SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 17 de março de 2012

INVESTIMENTOS EM JERICOACOARA

" Jericoacoara terá Centro de Visitantes e trilhas "


Clique para Ampliar
" Na visita ao Parque Nacional de Jericoacoara, na Costa do Sol Poente, o turista confere paisagens de beleza singular e tem a oportunidade de apreciar um dos maiores espetáculos da natureza naquela região, o pôr do sol"
FOTO: EDUARDO QUEIROZ
 
 
" Visitar o Parque Nacional de Jericoacoara vai ficar mais agradável e seguro. A região que abriga uma das praias mais belas do mundo, vai receber novas estruturas de acesso e controle e um centro de apoio aos visitantes, orçados em R$ 1,5 milhão. Até o início do segundo semestre, a Secretaria do Turismo (Setur) vai iniciar processo licitatório para a elaboração de projetos e construções.

A ação é uma parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e o órgão responsável pela gestão de parques nacionais, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Com a implementação desses equipamentos, será possível qualificar a estrutura de atendimento turístico, organizar as visitas e garantir a preservação dos ecossistemas da região, que incluem mangues, restingas e lagoas. A principal intervenção é o Centro de Visitantes, projetado para desenvolver exposições, palestras e outras atividades de cunho socioambiental, de diversidade biológica, cênica, ecológica, arqueológica, paleontológica e histórico-cultural.

A capacidade da estrutura considera um aumento de no mínimo 30% no número de visitantes na região, garantindo a sustentabilidade do projeto. O espaço vai ter recepção, bilheteria, banheiros, auditório, salas de administração e multiuso, biblioteca, ambientes para exposição permanente e temporária e outros espaços de apoio.

Os elementos arquitetônicos e de paisagismo são integrados à paisagem natural, servindo como referencial de respeito ao meio ambiente e polo de promoção da educação ambiental sustentável. Para tanto, estão previstos programa de gerenciamento de resíduos sólidos, uso de materiais regionais, uso de energias limpas e reutilização da água.

Novos acessos
Além do apoio ofertado pelo centro de visitantes, quem for ao parque vai ser informado logo na entrada sobre as normas e restrições no interior do Parque Nacional de Jericoacoara. Nas quatro entradas vão ser instaladas guaritas de controle de acesso em madeira, integradas à paisagem natural, onde vão estar os painéis informativos.

As trilhas - do Serrote, que leva ao Farol e à Pedra Furada e a do Circuito das Dunas - vão ser recuperadas e devem ficar mais confortáveis para os visitantes, com bancos, lixeiras, quiosques, áreas para descanso, escadas e passarelas de acesso. Todas as intervenções são fruto de um convênio entre a Setur e o MTur."



FONTE:  JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1115156

Nenhum comentário:

Postar um comentário