SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 12 de fevereiro de 2012

" PRÉDIO HISTÓRICO SERÁ REVITALIZADO "

Praia de Iracema

Clique para Ampliar
FOTO: ARQUIVO PESSOAL / NIREZ
" Inaugurado em 1951, o Edifício São Pedro foi o primeiro da orla marítima de Fortaleza. O prédio foi construído com alvenaria e tem a estrutura parecida com a de um navio. Ele abrigava o Iracema Plaza Hotel "
 

Clique para Ampliar
FOTO: MARÍLIA CAMPELO - DIÁRIO DO NORDESTE
" Hoje, o edifício apresenta alguns problemas, mas os proprietários afirmam que conversam com a Prefeitura para que ele seja revitalizado e volte a funcionar como um hotel, visando à Copa do Mundo de 2014"
 
 
" Imagens antigas do edifício São Pedro circularam nas redes sociais e chamaram atenção para o local "

" Na Avenida Historiador Raimundo Girão, um dos principais corredores turísticos da cidade, que liga o aterro da Praia de Iracema ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, chama a atenção o histórico Edifício São Pedro, que abrigou também o Iracema Plaza Hotel. Para os apaixonados pela edificação, a boa notícia é que os proprietários estão em conversação com a Prefeitura para que o prédio seja revitalizado e volte a funcionar como hotel, visando à Copa do Mundo de 2014.

Será um empreendimento de grande porte, com mais de 200 apartamentos. Um estudo de viabilidade financeira já está sendo desenvolvido.

O Edifício São Pedro foi inaugurado em 1951. Construído de alvenaria, foi o primeiro da orla marítima de Fortaleza, com estrutura bem parecida com a de um navio. Na semana passada, imagens antigas do prédio foram divulgadas nas redes sociais, ganhando grande repercussão. Uma das principais preocupações dos internautas era a de que o prédio pudesse ser demolido, fato que não pode ser consolidado, já que o prédio foi tombado pela Prefeitura em 2006, por meio do decreto 11.960/06.

A turista paulista Nídia Alves, 44 anos, comenta que o prédio chama atenção pela arquitetura diferenciada, mas lamentou a situação precária em que se encontra. "É bonito, só está estragado. Se tiver condições de restaurar, Fortaleza ganha".

O historiador Raimundo Marques, do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), destaca que, como trata-se de um prédio privado, a restauração fica a critério do proprietário. O poder público só pode se envolver se este dono não possuir recursos. Por se tratar de um bem tombado, em caso de restauro, a obra teria de ser acompanhada por arquitetos da Secultfor.

O prédio pertence a várias pessoas, mas os proprietários majoritários continuam sendo integrantes da família Philomeno Gomes. Porém, a falta de manutenção ao prédio resultou em alguns problemas.

Sinais de deterioração começam a aparecer. Por esse motivo, bandejas tiveram de ser fixadas na parte externa do edifício, com o intuito de proteger quem passa pela calçada.

Comércios
Atualmente, o hotel está desativado, somente o térreo mantém alguns comércios. Contudo, segundo Carlos Alexandre Gentil Philomeno Gomes, síndico e diretor da empresa majoritária - Philomeno Imóveis Participação S/A - em breve, o prédio será totalmente desativado.

Gomes reconhece que o Edifício São Pedro está precisando urgentemente ser revitalizado, por isso entrou em negociação com a Prefeitura. Pertencente à quarta geração dos Philomeno Gomes, Alexandre Philomeno, neto de Pedro Philomeno, destaca que o seu desejo é que a Praia de Iracema volte a ser o que era antes. Para ele, o Iracema Plaza e o São Pedro merecem todo cuidado possível. "Penso em honrar o nome da família", afirma.

As fotos antigas do Iracema Plaza Hotel que circulam nas redes sociais são do arquivo do jornalista Miguel Nirez. O historiador cita que, em fevereiro de 1963, hospedou-se no Iracema Plaza o artista plástico cearense radicado em São Paulo, Aldemir Martins. Quem também morou lá por muitos anos foi o jornalista Lúcio Brasileiro.

Contudo, o fato mais curioso relatado por Nirez é que o proprietário do prédio, ainda em construção, sonhou certa noite que, no dia em que ele terminasse a construção, ele morreria. Para não correr o risco, suspendeu as obras, mas faleceu antes de o prédio ser concluído.

FIQUE POR DENTRO

Edifícios viraram hotéis
Em 1951, a imobiliária Pedro Philomeno Gomes estava construindo dois prédios: o Edifício São Pedro, na Praia de Iracema, e o Edifício Philomeno, no Centro. Mas, devido a um grande evento que iria ocorrer na cidade e à falta de local para abrigar os visitantes, o governador pediu que parte dos prédios fosse transformada em hotel.

Assim, o Edifício Philomeno Gomes passou a se chamar Lord Hotel e, o Edifício São Pedro, Iracema Plaza Hotel. Ambos operavam 50% como hotel e 50% como residencial e comercial.

Depois de um tempo, o Iracema Plaza incorporou parte dos apartamentos residenciais e passou a operar 75% como hotel. Segundo relato de Carlos Alexandre Gentil Philomeno Gomes, síndico do prédio, o auge do Iracema Plaza foi da década de 1960 a 1980. Durante 20 anos funcionou, no térreo do edifício, o restaurante Panela, frequentado pela alta sociedade cearense. O prédio começou a ser construído na década de 1940, com inauguração em 1951. A última reforma foi realizada em 1980."
 
 
FONTE:  JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1104473

Nenhum comentário:

Postar um comentário