SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 5 de fevereiro de 2012

FAMÍLIA CATÓLICA FESTEJA O 23º QUEREMOS DEUS

" A Fé das Multidões "


Clique para Ampliar
 
Ítalo e Reno cantarão no Queremos Deus músicas que estão no próximo CD
 
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
 
 
" Com o tema "Se creres, verás a glória de Deus", 
esta edição do Queremos Deus espera reunir 50 mil pessoas "

 
" Milhares de crianças, jovens, adultos e idosos, não só do Ceará, mas também de outros Estados, vão fazer coro no movimento único de Renovação Católica Carismática (RCC) para orar, cantar e louvar na festa religiosa do Queremos Deus, que acontece neste domingo, a partir das 14 horas, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).

Além de atrações artísticas musicais, como a Irmã Kely Patrícia, a dupla sertaneja Ítalo e Reno, Sueli Façanha e Banda Dom Maior, o evento envolve grupos de oração da Renovação Carismática Católica e de novas comunidades e tem como pregador principal, Hamilton Apolinário, fundador da Comunidade Católica Boa Nova, de Pernambuco.

O coordenador do projeto, que chega à sua 23ª edição, Paulo Mindello, membro da RCC e integrante da Comunidade Face de Cristo, desde 1982, é o encarregado de dar a palavra inicial de acolhida. "Este foi o primeiro evento de massa de fé aqui no Estado. É também o pioneiro da Igreja que marca o Movimento de Renovação Carismática. Seu objetivo é levar o amor de Deus à sociedade", afirma Paulo Mindello. Ele acrescenta ainda que em todas as edições do Queremos Deus acontecem "testemunhos belíssimos de cura, conversão e transformação de vida. As pessoas encontram um novo vigor para se engajar mais na vida da Igreja. O povo cearense é um povo de fé e a presença do povo de Deus nesse evento é sempre marcante", finaliza.

O Queremos Deus já faz parte do calendário da Igreja Católica em Fortaleza. A celebração vem sendo realizada desde 1986, anualmente, apesar de em 2001 e 2002 não ter sido promovida. O evento já aconteceu em locais diferentes, como Castelão, Estádio Presidente Vargas e, nestes últimos anos, no CEU. No Queremos Deus de 1999, o Castelão balançou e foi interditado. Por isso, no ano 2000, o evento foi realizado na Base Aérea de Fortaleza. A presença de público na celebração tem sido uma característica marcante. Segundo organizadores, já foi registrado um público de 180 mil pessoas (150 mil dentro do Castelão e 30 mil fora do estádio).

Ingresso

 
A entrada para ter acesso à 23ª edição do Queremos Deus custa o valor simbólico de R$1,00, que vale muito mais para regular a entrada no evento. O ingresso pode ser adquirido também no próprio local. O dinheiro arrecadado com a venda dos ingressos será utilizado para custear as despesas da iniciativa e também das obras filantrópicas que estão sob a responsabilidade da Arquidiocese de Fortaleza.

O ato litúrgico que marcará o encerramento do Queremos Deus 2012 está marcado para acontecer às 18h45 e será celebrado pelo Padre Antônio Furtado, o religioso faz parte da Comunidade Católica Shalom. Um público estimado em 50 mil pessoas é esperado no evento.

Show agita comunidades carismáticas


A comunidade católica que comparecer, neste domingo, ao Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), por ocasião da realização da 23ª edição do Queremos Deus, aproveitará muitas atrações musicais em shows dosados de intensa movimentação.

São várias as atrações artísticas que se apresentarão, como a dupla cearense Ítalo e Reno, a Irmã Kelly Patrícia, Sueli Façanha e Banda Dom Maior.

Nova geração

 
Apesar de profissionais da música sertaneja, os jovens multi-instrumentalistas cearenses Ítalo e Reno, legítimos representantes da nova geração de músicos possuem fortes ligações familiar com a renovação carismática católica.

Ítalo/Reno cantará músicas inéditas do próximo CD, que já tem data marcada para o lançamento, será no dia 7 de março. De acordo com a dupla, o novo trabalho contará com composições inéditas e terá as participações especiais dos cantores Fagner e Dominguinhos.

Outra apresentação bastante aguardada pela família católica é a da Irmã Kelly Patrícia. Fundadora do Instituto Hesed (palavra hebraica que significa misericórdia), juntamente com a Irmã Jane Madeleine, Kelly Patrícia já se destaca nacional e internacionalmente na música católica.

Em sua carreira musical de louvor a Deus, a cantora faz um trabalho de evangelização por meio da música que vem alcançando reconhecimento em todo o Brasil. Em 2011, ela foi premiada com o troféu Louvemos o Senhor, prêmio nacional da música católica. A religiosa venceu nas categorias de melhor cantora e melhor gravação com o CD Busca de Deus, prêmios concedidos pela TV Século XXI. Também no ano passado, ela ganhou disco de ouro da gravadora Canção Nova pelo CD Viver de Fé. Em agosto de 2011, participou da Jornada Mundial da Juventude, na Espanha.

Destaque

 
No show deste domingo no CEU, a Irmã Kelly Patrícia interpretará canções do CD Busca de Deus, o 11º de sua carreira. Em dezembro de 2011, foi lançado seu segundo DVD, Busca de Deus, gravado ao vivo em dezembro do ano anterior em Fortaleza.

Uma das músicas, Tentação, tem videoclipe exibido em algumas TVs do País. Na Internet, o videoclipe já teve mais de 106 mil acessos. Como parte ainda dos shows musicais, a Banda Dom Maior vai agitar a família carismática.

Transporte coletivo ganha reforço


Como a organização do Queremos Deus prevê a participação de cerca de 50 mil pessoas, oriundas não só da Capital e da Região Metropolitana, mas também de algumas cidades do Interior, foi firmada uma parceria com órgãos do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza.

Por meio do acordo, ficou garantida a participação das partes no que se refere à questão de transporte, trânsito e segurança. Assim, esquemas nestas áreas serão montados para a realização do evento deste domingo. A Empresa de Transportes Urbano de Fortaleza (Etufor) vai disponibilizar um reforço de 15 ônibus extras que serão acrescidos à frota das linhas que já operam próximo ao Castelão e Dias Macedo.

As linhas que atendem ao local do Queremos Deus são a 024 - Antônio Bezerra/Lagoa/Unifor; 041 - Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu; 311 - Castelão/Parangaba; 312 - Dias Macedo/Parangaba; 321 - Jardim União/Parangaba; 391 - Passaré/Parangaba; 603 - Jardim União/Centro; 605 - Conj. Pref. José Walter/BR-116/Av. I; Conj. Pref. José Walter/BR-116/Av. N; 633 - Passaré/Centro e 05 - Canindezinho/Iguatemi (complementar).

O reforço da frota partirá também dos Terminais de Integração, a partir das 13 horas. Os veículos serão acompanhados em tempo real por meio das centrais de monitoramento via GPS instaladas nos terminais. Com apoio de 20 agentes operacionais, o embarque e desembarque de passageiros será organizado e monitorado.

Tráfego

 
Já a Autarquia Municipal de Trânsito Serviços Públicos e Cidadania (AMC) vai disponibilizar equipe de agentes que fará a orientação da entrada e saída do condomínio, disciplinando o tráfego e a travessia dos pedestres.

Coibir também o estacionamento de veículos em locais considerados proibidos, será atribuição dos agentes da AMC. O estacionamento regular para os frequentadores nesta edição do evento será gratuito.

Com relação às medidas de segurança tomadas, além da parceria com Estado e Município que colocarão policiais militares e guardas municipais, respectivamente, à disposição do evento, a própria organização do Queremos Deus conseguiu 30 voluntários e contratou mais 20 seguranças particulares que trabalharão no apoio à população durante todo o tempo de realização do evento. Já a Polícia Militar, conforme o coronel Túlio Studart, comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), vai disponibilizar para o local uma equipe formada por 12 policiais a pé e mais uma viatura com três policiais, sendo que, um destes será um oficial. Em caso de urgência, existe esquema montado para deslocamento de imediato de mais efetivo policial para o local.

Assistência

 
A organização informou que os fiéis contarão também com assistência médica no local. Aqueles que quiserem aproveitar a oportunidade para praticar uma boa ação, a unidade móvel do Centro de Hemoterapia do Ceará (Hemoce) estará presente para receber doações de sangue. Outro serviço disponibilizado será a colocação de confessionários montados para acolher o público, principalmente, aquelas pessoas que há muito tempo não vêm se confessado.

Entrevista 


Paulo Mindello: Coordenador do Queremos Deus

O jovem, atualmente, vive uma crise de fé?

 
Na palavra de Deus, na Bíblia, nós encontramos uma passagem do texto que retrata muito bem a realidade do jovem hoje em dia, que diz: "Onde abunda o pecado abunda também a graça". Nesses tempos sombrios em que atravessam a humanidade e a juventude, lamentavelmente, nós vemos muitos jovens mergulhados no mundo das drogas e isso causa tristeza e preocupação, mas por outro lado, vemos jovens engajados nos movimentos de fé e isso conforta e dá esperança de tempos melhores.

Como o movimento renovação carismática católica atua para engajar a juventude na igreja?

 
A Renovação Carismática Católica (RCC) tem liturgia alegre, festiva. O jovem gosta de música, que é uma forma de oração. Eu vi o bispo da Prelácia de Marajó, dom Ascona, dizer que certa vez estava ao lado do papa e de outros bispos, lá em Andaluzia, na Espanha e via jovens dançando e louvando a Deus, por meio da música e da dança, e, então, o papa chamou os bispos e disse o seguinte: "Olha, Santo Agostinho dizia que, quem canta, ora duas vezes, eu, o papa João Paulo II, digo que, quem canta e dança, ora três vezes. Então, nós presenciamos a manifestação artística dentro da RCC. Hoje temos bandas nas comunidades católicas e nas comunidades novas. Então, a evangelização pela música é importante. A música está sendo usada para expressar a fé e isso toca o jovem e, quando ele é tocado, se engaja.

Qual o trabalho que as comunidades da RCC têm desenvolvido com as famílias em situação de vulnerabilidade social?

 
A RCC usa a música, oração, liturgia e também o Ministério, palavra que vem do latim e significa serviço. Ministro é aquele que serve. Então a RCC quer servir à Igreja, ao povo de Deus, à sociedade e para isso tem o Ministério da Promoção Humana. Ele promove o homem em seu todo: corpo, mente e espírito. Um ser humano em situação de miséria pode louvar, seguir a Deus e mergulhar na fé? Então nós vamos ao seu encontro. A minha comunidade tem a Oficina do Senhor, que dá o peixe e ensina a pescar. Ela atua em favela com jovens, dando alimentação e oferece ensino profissionalizante e reforço escolar. O Shalom possui albergue para mendigos e com eles faz um trabalho de reinserção na sociedade. Realiza trabalho com crianças carentes, e promove a ressocialização dos dependentes químicos que é chamado de Projeto Volta Israel."


ADALMIR PONTEREPÓRTER

FONTE:  JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1102136

Nenhum comentário:

Postar um comentário