SOU DO CEARÁ


"Eu sou de uma terra que o povo padece
Mas não esmorece e procura vencer.
Da terra querida, que a linda cabocla
De riso na boca zomba no sofrer
Não nego meu sangue, não nego meu nome
Olho para a fome , pergunto o que há ?
Eu sou brasileiro, filho do Nordeste,
Sou cabra da Peste, sou do Ceará."

Patativa do Assaré

sábado, 7 de abril de 2012

PAPA BENTO XVI NA VIRGÍLIA PASCAL

Papa na Vigília Pascal: "Através da Igreja, o esplendor do rosto de Cristo entre no mundo!"

papapscoa" O papa Bento XVI presidiu a Solene Vigília Pascal na noite desta sábado, 07/04, na Basílica de São Pedro no Vaticano. Trata-se  da solenidade mais importante da Igreja, pois é quando se celebra a Ressurreição de Cristo. "Jesus ressuscitou e nunca mais morre", disse o Santo Padre na homilia da missa.
A vigília começou com a benção do fogo, a partir do qual foi aceso o Círio Pascal, que simboliza a Luz de Cristo. Por isso, a cerimônia começa no silêncio e na escuridão, com a iluminação apenas Círio. Além da benção da Luz, a Vigília Pascal contém a liturgia da Palavra, o rito batismal e a liturgia eucarística. As leituras, que fazem um resumo de toda a História da Salvação, fizeram com que o papa afirmasse na homilia que a Páscoa é a festa da nova Criação.
Para entender essa nova criação, a Igreja começa a liturgia deste sábado nos apresentando a antiga criação, explicou o Papa. Na Vigília Pascal, a Igreja fixa a atenção na primeira narrativa da criação do mundo: "Faça-se a luz", pois é com a luz que todo o resto é possível: a vida, a comunicação, o conhecimento, a realidade, a verdade. Com a luz, o mal se enconde.

"O fato de Deus ter criado a luz significa que Ele criou o mundo como espaço de conhecimento e de verdade, espaço de encontro e de liberdade, espaço do bem e do amor", explicou o Papa. Na Páscoa, a própria luz é novamente criada. No momento da ressurreição de Cristo, Ele mesmo se torna a "pura luz de Deus" e atrai todos a Ele "levando-nos atrás de Si para a nova vida da ressurreição e vence toda forma de escuridão. Ele é o novo dia de Deus, que vale para todos nós", destacou.

O Papa  explicou também que o Círio Pascal é um modo maravilhoso de representar o mistério pascal de Cristo, pois "trata-se de uma luz que vive em virtude do sacrifício: a vela ilumina, consumindo-se a si mesma; dá luz, dando-se a si mesma", assim também Jesus "dá a Si mesmo e assim dá a grande luz".

Também os cristãos são convidados a ser portadores da luz de Cristo, para que, "através da Igreja, o esplendor do rosto de Cristo entre no mundo", reforçou Bento XVI. Durante a Vigília Pascal, o papa ministrou o sacramento do batismo, crisma e primeira comunhão a oito adultos vindos da Itália, Albânia, Eslováquia, Camarões, Alemanha, Turquemenistão e Estados Unidos da América. Neste domingo, o Santo Padre preside a missa da Páscoa pela manhã na Basílica de São Pedro, e logo após concede a benção Urb et Orbi, da janela de seus aposentos."
 
 
FONTE: SITE DA CNBB
http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/internacional/9008-papa-na-vigilia-pascal-qatraves-da-igreja-o-esplendor-do-rosto-de-cristo-entre-no-mundoq

Nenhum comentário:

Postar um comentário