SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 14 de abril de 2012

NA ASSEMBLEIA OPOSIÇÃO ESPERA MAIS DO GOVERNO


 
IMAGEM:  http://www.edsonsombra.com.br/post/quem-quer-dinheiro


" Oposição cobra sobre tráfico de influência "

             
" A decisão do Governo do Estado de rescindir o contrato com a ABC (Administradora Brasileira de Carões), empresa que administra o serviço de crédito consignado para servidores públicos estaduais, dominou os debates de ontem na Assembleia Legislativa. Para a base governista, o governador Cid Gomes (PSB) tomou a decisão acertada e esclareceu o assunto. Para a oposição, a rescisão do contrato não é suficiente.

Parlamentares oposicionistas esperam que o Governo explique ainda se houve tráfico de influência por parte do chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, cujo genro teria supostamente se beneficiado da prestação do serviço. A ABC é acusada também de cobrar taxas de juros abusivas dos servidores. A oposição tenta agora instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso.

Logo após o anúncio da rescisão, feito na manhã de ontem pelo secretário do Planejamento e Gestão, Eduardo Diogo, líder do governo na Casa, deputado Antonio Carlos (PT), foi à Tribuna e disse que o governador tomou a iniciativa para abrir o debate com os servidores “para melhorar não apenas as taxas de juros dos créditos como também, pensar uma nova possibilidade para o conforto financeiro dos servidores”, o que deve ocorrer em um prazo de 90 dias.

“Hoje nós viramos a pagina na vida do servidor”, disse a deputada Eliane Novais (PSB) que questionou os motivos que levaram o Governo do Estado a tomar essa decisão. “Hoje, os servidores públicos do Ceará são libertos do cativeiro criado para o enriquecimento fácil de grupos que estão dentro do governo. Mas a suspensão não nos satisfaz”, disse Heitor Férrer (PDT), que denunciou o caso em setembro de 2011. Para o deputado a medida foi atrasada.

“Por trás dos fatos existem os atores que estão ricos à custa do suor e do endividamento dos servidores públicos do Ceará”.

Para o vice-líder do governo, deputado Carlomano Marques (PMDB), a sessão de ontem foi “história porque declara à população do Ceara que o governador não vacila. Qualquer que seja o engano. O equivoco. Com essa decisão o governador recompõe a oralidade”. Sobre a declaração de Heitor Férrer de que a base governista teria sido “enganada” pelo governo para defender o serviço de crédito consignado

na Assembleia, Antonio Carlos disse que a sua responsabilidade de líder é expressar as posições do governo. “E para não reconhecer que o governador tomou a decisão certa, Heitor parte para o ataque”. O deputado Roberto Mesquita (PV) considerou “louvável” a atitude do governador, “ainda que tardia”. “Esse divórcio anunciado entre o governo e a empresa ABC era a opção única”, disse. Mas fez questão de lembrar que ainda nem se está “tocando na ferida, que é o tráfico de influência na concessão do serviço”.



A assessoria da ABC informou que somente vai se pronunciar depois de notificada pelo governo.


Saiba mais


Como funciona o serviço:

1) O servidor pede empréstimo a uma das instituições bancárias credenciadas pelo Governo. As parcelas serão descontadas diretamente do seu salário.

2) Uma empresa, contratada pela ABC, no caso a Promus e a CCI, faz a ponte entre os bancos e os órgãos públicos nos quais os servidores trabalham. A CCI consulta a folha de pagamentos do órgão para saber o valor máximo que o servidor pode receber. Pelo fornecimento dessas
informações, a empresa cobra um percentual do valor do empréstimo.
3) Segundo a denúncia do deputado Heitor Férrer (PDT), a Promus,empresa administrada por Luis Antônio Ribeiro Valadares de Sousa, genro do chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, receberia 19% de comissão da instituição bancária por esse serviço."


FONTE:  JORNAL O POVO
http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2012/04/14/noticiasjornalpolitica,2820579/oposicao-cobra-sobre-trafico-de-influencia.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário