SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

domingo, 25 de março de 2012

A ERA LULA

 
 
" Um mito da política brasileira "

" Porque Lula ainda influencia no destino do País "

" Fora do poder institucional há mais de um ano, o ex-presidente consegue dar as cartas nas principais definições de seu partido e do próprio Brasil. Além disso, deverá ser o principal cabo eleitoral nas próximas eleições. As razões desse fenômeno político você acompanha a seguir "

 
" A caneta não está mais em suas mãos, mas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua sendo o principal personagem da atual história política do País. Ele já não ocupa o cargo mais importante do Palácio do Planalto, contudo, como principal liderança do PT, ainda é o grande responsável pela articulação de alianças e definições de candidaturas nas cidades com maior peso político no Brasil.

O reconhecimento vem, por exemplo, do líder da presidente Dilma Rousseff (PT) no Congresso Nacional e senador da República, José Pimentel. “Nenhuma decisão é tomada no País, sem antes consultá-lo”, pontua.

A força do ex-presidente vive sendo posta em prova. Recentemente, mesmo enfrentando um câncer na laringe, que o fez passar por sessões radio e quimioterápicas, Lula não deixou de tomar a direção e o comando das articulações rumo à Prefeitura de São Paulo.

Em conversas de bastidores, por vezes ocorridas em seu apartamento em São Bernardo do Campo e até no Hospital Sírio Libanês, foi capaz de desbancar a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT) para a disputa na Capital paulista em 2012. A senadora petista teve de ceder lugar para o preferido e afilhado político de Lula, ex-ministro da Educação Fernando Haddad.

Nas últimas eleições, em 2010, foi responsável pela histórica derrota de Tasso Jereissati no Ceará, que disputava, junto com Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT), uma vaga para o Senado. O ex-presidente articulou dobradinha entre o peemedebista e o petista e conseguiu elegê-los como senadores, depois de pedir, diretamente pela televisão, votos para os apadrinhados.

Assim como no Ceará, de forma semelhante, foi também personagem chave para a derrota de Artur Virgílio (PSDB), um dos caciques tucanos, no Amazonas, que não conseguiu se reeleger para o Senado.

E, atualmente, o cenário que se desenha indica que Lula participará, de perto, de vários processos eleitorais nas principais cidades brasileiras neste ano.

A que viemos

Para esquadrinhar o tamanho do poder de articulação e comando de Lula sobre o cenário político brasileiro, O POVO traça, nas próximas páginas, um panorama da capacidade de agir do ex-presidente nos bastidores.

A partir da visão de cientistas e políticos, a edição especial de hoje vai tecendo o discurso que permeia as relações de Lula com o eleitorado do Brasil, com o PT, aliados e oposição.

Pelas análises, a voz de Lula é considerada mais decisiva do que as deliberações do partido que está há quase 10 anos no comando do Palácio do Planalto.
Entre as sessões da reportagem, um passeio pela história de lutas do imigrante nordestino, metalúrgico e sindicalista que se tornou presidente do Brasil.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

Aos 66 anos, Lula é considerado um dos maiores mitos políticos do Brasil. Em 2010, ao final de seu segundo mandato como presidente, conseguiu alcançar um fato inédito: deixou o cargo com 83% de aprovação."

Ranne Almeida ranne@opovo.com.br 
 
 
LEIA MAIS NO JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2012/03/24/noticiasjornalpolitica,2807883/porque-lula-ainda-influencia-no-destino-do-pais.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário