual participaremos. Alaércio Flor, sociólogo e poeta chocalheiro."



 ALAÉRCIO FLOR 

FONTE: BLOG DO ALAÉRCIO FLOR
http://alaercioflor.blogspot.com/2011/06/tres-decadas-de-acao-poetica-auriberto.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário